Carlo Ratti e BAF vencem concurso para a Biblioteca Nacional de Taiwan

Carlo Ratti Associatti e Bio-architecture Formosana (BAF) venceram o concurso internacional para a Biblioteca Nacional e Repositório em Tainan, Taiwan. Com o conceito de "Biblioteca como uma cidade", a equipe criou uma proposta para um novo prédio público que abrigará uma biblioteca, um museu de livros e um centro de arquivos conjunto. Selecionado entre nove concorrentes, a proposta vencedora será implantada na parte sul de Taiwan no distrito de XinYing. A proposta é feita para investigar o papel da biblioteca no futuro.

Carlo Ratti e BAF vencem concurso para a Biblioteca Nacional de Taiwan - Mais Imagens+ 10

Biblioteca Nacional do Taiwan. Cortesia de BAF e Carlo Ratti

Situado em uma cidade de 80.000 habitantes e muitos escritórios do governo da cidade de Tainan, o projeto tem como objetivo transformar um grande terreno suburbano subdesenvolvido. Na esperança de impulsionar a vida urbana e a atividade na comunidade do sul, o projeto se abre para as casas vizinhas, a piscina municipal e o estádio. O projeto da biblioteca incluirá um centro de preservação digital que funcionará como uma biblioteca pioneira no fornecimento de serviço de preservação de materiais digitais acadêmicos em Taiwan. O centro é projetado para aumentar a competitividade de Taiwan em uma era de economia do conhecimento.

Biblioteca Nacional do Taiwan. Cortesia de BAF e Carlo Ratti

Passando da ideia de uma biblioteca como um monumento para o compartilhamento de conhecimento fluido e acessível, BAF e CRA propõem um ambiente de aprendizagem aberto e transparente como um centro menos formal e interativo. O salão de eventos, o museu e o repositório estão ligados através do eixo principal para construir uma conexão entre o local e a cidade. Três ideias principais impulsionam o conceito: integração com a natureza, a abertura da aprendizagem e a “museização” da biblioteca.

Biblioteca Nacional do Taiwan. Cortesia de BAF e Carlo Ratti
Biblioteca Nacional do Taiwan. Cortesia de BAF e Carlo Ratti

O volume foi criado com a máxima consideração em manter a diversidade ecológica e integrar-se com a natureza, com 90% das árvores no terreno sendo preservadas. Respondendo ao compartilhamento de dados de código aberto e à rede digital, a biblioteca foi projetada para ser uma plataforma de aprendizado aberto para promover a colaboração. Por sua vez, o projeto repensa a ideia de um museu de livros redefinindo todo o museu. Apresentando o Book-bot (sistema automatizado de armazenamento e recuperação ASRS), os visitantes seguirão um loop de museu para ver “os bastidores” da restauração, preservação e digitalização de livros.

A Biblioteca Nacional deverá ser aberta ao público em 2023.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Carlo Ratti e BAF vencem concurso para a Biblioteca Nacional de Taiwan" [Carlo Ratti and BAF Win Taiwan National Library Competition] 22 Set 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/902388/carlo-ratti-e-baf-vencem-concurso-para-a-biblioteca-nacional-de-taiwan> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.