O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Palácio Gustavo Capanema será um dos palcos do 27º Congresso Mundial de Arquitetos - UIA 2020 Rio

Palácio Gustavo Capanema será um dos palcos do 27º Congresso Mundial de Arquitetos - UIA 2020 Rio

  • 07:00 - 26 Setembro, 2018
  • por
Palácio Gustavo Capanema será um dos palcos do 27º Congresso Mundial de Arquitetos - UIA 2020 Rio
Palácio Gustavo Capanema será um dos palcos do 27º Congresso Mundial de Arquitetos - UIA 2020 Rio, Palácio Gustavo Capanema. Imagem: oscarniemeyerworks. <a href='https://www.instagram.com/p/3HrjNIyJUT/'>Via Instagram</a>
Palácio Gustavo Capanema. Imagem: oscarniemeyerworks. Via Instagram

O Palácio Gustavo Capanema servirá, oficialmente, como uma das instalações do 27º Congresso Mundial de Arquiteto – UIA 2020 Rio. O termo de autorização de uso do edifício foi assinado na quinta-feira, 20 de setembro, durante evento de entrega das obras de restauração das fachadas do prédio. Participaram do ato o ministro da Cultura, a presidente do Iphan, Kátia Bogéa; o presidente do IAB, Nivaldo de Andrade; o vice-presidente para as Américas do UIA, Roberto Simon; o presidente do UIA2020RIO, Sérgio Magalhães; além dos presidentes do CAU/BR e do CAU/RJ, Luciano Guimarães e Jeferson Salazar, respectivamente.

Uma das obras mais importantes da arquitetura moderna no mundo, o Palácio Gustavo Capanema é também um marco na constituição da escola carioca de arquitetura moderna de Lúcia Costa e de Oscar Niemeyer, com consultoria de Le Corbusier, paisagismo de Burle Marx, e a contribuição de vários artistas plásticos do nível de Portinari. Ao todo, foram investidos R$ 42 milhões na restauração das fachadas do edifício. Os recursos foram oriundos do PAC Cidades Históricas e do próprio Iphan.

“Ter o Palácio Gustavo Capanema restaurado em 2020, abrigando uma série de atividades vinculadas ao UIA2020RIO, é fundamental. Os arquitetos do mundo inteiro poderão conhecer essa obra prima recém-restaurada e, ao mesmo tempo, será um legado que o governo brasileiro, o IAB e os arquitetos e urbanistas vão deixar para a sociedade carioca”, afirmou o presidente do IAB, Nivaldo de Andrade.

Obra prima da arquitetura moderna realizada no Brasil, o Palácio Gustavo Capanema deve ser um dos principais pontos de visitação dos cerca de 15 mil congressistas que desembarcarão no Rio em 2020. “O edifício é reconhecido não só aqui no Brasil, como patrimônio histórico nacional, mas internacionalmente como um dos grandes exemplares da arquitetura moderna”, lembrou o presidente do CAU/BR, Luciano Guimarães.

Palácio Gustavo Capanema, antigo Ministério da Educação e Saúde, teve suas fachadas restauradas pelo Iphan. Image © Oscar Liberal/Iphan
Palácio Gustavo Capanema, antigo Ministério da Educação e Saúde, teve suas fachadas restauradas pelo Iphan. Image © Oscar Liberal/Iphan

Restauração do Gustavo Capanema

A restauração completa das fachadas do Capanema é uma etapa de uma série de obras que vem sendo realizadas no local desde 2014. Com isso, recupera-se a integridade de uma das principais características do edifício que é símbolo do modernismo mundial. Foram realizadas ações de restauração dos revestimentos de pedra dos pilotis; impermeabilização do terraço-jardim e da cobertura do bloco de auditórios; modernização dos elevadores; substituição de esquadrias nobres e revestimentos de alguns pavimentos e do teto dos pilotis; além da total restauração das fachadas. O Iphan publicou no Diário Oficial, ontem, o edital de licitação pública para a segunda etapa das obras, com recursos na ordem de R$ 80 milhões. O edital prevê a restauração, conservação e modernização de toda a parte interna do edifício, englobando toda a parte de infraestrutura; sistema de detecção e combate a incêndio; sistema de ar condicionado; modernização dos auditórios; conservação dos jardins do térreo; e restauração de todo o mobiliário de madeira e dos painéis de azulejos de Portinari.

Conhecido como o prédio do MEC, o palácio foi o primeiro edifício público do Brasil com as principais características da arquitetura moderna, como o uso de pilotis, planta livre, terraço-jardim, fachada livre e janelas em fita. Sob liderança de Lucio Costa, participaram da concepção do projeto arquitetônica do edifício nomes como Oscar Niemeyer, Affonso Eduardo Reidy, Carlos Leão, Ernany de Vasconcelos e Jorge Machado Moreira, com a consultoria de Le Corbusier, além de nomes das artes e do paisagismo como Burle Marx, Cândido Portinari, Bruno Giorgi, Adriana Janacópulus, Celso Antônio e Jacques Lipchitz.

Via CAU/BR.

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Cita: CAU/BR. "Palácio Gustavo Capanema será um dos palcos do 27º Congresso Mundial de Arquitetos - UIA 2020 Rio" 26 Set 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/902687/palacio-gustavo-capanema-sera-um-dos-palcos-do-27o-congresso-mundial-de-arquitetos-uia-2020-rio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.