A conturbada história do Parque Bicentenário de Bogotá

A conturbada história do Parque Bicentenário de Bogotá

O renascimento de Medellín é um dos marcos na histórias da arquitetura. Após décadas de violência urbana, a cidade hoje não é apenas (comparativamente) pacífica, mas um centro arquitetônico de nível mundial. De fato, muitos citam o desenvolvimento urbano da cidade como principal fator de seu renascimento. Mas o sucesso de Medellín às vezes obscurece o da cidade vizinha, a capital colombiana, Bogotá.

Com um legado arquitetônico igualmente forte, a cena arquitetônica de Bogotá hoje é dominada por empresas locais que investem na reinvenção da experiência cívica da capital. Um dos mais notáveis - e controversos - projetos é o Parque Central Bicentenario. Liderado pelo escritório El Equipo Mazzanti (conhecido pelo projeto da Fundação Santa Fé de Bogotá), o parque combina espaço público e infraestrutura para criar um espaço público moderno inspirado no legado do país.

© Alejandro Arango
© Alejandro Arango

Mas, apesar de todas as boas intenções, não foi fácil tirar o projeto do papel. Oficialmente iniciado em 2011, após um processo de licitação pública, o projeto ficou parado por anos devido a questões patrimoniais e orçamentárias. Preservacionistas estavam preocupados que o desenvolvimento maciço prejudicaria o legado do arquiteto modernista Rogelio Salmona; os moradores locais eram contra o financiamento e as consequências que ele traria. O sucesso do parque hoje - tanto em qualidade arquitetônica quanto em espaço público - é uma inspiração para um novo desenvolvimento na capital.

Leia a matéria completa sobre o parque na Metropolis Magazine.

© Alejandro Arango
© Alejandro Arango
Sobre este autor
Cita: Fixsen, Anna. "A conturbada história do Parque Bicentenário de Bogotá" 27 Out 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/904519/a-conturbada-historia-do-parque-bicentenario-de-bogota> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.