Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Leku Studio testa estratégias de urbanização reversível em escolas de Barcelona

Leku Studio testa estratégias de urbanização reversível em escolas de Barcelona

Apesar de ser uma referência urbanística com reconhecimento internacional, o Eixample de Barcelona enfrenta diversos desafios característicos de uma cidade em constate mudança, um cenário urbano muito diferente do que foi projetado por Ildefons Cerdá.

Nesse cenário, o escritório de Barcelona Leku Studio, desenvolveu um projeto de "agradabilização" de diversos entornos escolares no Eixample, testando, por meio da urbanização reversível, novos usos e distribuições que favorecem espaços mais humanos e agradáveis e que aproximam a escala urbana às crianças. "Devem ser espaços comunitários; como território de extensão da escola; como espaço para a brincadeira, para o verde, para a história e para a vida local dos bairros", explicam Leku Jokin Santiago Elorriaga e Marta Sola Páramo, cofundadores do Leku Studio.

+ 15

Cortesía de Leku Studio
Cortesía de Leku Studio

Memorial oficial: O Eixample de Barcelona é um espaço da cidade que, apesar de ser um referencial urbanístico com reconhecimento internacional, atualmente enfrenta grandes desafios: mobilidade sustentável, melhorias ambientais, espaços públicos saudáveis, entre outros. Trata-se de uma malha urbana altamente adensada, onde o espaço destinado aos veículos predomina em relação aos pedestres.

A cidade trabalha para reverter esta realidade, definindo um modelo que priorize as pessoas, potencializando uma mobilidade sustentável e construindo um espaço público saudável, diverso, no ritmo humano - com atenção especial às crianças e aos idosos -, em uma cidade onde as condições topográficas facilitam uma mobilidade confortável caminhando ou de bicicleta.

Cortesía de Leku Studio
Cortesía de Leku Studio

Neste sentido, os entornos das escolas clamam por uma redefinição enquanto espaços agradáveis; como lugares habitáveis; como espaços comunitários; como território de extensão da escola; como espaço para a brincadeira, para o verde, para a história e a vida local dos bairros.

Cortesía de Leku Studio
Cortesía de Leku Studio

Urbanização adaptativa: Diante deste enorme desafio de mudança de paradigma urbano, o desenho do processo de transformação em si mesmo é essencial. A gestão e programação do "enquanto isso" flexibiliza o processo de planejamento, oferecendo ferramentas adaptáveis capazes de envolver diversos agentes e dar uma resposta ágil e direta aos problemas locais e imediatos dos vizinhos.

Testar, medir e definir: A intervenção tática ou flexível é uma ferramenta de planejamento que permite testar no terreno as ideias e propostas que acabarão formalizando o projeto definitivo. A intervenção do "enquanto isso", permite adaptar e ajustar as propostas para, finalmente, definir um projeto consensual que responda às necessidades de cada caso.

As escolas do Eixample foram atores chave no processo através de sua participação na definição da urbanização temporária que, agora, deverá ser experimentada pelas pessoas e monitorada. Uma fase transcendental que implica a observação, análise e medição, tanto objetiva, quanto sensitiva, por meio da comparação de parâmetros pré-estabelecidos. Uma relação de dados que permitirá avaliar os acertos e erros e que ajude a definir o novo modelo urbano do Eixample.

Cortesía de Leku Studio
Cortesía de Leku Studio
Cortesía de Leku Studio
Cortesía de Leku Studio
Cortesía de Leku Studio
Cortesía de Leku Studio

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este autor
Cita: Equipo Editorial. "Leku Studio testa estratégias de urbanização reversível em escolas de Barcelona" [Leku Studio testea estrategias de urbanización reversible en colegios de Barcelona] 18 Ago 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/900158/leku-studio-testa-estrategias-de-urbanizacao-reversivel-em-escolas-de-barcelona> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.