Contêineres como espaços pedagógicos para crianças: confira o resultado do concurso

O Concurso de ideias Agisa Todeschini envolveu arquitetos e estudantes de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar e premiar as três melhores ideias de criação livre, com ocupação de um ou mais módulos habitáveis como um espaço de interação para a instituição beneficiada. O vencedor do Concurso, além da premiação em dinheiro, assinará o projeto de um módulo habitável mobiliado que será executado e doado ao Lar Infantil Sol Amigo, que atende crianças em estado de vulnerabilidade em Curitiba, como um espaço pedagógico para incentivar a educação e interação entre as crianças.

A Comissão julgadora formada pelos profissionais  Arq. Keiro Yamawaki (ASBEA-PR); Eng. Álvaro Valenza Manocchio (AGISA); Designer Helder Yurk Vizinoni (Todeschini Água Verde); Arq. Marcelo Calixto (Projeto Mueller Ecodesign); Arq. Alexandre Ruiz Rosa, representante das instituições de ensino e coordenada pelo arquiteto Fábio Domingos Batista avaliou 15 propostas recebidas. A avaliação seguiu critérios de relevância do tema e funcionalidade, apresentação, viabilidade técnica, originalidade para o uso do módulo habitacional Agisa, móveis Todeschini e software Promob, conforto ambiental e contemporaneidade.

Confira, abaixo, os projetos premiados e as descrições enviadas pelas equipes:

1º lugar

Arq. Responsável: Camila de Melo Paganelli
Equipe: Arq. Vincenzo Balistieri Perciavalle
Cidade: Itajaí – SC

1º lugar. Image Cortesia de Asbea-PR

O objetivo do projeto é criar um espaço pedagógico voltado para crianças de ensino fundamental que atualmente não possuem um espaço físico adequado para desenvolver tais atividades.

Visando um método de ensino adequado à contemporaneidade, trouxemos o conceito do método Montessori que desenvolve funções: físico, social, emocional e cognitivas. Tais características foram adotadas como diretrizes do projeto e representadas através da: Autoeducação, educação cósmica, educação como ciência, e ambiente preparado.

2º lugar

Arq. Responsável: Guilherme Cunha
Equipe: Arq. Roger Peicho
Cidades: Niterói e Nilópolis – RJ

2º lugar. Image Cortesia de Asbea-PR

O Projeto surge da plataforma de apoio para implementar os módulos e configurar o espaço livre. Esse novo nível, o deck, culmina num círculo, onde atividades podem acontecer. A ideia era da estrutura aludir ao sol, cujos raios iluminam e trazem vida.

A Proposta térrea integra o entorno e promove acessibilidade às crianças. Junto a isso, um pergolado traz conexão entre os módulos, além de qualidade climática ao espaço. Ademais, para alcançar um ambiente sustentável e confortável, foram desenvolvidas coberturas verdes e paredes com isolamento termo acústico, ambas proporcionando maior eficiência energética.

O Conceito do chão e sua linearidade continuam para o interior, onde a ocupação das bordas libera o centro, amparando a diversidade. O objetivo é do espaço ser um suporte para o desenvolvimento cognitivo. Logo, os planos verticais trazem texturas que estimulam e são superfícies criativas, como quadro negro e cortiça.

3º lugar

Arq. Responsável: Eduardo Baptista Lopes
Equipe: Estudantes de arquitetura e urbanismo Artur Guilherme Bernardoni e Mariah Vieira Mafra
Cidades: Itajaí, Balneário Camboriú e Itapema - SC

3º lugar. Image Cortesia de Asbea-PR

O espaço destinado ao Apoio Pedagógico, objeto principal do concurso, foi projetado baseado em parâmetros de qualidade para espaços de ensino, propostos por Kowaltowski (2011), que oportunizam e alavancam os processos de aprendizagem. Todas as soluções adotadas buscam a integração entre crianças e formadores, fortalecendo características de cooperação e amizade.

Os materiais disponibilizados pela Agisa e Todeschini foram utilizados de forma a potencializar seu uso, projetados de forma racionalizada e otimizada, mas ao mesmo tempo lúdica, flexível e instigadora.

Apesar do espaço compacto, utilizou-se como premissa básica a flexibilidade do mobiliário, que permite diferentes formas de interação e aprendizagem: estudos individuais, estudos em grupo, estudos em dupla, pequenas palestras, entre outros. Os arranjos podem ser realizados através da distribuição das cadeiras e também das mesas, que são deslizantes.

O conjunto final cria um espaço agradável, lúdico e de livre apropriação por parte das crianças, o que ajuda a despertar um sentimento de liberdade e pertencimento, importantes para a formação pessoal e intelectual dos usuários.

Menção Honrosa Especial

Arq. Responsável: Aline Gabardo
Equipe: Arq. Julia Sabbag
Cidade: Curitiba - PR

Menção Honrosa Especial. Image Cortesia de Asbea-PR

Menções Honrosas

Arq. Responsável: Rodolfo Marques Sastre
Equipe: Estudantes de arquitetura e urbanismo Bruna Corol Quadros, Mariana Ludwig Klein, Regiely de Souza Gai e Thais Borges dos Santos
Cidade: Curitiba - PR

Menção Honrosa. Image Cortesia de Asbea-PR

Arq. Responsável: Claudia Pires Nunes Pereira
Equipe: Estudantes de arquitetura e urbanismo Camila dos Santos e Carolina Mudry
Cidade: Curitiba - PR

Menção Honrosa. Image Cortesia de Asbea-PR

Saiba mais sobre o concurso neste link.

Sobre este autor
Cita: Eduardo Souza. "Contêineres como espaços pedagógicos para crianças: confira o resultado do concurso" 07 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/899755/conteineres-como-espacos-pedagogicos-para-criancas-confira-o-resultado-do-concurso> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.