PARALELA projetará o protótipo para 50 novas capelas no Chile

Uma capela de desenho simbólico, flexível e construtivamente simples, é o protótipo vencedor da chamada feita pela Escola de Arquitetura da Pontifícia Universidade Católica do Chile, juntamente com a Pastoral da mesma instituição, no contexto de um plano institucional de construção de capelas para 50 cidades em todo o Chile até 2023.

Escolhida entre quatro finalistas, a proposta vencedora - do escritório chileno PARALELA - se tornará o protótipo de Capilla País, o programa de trabalho de verão da Pastoral da UC "em que grupos de jovens constroem capelas nas periferias urbanas do Chile, buscando proporcionar espaços de encontro e oração às comunidades vulneráveis do país", segundo as bases do concurso.

Por meio da Incubadora de Projetos Públicos da universidade chilena, o chamado marcou o início de um novo ciclo de construção após um processo de 4 anos e 50 capelas construídas. O protótipo deveria "refletir simplicidade e austeridade, tendo sempre como centro a pobreza e a ajuda altruísta aos mais necessitados", segundo os organizadores.

A seguir, convidamos a conhecer detalhadamente a proposta vencedora:

Principios de diseño. Image Cortesía de PARALELA

Memorial oficial: A proposta visa equilibrar um claro caráter simbólico com uma simplicidade construtiva, através de uma estrutura única que permita gerar de maneira simples as variações necessárias para se adaptar a diferentes localizações geográficas, ampliações e ajustes subsequentes de acordo com as necessidades, capacidades técnicas. e aspectos econômicos das próprias comunidades.

Princípios projetuais

Módulos. Image Cortesía de PARALELA

Caráter simbólico: uma capela claramente reconhecível como tal, que incentive a oração e, por sua vez, acolha a comunidade para a realização de atividades religiosas e sociais. A imagem mais elementar e tradicional de uma igreja é usada, baseada em uma estrutura simétrica, com um telhado de duas águas.

Simplicidade construtiva: uma capela construída inteiramente por voluntários universitários, sem dificuldades e dentro do tempo disponível. A estrutura é projetada de forma que parte da equipe pré-fabrique os componentes in-situ, enquanto o restante é responsável pela montagem.

Configuración interna. Image Cortesía de PARALELA

Aproveitamento de materiais: uma capela que permita um excelente desempenho de seus componentes, tanto para maximizar o uso de recursos econômicos, como para minimizar a perda de tempo. A estrutura e os revestimentos são determinados pelas dimensões dos materiais disponíveis no mercado, minimizando e otimizando os cortes.

Iluminação indireta: uma capela que aproveite a luz do sol para iluminar naturalmente os espaços, mas de forma indireta, propiciando uma atmosfera de oração. As bordas translúcidas da cobertura permitem que a espessura do perímetro da estrutura seja iluminada, onde a iluminação artificial também possa ser instalada.

Versatilidade e ampliação: uma capela cujo projeto básico permita variações e expansões simples, dependendo dos requisitos e capacidades das comunidades. A estrutura é projetada com base em módulos que permitem extensões com sua repetição simples e podem ser revestidas de maneiras diferentes para obter várias configurações.

Condicionamento posterior: uma capela que permite alcançar um melhor condicionamento térmico de acordo com as exigências geográficas, com intervenções subsequentes simples que a comunidade pode executar. A espessura gerada pela estrutura permite que a capela seja termicamente condicionada, incorporando isolamento ou facilitando a ventilação.

Estrutura de base e módulos: uma armação rígida de duas águas é a unidade essencial da capela, cuja repetição forma um módulo base determinado pelo comprimento de uma placa padrão. A espessura dos pilares e treliças compostas permitem variações na instalação de revestimentos, gerando vários tipos de módulos adicionais (átrio, portas, revestimento e sanitários), cujas múltiplas combinações possíveis permitem, por um lado, adaptar a capela a diferentes condições geográfica e localização, e por outro, facilitar sua expansão, sem sacrificar o caráter próprio e distintivo da proposta.

Cortesía de PARALELA
Detalhe construtivo
Detalhes construtivos
Detalhes construtivos
Planimetria geral
  • Arquitetos

  • Localização

    Chile
  • Equipe de Projeto

    José di Girolamo, José Manuel Arteaga, Raimundo Salgado, David Meza, Trinidad Amenábar, Martín Correa
  • Prêmio

    Primeiro Lugar
  • Área

    95.0 m2
  • Ano do Projeto

    2018
  • Fotografias

    Courtesy of PARALELA

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Valencia, Nicolás. "PARALELA projetará o protótipo para 50 novas capelas no Chile" [PARALELA diseñará el prototipo para 50 nuevas capillas en Chile] 17 Set 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/902208/llll-paralela-projetara-o-prototipo-para-50-novas-capelas-no-chile> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.