Sir David Adjaye receberá o Prêmio Internacional das Humanidades de 2018

Sir David Adjaye receberá o Prêmio Internacional das Humanidades de 2018

O arquiteto britânico-ganês David Adjaye foi condecorado com o Prêmio Internacional das Humanidades de 2018 pela Washington University in St. Louis (WUSTL). Concedido a cada dois anos, o prêmio presta homenagem ao conjunto da obra de renomados artistas, estudiosos e escritores, os quais têm contribuído significativamente para o mundo da literatura ou das artes. Adjaye é conhecido por sua capacidade de abordar a experiência humana, contar histórias e revelar identidades através de sua arquitetura.

Art Wall. Imagem Cortesia de Adjaye Associates130 William. Imagem Cortesia de Adjaye AssociatesSmithsonian National Museum of African American History and Culture. Imagem Cortesia de Adjaye AssociatesAdelaide Contemporary Museum. Imagem Cortesia de Adjaye Associates+ 5

130 William. Imagem Cortesia de Adjaye Associates
130 William. Imagem Cortesia de Adjaye Associates

David Adjaye é um dos arquitetos mais influentes da nossa geração, seus projetos desenvolvidos na América do Norte, na Europa e na África, em sua maioria espaços públicos, configuram um importante manifesto de arquitetura contemporânea”, disse Jean Allman, professor e diretor do Centro de Humanidades em Artes & Ciências da Universidade de Washington, promotora do prêmio. “Mas aquilo que faz Adjaye se destacar de seus colegas de profissão é, evidentemente, a abordagem humanística de seus projetos. Seu trabalho incorpora a experiência humana em toda a sua complexa diversidade”.

Adjaye tornou-se conhecido através de uma série de importantes projetos desenvolvido ao longo da última década: a Idea Stores em Londres (2005), empresa pioneira na prestação de serviços para bibliotecas; a Escola de Administração de Moscou SKOLKOVO (2010); além do edifício de habitação social e uso misto Sugar Hill, no Harlem de Nova Iorque (2015). Seus atuais projetos em andamento incluem o novo Studio Museum, também no Harlem, o projeto recentemente divulgado da nova Catedral Nacional de Gana, em Accra, e o Memorial Nacional do Holocausto em Londres.

Smithsonian National Museum of African American History and Culture. Imagem Cortesia de Adjaye Associates
Smithsonian National Museum of African American History and Culture. Imagem Cortesia de Adjaye Associates

Uma de suas obras mais recentes, o museu nacional da história e cultura afro-americana, tornou-se o novo ícone da arquitetura norte-americana. Laurie Maffly-Kipp, membro do juri do concurso de arquitetura e Archer Alexander, notável professor da WUSTL, observaram que “seu projeto para o museu é uma mescla entre a modernidade cultural da população negra dos EUA com aquela de seus antepassados africanos, revelando a memória de um passado complexo, de segregação e luta, mas também apontando para um futuro melhor e mais aprazível”, disse Maffly-Kipp. "Ele é capaz de incorporar uma visão abstrata baseada no ser humano e trasformá-la em espaço e matéria, desenvolvendo uma arquitetura que nos surpreende a cada momento."

Adjaye será condecorado no evento de premiação do próximo dia 29 de outubro, levando pra casa um prêmio em dinheiro no valor de US$ 25.000. A cerimônia pública será realizada no Fórum Clark-Fox do Hillman Hall. Outros vencedores do prêmio foram: Orhan Pamuk, Michael Pollan, Prosa Francine, Ken Burns, Marjorie Perloff e Bill T. Jones. Para mais informações, visite o site do Center for the Humanities.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Sir David Adjaye receberá o Prêmio Internacional das Humanidades de 2018" [Sir David Adjaye to Receive WUSTL International Humanities Prize] 12 Set 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/901698/sir-david-adjaye-recebera-o-premio-internacional-das-humanidades-de-2018> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.