Novas imagens mostram o progresso nas obras da torre mais alta de Istambul

Novas imagens da torre Çamlıca, projetada pelo escritório Melike Altinisik Architects, foram divulgadas. A nova torre de telecomunicações de mais de 360 metros de altura substituirá algumas antigas estruturas que estão desatualizadas e dará suporte para cerca de 125 transmissores de radiodifusão. Pensado para o Ministério de Transportes e Comunicação, o projeto está em construção e as novas fotografias mostram o processo. Quando concluída, a torre será o edifício mais alto de Istambul.

Novas imagens mostram o progresso nas obras da torre mais alta de Istambul - Mais Imagens+ 4

Çamlıca TV and Radio Tower. Image © Ege Acar

O projeto da torre busca um senso de movimento e ritmo em sua silhueta, que muda de acordo com o ponto de vista na cidade. A composição arquitetônica combina elegância e beleza com certo rigor geométrico, e simboliza o crescimento econômico e social da maior cidade da Turquia. 

O projeto abriga restaurantes, espaços de exposição, áreas de estar e convívio, um elevador panorâmico e um mirante para o Estreito de Bósforo. Haverá também um foyer público, um café e áreas de exposição que incorporam o passeio público do Parque Küçük Çamlıca. 

Çamlıca TV and Radio Tower. Image Courtesy of MIR
Çamlıca TV and Radio Tower. Image Courtesy of MIR

Foram feitos testes de vento para comprovar a estabilidade da estrutura, e também para desenvolver os elementos da fachada, buscando otimizar como a carga do vento age na estrutura de concreto. A fachada não somente proporciona uma otimização estrutural, mas também permite que as pessoas habitem o espaço radial envolta do core. Os elevadores panorâmicos sobem dos dois lados do edifício, como elementos que dividem o bloco monolítico. Os visitantes irão experienciar uma viagem vertical de 180 metros até a península histórica em um dos lados, e a costa do Mar Negro do outro. Os visitantes podem ver Istambul tanto do restaurante quanto do mirante, localizados a mais de 400 metros acima do nível do mar. 

Çamlıca TV and Radio Tower. Image © Ege Acar

O arquiteto, Melike Altınışık, explicou a ideia e o processo por trás do projeto: "A história deste projeto volta alguns anos atrás, em 2011. Naquele ano, eu participei da 'Istanbul Çamlıca TV and Radio Tower Project’ National Competition, uma competição Nacional para fazer o projeto da Torre de Telecomunicações da cidade de Istambul, em conjunto com Daniel Widrig e Florian Dubiel. Em 2013 o Ministério de Transportes e Comunicação decidiu comprar essa ideia futurista de 369 metros de altura. Foi um longo processo de projeto junto com equipes turcas e estrangeiras. Celebramos o começo da obra em 2015. O projeto dessa torre requer engenharia avançada e boas técnicas de arquitetura, tanto no projeto quanto na metodologia de construção. Todos os elementos de arquitetura, o funcionamento da plana e a seleção de material foram escolhidos considerando este processo."

A conclusão da obra da torre está prevista para 2019. Espera-se que este novo marco na cidade atraia 4.5 milhões de visitantes todo ano. 

Créditos do projeto:

Arquiteto: MELIKE ALTINISIK ARCHITECTS
Localização: Istanbul, Turquia 
Arquiteto Responsável: Melike Altınışık
Responsáveis: Melike Altınışık in collaboration with Daniel Widrig
Arquitetos :  Özge Çağlayan, Tuğba Okçuoğlu, Ayça Yontarım
Equipe:  Melih Altınışık,Tan Akıncı, Begüm Aktaş,  İrem Coşkun, Gül Ertekin, Çiğdem Nur Kebapçı, Selçuk Kişmir, Thomas Kleinow, Samed Tezgah, Ahmet Ünveren
Assistentes: Ali Arslan, Yunus Emre Demirkıran, Zoe Georgio, Mazyvdas Samuolis, Beste Sensöz, 
Equipe na Competição: Melike Altınışık in collaboration with Daniel Widrig and Florian Dubiel (visualisation)
Engenheiros e Consultores (ShortList)
Engenheiro Estrutural: Balkar 
Revisão Estrutural: Thorton Tomasetti
Engenheiro de Telecomunicações: ABE Teknoloji 
Engenheiro Elétrico: HB Teknik 
Engenheiro Mecânico: Çilingiroğlu 
Engenharia de Ventos: RWDI 
Engenharia de Fachada: Newtecnic 
Paisagimos: DS Landscape
Consultor de Incêndios: Etik 
Consultor de Pressurização: 3TEK
Consultor Acústico: Pro-Plan
Projeto Luminotécnico: Realities United, Darklighting
Acessibilidade: POMPAA
Orçamentista: Entegre Project Management
Imagens: MIR
Fotografia: Ege Acar 
Cliente: UDHB – Ministry of  Transportation and Communication 
Área: 29000 m² 
Ano: 2011 - tbc

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Novas imagens mostram o progresso nas obras da torre mais alta de Istambul" [New Photographs Released of Istanbul's Futuristic Supertall TV and Radio Tower] 11 Out 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/903461/novas-imagens-mostram-o-progresso-nas-obras-da-torre-mais-alta-de-istambul> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.