O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Artigos
  3. Os melhores documentários de arquitetura

Os melhores documentários de arquitetura

Os melhores documentários de arquitetura
Os melhores documentários de arquitetura

Selecionados a partir de nossas matérias anuais de documentários, esses filmes apresentam a arquitetura e os arquitetos de um modo mais informativo e íntimo. Com mais e mais festivais de filmes dedicados à arquitetura, você provavelmente poderá assisti-los na telona em alguma cidade perto de você. 

The Pruitt-Igoe Myth (2011)

Direção: Chad Freidrichs. 83 mins.

Em 1954, as torres Pruitt-Igoe, recentemente construídas em St. Louis, EUA e projetadas pelo arquiteto Minoru Yamasaki, eram "exemplos radiantes do racionalismo corbusiano", símbolos da promessa da arquitetura modernista de renovar nossas cidades, particularmente para a classe mais pobre. Duas décadas depois, as torres foram demolidas de forma espetacular - tornando-se símbolos potentes tanto da habitação social quanto do suposto fracasso do Modernismo. Este documentário desafia essa narrativa tradicional, oferecendo uma visão ampla e comovente de Pruitt-Igoe, com suas falhas e triunfos, e as lições que podemos tirar desse episódio. 

My Architect (2003)

Direção: Nathaniel Kahn. 116 mins.

A diretora deste filme, Nathaniel Kahn, também é filha do arquiteto em questão: Louis Kahn. O documentário é a busca comovente de Kahn para entender seu pai, um homem que, embora conhecido em todo o mundo por sua arquitetura, levou uma vida pessoal pouco satisfatória (teve filhos com três mulheres diferentes e viveu repleto de dívida). Ele acabaria morrendo falido e sozinho em 1974, mas com um tremendo legado arquitetônico. O filme, que foi indicado ao Oscar, traz entrevistas com Frank Gehry, I.M. Pei e Philip Johnson, além de imagens de todos os clássicos de Kahn, incluindo o The Yale Center for British Art e o The Salk Institute.

Urbanized (2011)

Direção: Gary Hustwit. 82 mins.

Espera-se que 75% da população mundial viva em centros urbanos até 2050. Com isso em mente, Gary Hustwit, seguindo seus trabalhos anteriores, Helvetica e Objectified, acrescenta Urbanized à sua trilogia de design. Urbanized, que analisa o design dos centros urbanos, mostra a cidade de Huswit indo a 40 locais diferentes para conversar com os que conhecem, incluindo nomes de peso da arquitetura como Foster, Koolhaas e Niemeyer.

Citizen Architect: Samuel Mockbee and the Spirit of the Rural Studio (2010)

Direção: Sam Wainwright Douglas. 60 mins.

Apresentando entrevistas com arquitetos como Cameron Sinclair, Peter Eisenman e Michael Rotondi, este documentário explora a vida e o legado do arquiteto e pioneiro do design de interesse público Samuel Mockbee, que ajudou a fundar o programa radical design/build, do Rural Studio da Universidade de Auburn, em uma das comunidades mais pobres da América.

Koolhaas Houselife (2013)

Direção: Ila Bêka & Louise Lemoine. 58 mins

"Primeiro projeto da série Living Architectures, Koolhaas Houselife retrata uma das obras-primas da arquitetura contemporânea. O filme permite que o espectador entre na intimidade diária da casa de Rem Koolhaas através das histórias e tarefas diárias de Guadalupe Acedo, governanta que cuida da casa. Pungente, engraçado e comovente."

Eames: The Architect and the Painter (2011)

Direção: Jason Cohn & Bill Jersey. 84 mins. 

Narrado por James Franco, este documentário oferece um vislumbre do casamento de Charles e Ray Eames, um casamento entre arte e indústria, e a história do design que surgiu dele.

The Infinite Happiness (2015)

Direção: Ila Bêka + Louise Lemoine. 85 mins.

Após morar cerca de um mês na 8 House projetada pelo BIG, Ila Bêka e Louise Lemoine contam, na forma de um diário, sua experiência subjetiva de viver dentro desse experimento de "aldeia vertical". Assim como um modelo de LEGO, o filme constrói uma coleção de histórias de vida interconectadas por sua relação pessoal com o edifício, desenhando as linhas de um mapa humano que permite ao espectador descobrir o edifício através de um ponto de vista interno e íntimo.

How Much Does Your Building Weigh, Mr Foster? (2010)

Direção: Carlos Carcas, Norberto López Amado. 78 mins.

Um documentário sobre a ascensão exponencial de Sir Norman Foster e sua "busca incessante de melhorar a qualidade de vida através do design".

