Sir David Adjaye receberá o Prêmio Internacional das Humanidades de 2018

O arquiteto britânico-ganês David Adjaye foi condecorado com o Prêmio Internacional das Humanidades de 2018 pela Washington University in St. Louis (WUSTL). Concedido a cada dois anos, o prêmio presta homenagem ao conjunto da obra de renomados artistas, estudiosos e escritores, os quais têm contribuído significativamente para o mundo da literatura ou das artes. Adjaye é conhecido por sua capacidade de abordar a experiência humana, contar histórias e revelar identidades através de sua arquitetura.

Sir David Adjaye receberá o Prêmio Internacional das Humanidades de 2018 - Mais Imagens

130 William. Imagem Cortesia de Adjaye Associates

David Adjaye é um dos arquitetos mais influentes da nossa geração, seus projetos desenvolvidos na América do Norte, na Europa e na África, em sua maioria espaços públicos, configuram um importante manifesto de arquitetura contemporânea”, disse Jean Allman, professor e diretor do Centro de Humanidades em Artes & Ciências da Universidade de Washington, promotora do prêmio. “Mas aquilo que faz Adjaye se destacar de seus colegas de profissão é, evidentemente, a abordagem humanística de seus projetos. Seu trabalho incorpora a experiência humana em toda a sua complexa diversidade”.

Adjaye tornou-se conhecido através de uma série de importantes projetos desenvolvido ao longo da última década: a Idea Stores em Londres (2005), empresa pioneira na prestação de serviços para bibliotecas; a Escola de Administração de Moscou SKOLKOVO (2010); além do edifício de habitação social e uso misto Sugar Hill, no Harlem de Nova Iorque (2015). Seus atuais projetos em andamento incluem o novo Studio Museum, também no Harlem, o projeto recentemente divulgado da nova Catedral Nacional de Gana, em Accra, e o Memorial Nacional do Holocausto em Londres.

Smithsonian National Museum of African American History and Culture. Imagem Cortesia de Adjaye Associates

Uma de suas obras mais recentes, o museu nacional da história e cultura afro-americana, tornou-se o novo ícone da arquitetura norte-americana. Laurie Maffly-Kipp, membro do juri do concurso de arquitetura e Archer Alexander, notável professor da WUSTL, observaram que “seu projeto para o museu é uma mescla entre a modernidade cultural da população negra dos EUA com aquela de seus antepassados africanos, revelando a memória de um passado complexo, de segregação e luta, mas também apontando para um futuro melhor e mais aprazível”, disse Maffly-Kipp. "Ele é capaz de incorporar uma visão abstrata baseada no ser humano e trasformá-la em espaço e matéria, desenvolvendo uma arquitetura que nos surpreende a cada momento."

Adjaye será condecorado no evento de premiação do próximo dia 29 de outubro, levando pra casa um prêmio em dinheiro no valor de US$ 25.000. A cerimônia pública será realizada no Fórum Clark-Fox do Hillman Hall. Outros vencedores do prêmio foram: Orhan Pamuk, Michael Pollan, Prosa Francine, Ken Burns, Marjorie Perloff e Bill T. Jones. Para mais informações, visite o site do Center for the Humanities.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Sir David Adjaye receberá o Prêmio Internacional das Humanidades de 2018" [Sir David Adjaye to Receive WUSTL International Humanities Prize] 12 Set 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/901698/sir-david-adjaye-recebera-o-premio-internacional-das-humanidades-de-2018> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.