Conheça a programação da Bienal Panamericana de Arquitetura de Quito 2018

A um mês de sua inauguração, já foram divulgados os detalhes do programa oficial do que será a XXI edição da Bienal Panamericana de Arquitetura de Quito (BAQ2018), que em seus 40 anos de existência promove o diálogo e o debate sobre arquitetura dentro do próprio campo.

O evento, que ocorrerá entre os próximos dias 19 e 23 de novembro na capital equatoriana, se apresenta como uma excelente oportunidade para conversar e debater sobre a própria disciplina que, nos últimos anos, tem vivido uma diminuição nos espaços que fomentam e promovem tais encontros e diálogos.

Neste sentido, e com o objetivo claro de voltar o olhar ao ofício da arquitetura e ampliar o foco nas obras consequentes, reais e coerentes com a realidade e o contexto sociocultural e econômico que as rodeiam, apresenta-se um amplo programa estruturado em dois eixos principais: conferências magistrais e conversas.

As conferências magistrais serão encabeçadas por importantes arquitetos e críticos do panorama arquitetônico contemporâneo, dentre os quais se destacam Francisco Díaz (Chile), Fredy Massad (Argentina), Juan Domingo Santos (Espanha), Wilfried Wang (Alemanha), Fuensanta Nieto e Enrique Sobejano (Espanha), além de Sandra Barclay e Jean Pierre Crousse (Peru).

As conversas, por sua vez, concentrarão o foco em obras e edifícios considerados relevantes para a disciplina e que, por diversas razões, conseguiram transcender a própria arquitetura.

Desde edifícios imprescindíveis da história da arquitetura do século XX, como Sesc Pompeia, obra da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi, passando por obras que conseguiram redefinir e por em crise as características próprias de suas tipologias, como o Hotel Aire de Bardenas do escritório espanhol López Rivera Arquitectos, até edifícios que, por sua configuração flexível, conseguem promover e melhorar as dinâmicas educativas e despertar os sentidos das crianças como é o caso do Colégio María Montessori Mazatlán, fruto da colaboração entre os escritórios mexicanos EPArquitectos e Estudio Macías Peredo.

Por tudo isso, esta nova edição da Bienal, cuja inauguração terá como encarregado o arquiteto brasileiro Marcelo Ferraz, permitirá estabelecer um espaço ideal para a reflexão e o debate arquitetônico contemporâneo, constituindo-se como um evento cultural de influência internacional.

Conheça mais detalhes sobre a Bienal aqui.

Via BAQ2018.

Sobre este autor
Cita: García Librero, Javier. "Conheça a programação da Bienal Panamericana de Arquitetura de Quito 2018" [Conoce los detalles del programa de la Bienal Panamericana de Arquitectura de Quito 2018] 28 Out 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/904729/conheca-a-programacao-da-bienal-panamericana-de-arquitetura-de-quito-2018> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.