Novo projeto de Carlo Ratti apresenta uma árvore de 10 metros de altura dentro de casa

O escritório Carlo Ratti Associati divulgou seu projeto "Greenary", uma casa rural renovada, organizada em torno de uma árvore de 10 metros de altura e localizada nos arredores de Parma, norte da Itália. O projeto foi comissionado pela empresa Mutti, de derivados do tomate, como parte de um masterplan que pretende aproximar natureza e ambiente construído.

A árvore Ficus, de 50 anos de idade, situada dentro da área de convivência é circundada por ambientes dispostos em alturas variadas que se elevam até a copa, definindo seis espaços domésticos. Aproveitando a proximidade com o galpão fabril, a casa se conectará fisicamente a este, mantendo uma linguagem formal coerente. 

Novo projeto de Carlo Ratti apresenta uma árvore de 10 metros de altura dentro de casa - Mais Imagens

Cortesia de Carlo Ratti Associati

Em torno da árvore, seis espaços domésticos são dedicados a atividades específicas: praticar ioga, ouvir música, ler, comer, beber, e armazenar vinho e presunto curado. Cada espaço é posicionado em um nível diferente da árvore, com três acima do térreo e três abaixo, seguindo o princípio do Raumplan de Adolf Loos.

Cortesia de Carlo Ratti Associati

Queríamos que o projeto refletisse nossa "biofilia" inata, o impulso natural de se conectar com outras formas de vida, como proposto pelo grande biólogo de Harvard, Edward O. Wilson. Com o Greenary, estamos tentando imaginar uma nova paisagem construída em torno do ritmo da natureza.
-Carlo Ratti

Cortesia de Carlo Ratti Associati

A árvore Ficus é ideal para ambientes internos, desenvolvendo-se bem em temperaturas estáveis. Além disso, para garantir a saúde da árvore, o escritório propõe uma grande fachada envidraçada voltada para sul que, no hemisfério norte, assegurará abundância de incidência solar no interior do edifício. 

Cortesia de Carlo Ratti Associati

A renovação do Greenery começará ainda este ano e tem conclusão prevista para o final de 2019. 

Recentemente, o escritório CRA venceu um concurso para a Biblioteca Nacional Tainan em Taiwan com um projeto desenvolvido em colaboração com a Bio-arquitetura Formosana.

Via: Carlo Ratti Associati

Equipe Carlo Ratti: Carlo Ratti, Giovanni de Niederhausern, Saverio Panata, Andrea Cassi, Francesco Strocchio, Alberto Benetti, Anna Morani, Gerolamo Gnecchi Ruscone, Giovanni Trogu
Imagens: Gary di Silvio, Pasquale Milieri, Gianluca Zimbardi
Consultor agrônomo: Flavio Pollano
Engenharia: AI Studio

Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Novo projeto de Carlo Ratti apresenta uma árvore de 10 metros de altura dentro de casa" [Carlo Ratti Associati Places 30-Foot-High Tree Inside Renovated Italian Farmhouse] 07 Out 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/903240/novo-projeto-de-carlo-ratti-apresenta-uma-arvore-de-10-metros-de-altura-dentro-de-casa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.