Kochuu: Japanese Architecture (2003)

Direção: Jesper Wachtmeister. 53 mins.

KOCHUU, traduzido como "na jarra", refere-se à "tradição japonesa de construir espaços físicos pequenos e fechados, que criam a impressão de um universo próprio". O documentário não apenas explora a arquitetura japonesa contemporânea, mas também revela a forte influência que ela tem sobre a arquitetura escandinava e a arquitetura moderna em geral.

Philip Johnson: Diary of an Eccentric Architect (1997)

Direção: Barbara Wolf. 55 mins.

Este documentário é um deleite para qualquer arquiteto: uma visita guiada ao trabalho de Philip Johnson pelo próprio arquiteto, incluindo um longo e persistente olhar sobre a famosa "Casa de Vidro" que ele projetou e onde viveu.

REM

Direção: Tomas Koolhaas

REM, filme dirigido pelo filho de Koolhaas, Tomas, ficou mais de uma década em produção. Como Tomas nos disse em uma entrevista: "Levou dez [...] anos filmando vários projetos até que eu me senti pronto para pegar este material e trazer a ideia para Rem. Eu tinha que ter certeza de que estava pronto porque sabia que não seria fácil convencê-lo. Ele não é o tipo de pessoa que embarcaria no meu projeto simplesmente porque sou seu filho. Eu sabia que tinha que ter um conceito que fosse muito diferente, e mais convincente do que qualquer outro que tivesse sido feito antes." Então, o que torna o documentário único? De acordo com Tomas, não é apenas uma compilação de belas imagens, mas "uma visão rara da realidade da vida oculta dos edifícios".

Unfinished Spaces (2011)

Direção: Benjamin Murray, Alysa Nahmias. 86 mins.

A história começa na nova Cuba revolucionária. Castro, ansioso para reforçar o apelo de seu novo estado, faz o grande gesto de encomendar três novas escolas de arte. Um trio de jovens arquitetos visionários é chamado e logo começa a construção de seus projetos radicais. No entanto, o utilitarismo soviético se torna popular no estado comunista incipiente. As novas escolas, agora vistas como burguesas e elitistas, começam a perder favores públicos e políticos. Os planos são abandonados, deixando os edifícios incompletos. Os arquitetos, depois de fugirem para o exílio, só recentemente foram convidados, 40 anos depois, para terminar os edifícios agora em ruínas e mal utilizados.

Citizen Jane: Battle for the City (2016)

Direção: Sabine Krayenbühl e Zeva Oelbaum. 1h32min

Lançado há dois anos, no centenário da ativista urbana americana Jane Jacobs, o filme tem como objetivo apresentar um vislumbre do passado de Jacobs baseado em seu livro Morte e vida de grandes cidades e nos confrontos com Robert Moses, ressaltando o legado desta figura proeminente no urbanismo mundial.

Microtopia (2013)

Direção: Jesper Wachtmeister. 

Vários arquitetos, construtores e artistas de sucesso de diferentes partes do mundo propõem uma solução radical para o espaço vivido, no qual todas as coisas desnecessárias são removidas e itens aparentemente antigos e desgastados são utilizados. De quanto espaço, coisas e conforto realmente precisamos? Como você se sentiria se pudesse carregar sua casa no bolso ou morar apenas nas suas vestimentas? Na calçada, nos telhados, nas paisagens industriais e na natureza, o filme mostra como essas moradas atendem aos sonhos de seus criadores.

BIG TIME (2017)

Direção: Kaspar Astrup Schroder. 1h33min.

Como um dos destaques da produção arquitetônica contemporânea, à frente do escritório dinamarquês da BIG, Bjarke Ingels é hoje considerado um dos maiores e mais promissores nomes da indústria criativa. Sempre em busca de novos desafio, neste documentário Ingels é retratado a partir de um ponto de vista profissional e pessoal.

The Human Shelter (2018)

Direção: Boris Bertram

The Human Shelter Trailer from Creative Alliance on Vimeo.

The Human Shelter, um documentário sobre o que as pessoas valorizam ou “precisam” em suas vidas, diz respeito a uma qualidade fundamental que qualquer arquiteto deveria cultivar: a capacidade de ouvir e perceber o que faz as pessoas se sentirem em casa. Bertram juntou-se à IKEA para a realização do filme e também envolveu organizações como as Nações Unidas, a NASA e o MoMA.

 

Sobre este autor
Cita: AD Editorial Team. "Os melhores documentários de arquitetura" 08 Out 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/903484/os-melhores-documentarios-de-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.