Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Novo projeto de Carlo Ratti apresenta uma árvore de 10 metros de altura dentro de casa

Novo projeto de Carlo Ratti apresenta uma árvore de 10 metros de altura dentro de casa

O escritório Carlo Ratti Associati divulgou seu projeto "Greenary", uma casa rural renovada, organizada em torno de uma árvore de 10 metros de altura e localizada nos arredores de Parma, norte da Itália. O projeto foi comissionado pela empresa Mutti, de derivados do tomate, como parte de um masterplan que pretende aproximar natureza e ambiente construído.

A árvore Ficus, de 50 anos de idade, situada dentro da área de convivência é circundada por ambientes dispostos em alturas variadas que se elevam até a copa, definindo seis espaços domésticos. Aproveitando a proximidade com o galpão fabril, a casa se conectará fisicamente a este, mantendo uma linguagem formal coerente. 

Cortesia de Carlo Ratti Associati Cortesia de Carlo Ratti Associati Cortesia de Carlo Ratti Associati Cortesia de Carlo Ratti Associati + 5

Cortesia de Carlo Ratti Associati
Cortesia de Carlo Ratti Associati

Em torno da árvore, seis espaços domésticos são dedicados a atividades específicas: praticar ioga, ouvir música, ler, comer, beber, e armazenar vinho e presunto curado. Cada espaço é posicionado em um nível diferente da árvore, com três acima do térreo e três abaixo, seguindo o princípio do Raumplan de Adolf Loos.

Cortesia de Carlo Ratti Associati
Cortesia de Carlo Ratti Associati

Queríamos que o projeto refletisse nossa "biofilia" inata, o impulso natural de se conectar com outras formas de vida, como proposto pelo grande biólogo de Harvard, Edward O. Wilson. Com o Greenary, estamos tentando imaginar uma nova paisagem construída em torno do ritmo da natureza.
-Carlo Ratti

Cortesia de Carlo Ratti Associati
Cortesia de Carlo Ratti Associati

A árvore Ficus é ideal para ambientes internos, desenvolvendo-se bem em temperaturas estáveis. Além disso, para garantir a saúde da árvore, o escritório propõe uma grande fachada envidraçada voltada para sul que, no hemisfério norte, assegurará abundância de incidência solar no interior do edifício. 

Cortesia de Carlo Ratti Associati
Cortesia de Carlo Ratti Associati

A renovação do Greenery começará ainda este ano e tem conclusão prevista para o final de 2019. 

Recentemente, o escritório CRA venceu um concurso para a Biblioteca Nacional Tainan em Taiwan com um projeto desenvolvido em colaboração com a Bio-arquitetura Formosana.

Via: Carlo Ratti Associati

Equipe Carlo Ratti: Carlo Ratti, Giovanni de Niederhausern, Saverio Panata, Andrea Cassi, Francesco Strocchio, Alberto Benetti, Anna Morani, Gerolamo Gnecchi Ruscone, Giovanni Trogu
Imagens: Gary di Silvio, Pasquale Milieri, Gianluca Zimbardi
Consultor agrônomo: Flavio Pollano
Engenharia: AI Studio

Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Novo projeto de Carlo Ratti apresenta uma árvore de 10 metros de altura dentro de casa" [Carlo Ratti Associati Places 30-Foot-High Tree Inside Renovated Italian Farmhouse] 07 Out 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/903240/novo-projeto-de-carlo-ratti-apresenta-uma-arvore-de-10-metros-de-altura-dentro-de-casa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.