Palácio Gustavo Capanema será um dos palcos do 27º Congresso Mundial de Arquitetos - UIA 2020 Rio

O Palácio Gustavo Capanema servirá, oficialmente, como uma das instalações do 27º Congresso Mundial de Arquiteto – UIA 2020 Rio. O termo de autorização de uso do edifício foi assinado na quinta-feira, 20 de setembro, durante evento de entrega das obras de restauração das fachadas do prédio. Participaram do ato o ministro da Cultura, a presidente do Iphan, Kátia Bogéa; o presidente do IAB, Nivaldo de Andrade; o vice-presidente para as Américas do UIA, Roberto Simon; o presidente do UIA2020RIO, Sérgio Magalhães; além dos presidentes do CAU/BR e do CAU/RJ, Luciano Guimarães e Jeferson Salazar, respectivamente.

Uma das obras mais importantes da arquitetura moderna no mundo, o Palácio Gustavo Capanema é também um marco na constituição da escola carioca de arquitetura moderna de Lúcia Costa e de Oscar Niemeyer, com consultoria de Le Corbusier, paisagismo de Burle Marx, e a contribuição de vários artistas plásticos do nível de Portinari. Ao todo, foram investidos R$ 42 milhões na restauração das fachadas do edifício. Os recursos foram oriundos do PAC Cidades Históricas e do próprio Iphan.

“Ter o Palácio Gustavo Capanema restaurado em 2020, abrigando uma série de atividades vinculadas ao UIA2020RIO, é fundamental. Os arquitetos do mundo inteiro poderão conhecer essa obra prima recém-restaurada e, ao mesmo tempo, será um legado que o governo brasileiro, o IAB e os arquitetos e urbanistas vão deixar para a sociedade carioca”, afirmou o presidente do IAB, Nivaldo de Andrade.

Obra prima da arquitetura moderna realizada no Brasil, o Palácio Gustavo Capanema deve ser um dos principais pontos de visitação dos cerca de 15 mil congressistas que desembarcarão no Rio em 2020. “O edifício é reconhecido não só aqui no Brasil, como patrimônio histórico nacional, mas internacionalmente como um dos grandes exemplares da arquitetura moderna”, lembrou o presidente do CAU/BR, Luciano Guimarães.

Palácio Gustavo Capanema, antigo Ministério da Educação e Saúde, teve suas fachadas restauradas pelo Iphan. Image © Oscar Liberal/Iphan

Restauração do Gustavo Capanema

A restauração completa das fachadas do Capanema é uma etapa de uma série de obras que vem sendo realizadas no local desde 2014. Com isso, recupera-se a integridade de uma das principais características do edifício que é símbolo do modernismo mundial. Foram realizadas ações de restauração dos revestimentos de pedra dos pilotis; impermeabilização do terraço-jardim e da cobertura do bloco de auditórios; modernização dos elevadores; substituição de esquadrias nobres e revestimentos de alguns pavimentos e do teto dos pilotis; além da total restauração das fachadas. O Iphan publicou no Diário Oficial, ontem, o edital de licitação pública para a segunda etapa das obras, com recursos na ordem de R$ 80 milhões. O edital prevê a restauração, conservação e modernização de toda a parte interna do edifício, englobando toda a parte de infraestrutura; sistema de detecção e combate a incêndio; sistema de ar condicionado; modernização dos auditórios; conservação dos jardins do térreo; e restauração de todo o mobiliário de madeira e dos painéis de azulejos de Portinari.

Conhecido como o prédio do MEC, o palácio foi o primeiro edifício público do Brasil com as principais características da arquitetura moderna, como o uso de pilotis, planta livre, terraço-jardim, fachada livre e janelas em fita. Sob liderança de Lucio Costa, participaram da concepção do projeto arquitetônica do edifício nomes como Oscar Niemeyer, Affonso Eduardo Reidy, Carlos Leão, Ernany de Vasconcelos e Jorge Machado Moreira, com a consultoria de Le Corbusier, além de nomes das artes e do paisagismo como Burle Marx, Cândido Portinari, Bruno Giorgi, Adriana Janacópulus, Celso Antônio e Jacques Lipchitz.

Via CAU/BR.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: CAU/BR. "Palácio Gustavo Capanema será um dos palcos do 27º Congresso Mundial de Arquitetos - UIA 2020 Rio" 26 Set 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/902687/palacio-gustavo-capanema-sera-um-dos-palcos-do-27o-congresso-mundial-de-arquitetos-uia-2020-rio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.