Guia de viagens: a arquitetura moderna da costa leste dos EUA

O seguinte trecho do Guia Arquitetônico de Viagem: Mid-Century Modern Architecture Travel Guide: East Coast USA — e as excelentes fotos de Darren Bradley diga-se de passagem - fornecem uma introdução à charmosa e inspiradora arquitetura moderna Mid-Century da Costa Leste dos Estados Unidos. O livro inclui mais de 250 projetos e pode ser considerado um novo catálogo de um dos mais importantes movimentos arquitetônicos dos EUA.

Poucas experiências encontram-se tão enraizadas no senso comum do ser humano ocidental quanto a ideia de atravessar os Estados Unidos por suas rotas mais famosas - um rito de passagem descrito e transformando em literatura por uma série de autores tais como Alexis de Tocqueville e Jack Kerouac. E a rota da arquitetura moderna? Ela não parece ser assim tão conhecida. Mas, podemos considerar que essa é uma das muitas razões pelas quais, a rota da arquitetura mid-century pode ser tão fantástica e surpreendente. Na atual era digital, novas descobertas tornaram-se momentos cada vez mais raros em nossas vidas. A redescoberta da costa leste dos Estados Unidos - principalmente no contexto de uma das mais inspiradoras obras de arquitetura do mundo - pode ser um verdadeiro deleite.

Phillips Exeter Academy Library, Louis Kahn, 1965, Exeter, New Hampshire, USA. Image © Darren Bradley

A famosa costa leste americana, desde sempre e hoje mais do que nunca, foi e continua sendo o centro econômico, político, social e midiático do país (ainda que os americanos de outras regiões se neguem a admitir). Durante boa parte do pós-guerra, quando os Estados Unidos assumiu definitivamente o papel de um dos países mais importantes do universo, a costa leste foi o epicentro de um movimento arquitetônico sem precedentes. Dos confins da Flórida às fronteiras do Maine, em cada pequena colina desta extensa costa que assiste diariamente o nascer do sol, o modernismo se apresenta em todas as suas qualidades, desde pequenas residências à edifícios públicos. Embora as raízes do movimento moderno fossem uma só, a expressão de sua arquitetura ao longo da costa leste se transforma à medida que passamos de um estado à outro.

Mortgage Corporation of America Building, Carson Bennett Wright, 1971, Miami, Florida, USA. Image © Darren Bradley

Pegamos a estrada, Darren Bradley e eu. Queríamos transformar a ideia, de reunir em um só percurso as infinitas camadas do modernismo americano, em realidade. Ao longo do caminho cruzamos com ícones do cânone moderno e pequenas surpresas inesperadas. Admirando a beleza destas estruturas, ficava cada vez mais claro aquilo que faz de uma simples obra um grande projeto de arquitetura. Essa aventura foi para nós - e será para você também - uma experiência fora de série. Revisitar a arquitetura moderna mid-century, claro, nunca deixará de ser uma experiência carregada de nostalgia. Mas, surpreendentemente, esta viagem também nos faz pensar sobre o futuro. Naquela época, o povo estava completamente entusiasmado com as novas possibilidades proporcionadas pelas novas tecnologias e acima de tudo, estava determinado à corrigir os erros do passado. A política, a ciência, a medicina, a engenharia e, porque não, a arquitetura, estavam determinadas à construir uma nova realidade, livre dos fantasmas do passado. Repensamos o espaço, a luz, os materiais e o significado de tudo isso.

Unitarian Meeting House, Victor Lundy, 1962, Hartford, Connecticut, USA. Image © Darren Bradley
The Glass House Philip Johnson, 1949, New Canaan, Connecticut, USA. Image © Darren Bradley

Obviamente, nem tudo é um mar de rosas. O movimento moderno deixou tantas dúvidas quanto certezas. Aquilo que surgia para transformar o mundo e a nossa sociedade acabou se transformando, para a grande maioria, em um símbolo de arrogância e insensibilidade. Mas aquela sensação de otimismo e o comprometimento de construir um mundo melhor para todos é algo que ultimamente está em falta no mercado. Quando paramos para observar estes edifícios icônicos da metade do século XX, não apenas nos deparamos com seus materiais e formas particulares, mas aquilo que mais nos chama à atenção é a sua audácia, esta energia que emana e acima de tudo, essa versatilidade e flexibilidade fora de série. Se pararmos para comparar, nos daremos conta de quão pouco inspirador pode ser tudo aquilo que estamos fazemos hoje e o que podemos fazer para mudar o rumo das coisas.

TWA Flight Center, Eero Saarinen, 1962, Queens, New York, USA. Image © Darren Bradley

Esta viagem pela rota da arquitetura moderna é muito mais do que apenas visitar novos edifícios. Trata-se de empreender uma viagem dentro de si mesmos e, se tivermos sorte, encontrar inspiração para transformar o mundo em um lugar melhor para se viver.

United Church of Rowayton, Joseph P. Salerno, 1967, Norwalk, Connecticut, USA. Image © Darren Bradley
Smithfield Liberty Garage, Altenhof and Bown, (year unknown), Pittsburgh, Pennsylvania, USA. Image © Darren Bradley
Sobre este autor
Cita: Lubell, Sam. "Guia de viagens: a arquitetura moderna da costa leste dos EUA" [Guide for the Ultimate Mid-Century Modern Architecture Road Trip] 28 Out 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/904626/guia-de-viagens-a-arquitetura-moderna-da-costa-leste-dos-eua> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.