Basilica di Siponto de Edoardo Tresoldi é premiada com a Medalha de Ouro da Arquitetura Italiana

A Basílica di Siponto, de Edoardo Tresoldi, foi premiada com a "Medalha de Ouro de Arquitetura Italiana - Prêmio Especial de Comissão", o prêmio mais prestigiado da arquitetura italiana.

A escultura de malha de arame reinterpreta a volumetria de uma basílica cristã que antigamente ficava no local da escultura, adjacente a uma igreja românica existente. O projeto serve como uma “ponte para a memória do lugar”, permitindo ao público contemplar o tempo e a história.

Basilica di Siponto de Edoardo Tresoldi é premiada com a Medalha de Ouro da Arquitetura Italiana - Mais Imagens+ 1

Cortesia de Roberto Conte

A Basílica foi inaugurada em março de 2016 e, desde então, tem atraído a atenção mundial, provocando discussões sobre novos cenários para a preservação e valorização do patrimônio arqueológico.

Cortesia de Roberto Conte

O prêmio vem na sequência de outro reconhecimento concedido à Basílica: o Prêmio Arqueológico Riccardo Francovich de 2016 em reconhecimento “à capacidade do projeto de combinar o rigor acadêmico com uma comunicação eficiente para o público não especializado.”

Cortesia de Roberto Conte

A Medalha da Arquitetura Italiana foi criada pela Triennale di Milano em colaboração com o Ministério da Cultura e oferece uma “reflexão ativa sobre o papel dos arquitetos e seu trabalho, com o objetivo de introduzir o público da Itália e outros países a uma nova herança de edifícios e ideias."

Cortesia de Roberto Conte

Uma exposição associada ao prêmio estará aberta no Palazzo della Triennale, em Milão, até 11 de novembro de 2018, com curadoria de Lorenza Baroncelli.

© Gianluca Di Ioia

O projeto é apenas uma das investigações de Tresoldi em estruturas de malha de arame, com sua estrutura "Etherea" sendo sua maior obra de arte até hoje, produzida em 2016 para o Festival de Música e Artes Coachella Valley em Indio, Califórnia.

Via: Edoardo Tresoldi

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Basilica di Siponto de Edoardo Tresoldi é premiada com a Medalha de Ouro da Arquitetura Italiana" [Edoardo Tresoldi's Basilica di Siponto awarded the Gold Medal for Italian Architecture] 19 Out 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/904003/basilica-di-siponto-de-edoardo-tresoldi-e-premiada-com-a-medalha-de-ouro-da-arquitetura-italiana> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.