Lahdelma & Mahlamäki projeta conjunto de torres triangulares para novo bairro em Helsinque

Lahdelma & Mahlamäki projeta conjunto de torres triangulares para novo bairro em Helsinque

O escritório finlandês Lahdelma & Mahlamäki architects venceu a competição para projetar um novo arranha-céu em Helsinque. Propondo um cluster de espaço público e torres de plantas triangulares, a empresa planejou a construção das torres de uso misto dividida em fase, com a colaboração da empresa de construção YIT. Localizado no distrito de Pasila, o projeto é chamado de Trigoni como referência à planta triangular das torres e o desejo de criar fortes conexões em relação ao desenvolvimento sustentável.

Trigoni, Helsinque. Imagem Cortesia de Brick VisualTrigoni, Helsinque. Imagem Cortesia de Brick VisualTrigoni, Helsinque. Imagem Cortesia de Brick VisualTrigoni, Helsinque. Imagem Cortesia de Brick Visual+ 20

Trigoni, Helsinque. Imagem Cortesia de Brick Visual
Trigoni, Helsinque. Imagem Cortesia de Brick Visual

A construção do projeto será dividida em fases, começando com o "bloco inicial", a primeira torre de 180 metros e 51 pavimentos, e um segundo de 130 metros e 40 pavimentos. O desenvolvimento tardio do projeto trará mais edifícios de nível médio a alto, torres e espaço público. Até dez prédios estarão situados ao redor do perímetro do antigo pátio ferroviário que, por sua vez, será transformado em parque e quadras esportivas, sendo que a antiga estação ferroviária também será renovada e transformada em um vibrante centro cultural.

Trigoni se juntará a um movimento para transformar Pasila em um distrito cultural, comercial e de negócios em Helsinque; baseado em torno do que se tornaria o centro de transporte mais movimentado da Finlândia. O novo empreendimento da LM e YIT abrigará toda uma gama de serviços diferentes, incluindo residências, lojas, restaurantes, escritórios, hotéis e instalações para conferências; uma mistura que vai ver Trigoni sendo usado diariamente. Rotas cobertas e subterrâneas conectam todo o complexo para vencer o inverno rigoroso da Finlândia.

Trigoni, Helsinque. Imagem Cortesia de Brick Visual
Trigoni, Helsinque. Imagem Cortesia de Brick Visual

Com sistemas inteligentes, o projeto incluirá operadores comerciais e de transporte, onde trabalhadores, residentes e visitantes estão todos conectados na mesma plataforma digital. A interface com a plataforma digital pode ser usada para reservar uma sauna, lavanderia ou serviços de limpeza - ou até mesmo pedir coisas das lojas ou apenas descobrir o que está disponível. O sistema integrado também significa que os serviços típicos do hotel estão disponíveis tanto para os hóspedes quanto para os moradores. Ao mesmo tempo, o conceito de espaço público é estendido por todas as torres. Todo o lado sul será desenvolvido em uma área recreativa e cultural significativa para os moradores de Pasila.

Trigoni visa enriquecer a paisagem urbana de Helsinque e a vida ao nível da rua; criando singularidade através de elegância e simplicidade. A forma geométrica clara e triangular de uma única torre oferece a possibilidade de criar um grupo de edificações compacto. Quando combinada com layouts interiores eficientes, a planta triangular oferecerá benefícios a um conjunto de torres altas ao estar orientada com propósito: a inclinação de cada uma individualmente significa que as vistas podem ser mais facilmente direcionadas umas para as outras, mais luz solar pode ser transmitida a cada torre e também no térreo.

Trigoni, Helsinque. Imagem Cortesia de Brick Visual
Trigoni, Helsinque. Imagem Cortesia de Brick Visual
Trigoni, Helsinque. Imagem Cortesia de Brick Visual
Trigoni, Helsinque. Imagem Cortesia de Brick Visual

Na parte exterior Trigoni apresenta uma linguagem escandinava que se encaixa na paisagem urbana finlandesa. Cada fachada cria uma identidade ligeiramente diferente, com duas variações adaptadas dependendo da vista que criará com o seu pano de fundo. Os diferentes padrões, revestidos com pedra natural, concreto fibroso ou ladrilhos cerâmicos, ajustam os matizes das torres ou destacam suas características individuais. O resultado final será um grupo unificado de edificações semelhantes a esculturas, onde cada um tem sua particularidade. As partes que são protegidas do tempo, como cobertura de entrada e recuos, incluirão madeira de tons quentes.

A base que une as duas torres será o principal centro público do projeto, criando um espaço abrigado entre as torres que remete às praças e ruas de uma cidade tradicional. Mercado e funções de serviço, restaurantes e cafés estão localizados em um ambiente urbano acolhedor. Os espaços abrem-se para as ruas e para o pátio, formando um animado centro pedonal para o bloco.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Lahdelma & Mahlamäki projeta conjunto de torres triangulares para novo bairro em Helsinque" [Lahdelma & Mahlamäki Create Triangular Towers for a New High-Rise District in Helsinki ] 16 Out 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/903907/lahdelma-and-mahlamaki-projeta-conjunto-de-torres-triangulares-para-novo-bairro-em-helsinque> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.