Algoritmos computacionais: o futuro das plantas arquitetônicas?

Planta baixa otimizada. Cortesia de Joel Simon

O programador Joel Simon criou um projeto de pesquisa experimental, intitulado Evolving Floor Plans, para explorar organizações de plantas arquitetônicas especulativas e otimizadas usando design generativo. Interessado na sobreposição dos campos da ciência da computação, biologia e arquitetura, Joel organizou as salas de aula e a circulação de pessoas em uma escola hipotética através de um algoritmo genético programado para minimizar o tempo de caminhada, uso dos corredores, entre outros parâmetros.

O objetivo é abordar o desenho da planta arquitetônica somente a partir da perspectiva de otimização, sem considerar convenções ou possibilidade de construção. A pesquisa tem como objetivo analisar como uma combinação de métodos explícitos, implícitos e emergentes permite que plantas de alta complexidade evoluam.

Algoritmos computacionais: o futuro das plantas arquitetônicas? - Mais Imagens

Corredores. Cortesia de Joel Simon

Segundo Simon, um desafio central dos problemas de projeto espacial é otimizar as posições relativas, formas e dimensões. Dentro do projeto arquitetônico, o layout das salas é um estágio inicial do processo de design que é guiado por múltiplas medidas objetivas e subjetivas concorrentes. A planta baixa de Simon "evolui" a partir de codificação genética usando métodos indiretos, como contração de gráficos e corredores crescentes, usando um algoritmo inspirado em colônias de formigas.

Esquema da conceituação. Cortesia de Joel Simon

Ferramentas computacionais recentes que modelam e simulam tráfego, acústica e calor estão permitindo uma avaliação objetiva mais quantitativa das formas. Junto com isso vêm os avanços na produção, que incluem fresamento CNC, impressão 3D in loco, estruturas de auto-montagem e outras, que permitem formas novas e mais complexas para as quais não há métodos simples de projeto. Novas ferramentas para gerenciar essa complexidade podem capacitar os projetistas a explorar e otimizar os espaços cada vez mais complexos.
-Joel Simon

Janelas. Cortesia de Joel Simon

Saiba mais sobre as simulações de Joel no Evolving Floor Plans.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Algoritmos computacionais: o futuro das plantas arquitetônicas?" [Could Computer Algorithms Design the Floor Plans of the Future?] 13 Ago 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/899919/algoritmos-computacionais-o-futuro-das-plantas-arquitetonicas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.