Antiga residência de Pablo Escobar em Medellín será demolida para a construção de um parque público

Após uma série de tentativas frustradas o edifício Mônaco, em Medelim, finalmente será demolido no início de 2019, segundo informou ontem o jornal colombiano El Tiempo após a confirmação da própria prefeitura da cidade.

O edifício Mônaco, convertido em bem municipal este ano, foi a residência da família do falecido narcotraficante Pablo Escobar, no bairro de El Poblado em Medelim. Em janeiro de 1988, um carro bomba com 80 kg de dinamite explodiu em frente ao edifício, dando início a uma série de atentados entre os cartéis de droga em Medelim.

No último agosto, o prefeito da cidade, Federico Gutiérrez, agendou a demolição do imóvel para janeiro do próximo ano durante sua apresentação no Encontro de Fiscais Contra o Crime Organizado. Esse posicionamento junta-se às 460 propostas recolhidas pela Empresa de Desenvolvimento Urbano (EDU) em uma série de oficinas realizadas junto a vizinhos do edifício, vítimas diretas e indiretas da guerra vivida na época dos anos 80 e 90, segundo informou El Tiempo.

A demolição dará lugar a um novo projeto urbano. Sobre o futuro do prédio, El Tiempo reporta que o plano do prefeitura é abrir um concurso de projeto junto a EDU e a Sociedade Colombiana de Arquitetos (SCA) para desenhar "um parque, memorial ou praça para as vítimas". Enquanto isso, no mesmo encontro onde Guitérrez apresentou a data para a demolição do edifício, também declarou que o programa seria "um parque em homenagem às vítimas do narco-terrorismo, em honra aos fiscais assassinados nessa época, em honra aos juízes assassinados, aos policiais e militares assassinados e também aos civis".

Os resultados da convocatória estariam "prontos entre janeiro e fevereiro do próximo ano, data na qual se tem programada a demolição dessa estrutura", segundo o mesmo jornal.

Via El Tiempo, El Colombiano, Caracol TV.

Sobre este autor
Cita: Valencia, Nicolás. "Antiga residência de Pablo Escobar em Medellín será demolida para a construção de um parque público" [Antigua residencia de Pablo Escobar en Medellín será demolida para construir un parque público] 19 Set 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/902177/antiga-residencia-de-pablo-escobar-em-medellin-sera-demolida-para-a-construcao-de-um-parque-publico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.