O Lugar de Partilha: Uma Casa de Brincar e Não Só…

O Lugar de Partilha: Uma Casa de Brincar e Não Só…

“O Lugar de Partilha” já está no terreno. Ao terceiro dia de trabalhos, preparam-se as fundações e instalam-se as estruturas metálicas que vão sustentar a Casa de Brincar e Não Só – Not Only a Playhouse que até 10 de agosto vai nascer no Conjunto Habitacional da Guarda (CHG), em Perafita, Matosinhos, Portugal, no âmbito do Laboratório de Autoconstrução organizado pela Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura.

Sob a coordenação dos tutores-arquitetos Roberto Cremascoli, Edison Okumura, Ivo Poças Martins e Dulcineia dos Santos, 15 estudantes e jovens arquitetos de várias partes do Mundo (Austrália, México, Itália, Brasil e Portugal) vão, durante as próximas duas semanas, ajudar a dar corpo a este equipamento desejado pela população.

© Roberto Cremascoli

Após algumas semanas de trabalho com os residentes, para definir o programa que se ia organizar e que agora começa a surgir, estamos no terceiro dia de trabalhos desta Casa de Brincar e Não Só… E porquê “não só”? “Não só porque, metaforicamente, temos uma casa com quatro quartos, um deles com coberto e os outros não, a olhar para o céu. Nestes últimos pode-se brincar e o quarto elemento será um espaço multiusos que poderá servir de apoio a festas, para cozinhar ou para reunir os moradores do bairro”, explica Roberto Cremascoli, acrescentando que a decisão de construir este e não qualquer outro equipamento resultou de conversas com os moradores, sobretudo com as crianças. Não foi difícil chegar a um consenso. Era preciso uma casa de brincar. E não só!

© Casa da Arquitectura

Mas, afinal, o que é um Laboratório de Autoconstrução, poderão perguntar-se os mais leigos em matérias de arquitetura. É um laboratório onde profissionais, estudantes e comunidade “projetam em conjunto algo que depois é construído em conjunto. Um Lugar de Partilha onde o mais importante é o processo em si, o estarmos juntos. Projetar e construir”, ressalva ainda o arquiteto Cremascoli, assinalando que para os jovens participantes “esta é uma oportunidade de pensar, desenhar um protótipo e vê-lo crescer diretamente no sítio onde está implantado”.

© Roberto Cremascoli

Enquanto, no exterior, o som da forte ventania se mistura com o bater dos martelos no metal e com o faiscar das soldaduras, na Casa da Cultura de Perafita, espécie de quartel-general do Laboratório, as colunas debitam sonoridades variadas, do lo-fi ao rap. Em torno das mesas, estudantes e jovens arquitetos empenham-se na construção de uma maqueta do Conjunto Habitacional da Guarda, que “reproduz a realidade tal qual como está e que vai permitir discutir algumas ideias e comunicar com terceiros”, conta Ivo Poças Martins, um dos quatro tutores do projeto. “Antes de arrancar com a fase da construção, estamos a fazer um trabalho que é o planeamento da construção propriamente dita, mas, também, a pedido da Câmara Municipal de Matosinhos, a ajudar a pensar o planeamento em termos de pavimento e de intervenções futuras”, especifica, como que relembrando que “O Lugar de Partilha” não se esgota no seu término, que acontece a 10 de agosto, mas lança pistas para o tempo que há-de vir.

© Roberto Cremascoli

São parceiros da Casa da Arquitectura para este projeto a Câmara Municipal de Matosinhos, a MatosinhosHabit, a União de Freguesias - Perafita, Lavra e Stᵃ Cruz do Bispo e inúmeras Coletividades e Associações Locais, assim como a Escola de Arquitectura da Universidade do Minho. O projeto conta ainda com o apoio da JPinto Leitão, CIN, Hilti, OtiimaArtWorks, Nogueira Fernandes Lda, QT Civil Portugal, To Work For, Zeus Sport, Fixpaços.

© Casa da Arquitectura

Texto fornecido pela Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "O Lugar de Partilha: Uma Casa de Brincar e Não Só…" 01 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/899411/lugar-de-partilha-uma-casa-de-brincar-e-nao-so> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.