Quadra LA DOCE: o futebol como intervenção social e urbana

Quadra LA DOCE: o futebol como intervenção social e urbana - Mais Imagens+ 39

Quadra "LA DOCE" é um projeto colaborativo, parte de uma rede e uma proposta de mudança que surge da necessidade de criar espaços públicos de qualidade em áreas marginalizadas em diversas cidades do mundo. O futebol é um dos esportes mais queridos, mais jogados e, talvez, o que conta com mais seguidores em escala mundial. É uma forma de conectar-nos com nós mesmos e com os demais.

Participar, observar e conviver são atividades que nos permitem ver além do óbvio e de tudo aquilo que poderia rodear este esporte, o futebol representa uma construção social, um passatempo que permite o estabelecimento de vínculos através do jogo, um evento que não diferencia classes sociais e concede àqueles que fazem parte deste momento, a possibilidade de se integrar com uma equipe, de ser parte de algo maior do que "eles". 

© Zaickz Moz

O manifesto dos parágrafos anteriores foi adotado como ponto de partida para uma proposta de projeto colaborativo: Quadra "LA DOCE", que parte da missão e visão de love.fútbol, uma ONG que representa um projeto que há 20 anos faz possível, por meio da gestão e patrocínio de diversas entidades, a restauração e recuperação de quadras esportivas em desuso em áreas marginalizadas das cidades mundialmente, permitindo reestabelecer o espaço público de qualidade nas comunidades onde se intervém.

© Marcos Betanzos

Desta ideia surge a colaboração entre love.fútbol e All Arquitectura, um como o promotor e o segundo como o intermediário que teve o apoio de Novaceramic. Nesta ocasião, com o patrocínio do Manchester City, equipe da liga inglesa de futebol, se iniciou o desenvolvimento do projeto. Como parte do processo, a integração de sócios locais é fundamental para a atividade de love.fútbol, e, por isso, a associação civil NATLIK foi integrada ao processo como interlocutora local na comunidade.

© Armando Juárez

O projeto se localiza no município de Valle de Chalco, devolvendo à comunidade um espaço vital localizado em um dos municípios com os mais altos índices de marginalidade e violência ao leste da ZMVM, no Estado do México. Valle de Chalco foi o destino de muitos grupos indígenas provenientes de todas as regiões do país e funciona como cidade dormitório que revela um dos problemas mais complexos das cidades contemporâneas. A confluência de raízes diversas representa o desafio para a construção de uma identidade social e a relação com o espaço da própria comunidade.

© Zaickz Moz

Desta forma, "LA DOCE" se traduz em colaboração, esforço, coordenação e aliança de desenhistas, arquitetos, artistas, organizações civis e vizinhos que, em uma congregação de propostas e trabalho social, se traduzem em um projeto que resume e tenta dar conta da integração de um coletivo dividido. 

© Armando Juárez

Se concebe o projeto como dois espaços independentes que, além de poderem ser usados separadamente, se vinculam através das atividades que recebem. Uma quadra de 15x25 metros como eixo da composição é parte essencial do projeto, que propõe sua realocação de acordo com o eixo norte-sul, permitindo um maior uso da mesma ao longo do dia. Situado entre as ruas Sur 11 e Sur 12, o edifício a intervir oferece a oportunidade de criar uma conexão entre ambas vias, permitindo que o usuário possa fazer uso do espaço como vínculo, obedecendo aos trajetos das pessoas através dos ambientes e áreas circundantes.

© Marcos Betanzos

Um pavilhão aberto é o elemento de arremate de uma das arestas da quadra, e sob uma mesma cobertura estão: área administrativa, depósito, sanitários, área de caixa, junto a uma área multiuso que permitirá a constituição de oficinas, aulas e apresentações que poderão ser feitas a qualquer momento do dia, independentemente das condições climáticas. Esse pavilhão funciona como união dos prédios vizinhos: uma biblioteca abandonada e um edifício desabitado, com a intenção de uma gestão que consiga, no futuro, relacionar e integrar ambos ao projeto. Uma plataforma de concreto, vestígio da quadra original, foi aproveitada como uma grande praça pública onde é possível criar, por meio de representações artísticas, a perspectiva e experiências das diversas origens étnicas a partir das quais se estrutura o Valle de Chalco. 

O projeto integra uma grande área permeável que permite filtrar a água da chuva e, assim, reabastecer a histórica Laguna de Xico. O projeto obedece às necessidades sempre em mudança de uma área historicamente importante para a Cidade e o Valle do México que, através de seu povo e suas características, faz parte de uma periferia sempre presente, indomável, mas com os braços sempre abertos.

Créditos

Equipe de projeto e execução: Josemaria Quintanilla, Salvador Guardado, Alejandro Guardado e Eduardo Ugalde
Projeto de iluminação: Brenda Castillo García

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Arellano, Mónica. "Quadra LA DOCE: o futebol como intervenção social e urbana" [Cancha LA DOCE: el fútbol como intervención social y urbana] 07 Ago 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/899566/quadra-la-doce-o-futebol-como-intervencao-social-e-urbana> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.