Fotos do cinema Neelam, um ícone modernista na Chandigarh de Le Corbusier

© Edmund Sumner

O Neelam Cinema é um dos três teatros construídos em Chandigarh, cidade modernista planejada por Le Corbusier. Construído pouco depois da independência da Índia no início dos anos 1950, o cinema está localizado na movimentada área industrial do Setor 17. Projetado pelo arquiteto Aditya Prakash sob a orientação de Le Corbusier e seu primo Pierre Jeanneret, a estrutura modernista permanece até hoje em sua forma original e continua projetando filmes de Bollywood. No entanto, sem a proteção como Patrimônio Mundial da UNESCO, o futuro do cinema permanece incerto. Abaixo, o fotógrafo britânico Edmund Sumner discute sua experiência de fotografar o cinema de 960 lugares, o coração da cidade, e um ícone de Chandigarh.

Fotos do cinema Neelam, um ícone modernista na Chandigarh de Le Corbusier - Mais Imagens+ 5

© Edmund Sumner

Eu estive trabalhando na Índia de duas a três vezes por ano desde meados dos anos 2000 e ouvia histórias sobre esse cinema. Havia poucas fotos dele, e muitas pessoas não tinham certeza se ainda estava aberto. Eu perguntei e fiquei agradavelmente surpreso ao descobrir que estava, de fato, funcionando. O gerente ficou muito feliz em me ver fotografando o espaço, embora eu só pudesse filmar entre as exibições. Os filmes de Bollywood são famosos pelo seu tamanho e como a troca entre as exibições era de apenas 15 minutos, passei a maior parte do meu dia lá. Este cinema reflete um tempo e um lugar, passado, presente e futuro. Embora o destino do cinema permaneça incerto, fiquei grato por poder congelar um momento no tempo.
- Edmund Sumner

© Edmund Sumner
© Edmund Sumner
© Edmund Sumner
© Edmund Sumner
© Edmund Sumner

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Montano, Zoë. "Fotos do cinema Neelam, um ícone modernista na Chandigarh de Le Corbusier" [A Visual Portrait of Neelam Cinema, a Modernist Icon in Le Corbusier's Chandigarh] 16 Set 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/902149/fotos-do-cinema-neelam-um-icone-modernista-na-chandigarh-de-le-corbusier> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.