25 Exemplos de habitações vernaculares ao redor do mundo

De que forma as pessoas vivem ao redor do mundo? Parece evidente que a maioria das arquiteturas residenciais não é tão focada na estética quanto as casas minimalistas que cobrem as páginas de revistas de projeto (e, reconhecidamente, sites como este). Por mais divertido que seja olhar para esses projetos, elas não são representativas de como as casas se parecem geralmente. A maioria das pessoas vive em estruturas construídas no estilo vernacular de sua região, ou seja, o estilo tradicional que evoluiu de acordo com o clima ou a cultura da região. Embora definições estritas de arquitetura vernacular residencial frequentemente excluam edifícios construídos por arquitetos profissionais, para muitas pessoas o termo chegou a abranger qualquer tipo de casa que seja considerada média, típica ou característica de uma região ou cidade. Confira nossa lista abaixo para ampliar seu léxico de arquiteturas residenciais:

25 Exemplos de habitações vernaculares ao redor do mundo - Mais Imagens+ 21

1. Três Pisos (Triple-Decker

Image via Wikimedia (public domain)

O triple-decker é um edifício de apartamentos de madeira muito apreciado que é comumente encontrado em vilas e cidades da Nova Inglaterra. As estruturas foram originalmente usadas para abrigar um grande número de imigrantes que trabalhavam em fábricas durante o final do século XIX e início do século XX.

2. Yurt

© Adagio licensed under CC BY-SA 3.0

Normalmente encontradas na Ásia Central, um "Yurt" consiste de uma estrutura de madeira ou bambu coberta de peles, lona ou feltro.

3. Plattenbau

© Creative Commons user Gunnar Klack licensed under CC BY-SA 4.0

Plattenbau é um edifício feito de grandes lajes de concreto. Enquanto apartamentos de concreto pré-fabricados eram comuns em muitos países a partir dos anos 1960, o Plattenbau como um tipo específico de construção está associado à Alemanha Oriental, onde os projetos eram tão sistematizados que podem ser categorizados em um pequeno número de tipologias diferentes.

4. Khrushchevka

© Creative Commons user MaxiMaxiMax licensed under CC BY-SA 3.0

Também construído na década de 1960, o Khrushchevka é a contrapartida do Plattenbau na União Soviética. Estes apartamentos foram nomeados pelo líder soviético Nikita Khrushchev, que determinou que as unidades habitacionais fossem construídas. Muitos dos blocos de apartamentos foram designados como “descartáveis”, o que significa que eles tinham uma vida útil de 25 anos; Como resultado, muitos foram demolidos e substituídos por prédios mais densos em Moscou nos últimos anos, e um plano de 2017 da prefeitura planeja demolir mais 8.000 dos edifícios.

5. Apartamentos Railroad

Image via Wikimedia (public domain)

Frequentemente encontrados em Nova Iorque e San Francisco, esses apartamentos estreitos imitam a forma de um vagão para economizar espaço em áreas de alta densidade. Os dormitórios são acessíveis a partir de um longo corredor, como cabines em um trem de passageiros.

6. Casa Shotgun 

Image via Wikimedia (public domain)

Uma casa ou apartamento shotgun é semelhante a uma casa Railroad em que os dormitórios estão alinhados em fila; no entanto, as casas shotgun nunca têm um corredor, por isso os residentes devem passar por cada sala para chegar à próxima (uma configuração que pode ser difícil quando se vive com colegas de quarto).

7. Trinity

Image via Wikimedia (public domain)

Essas casas da era colonial encontradas principalmente na Filadélfia são a resposta vertical para o apartamento shotgun. Três andares empilhados um sobre o outro, cada um possui um dormitório. Os pisos estão ligados por uma escada em espiral.

8. Casas geminadas (Terraced House)

© Creative Commons user Manchesterphotos licensed under CC BY-SA 3.0

A casa com terraço (ou casa com terraço, townhouse ou casa geminada, dependendo de onde você está no mundo) é um termo genérico para casas vizinhas que compartilham uma parede de partição em ambos os lados. Variações estilísticas baseadas na região (ques existem muitas) incluem a escadaria ao ar livre comum em Montreal e a varanda de ferro forjado italianizada comum em Nova Orleans e na Austrália.

9. Casa Back-to-Back

© Creative Commons user Chemical Engineer licensed under CC BY-SA 4.0

Muito parecido com as triple-decker na Nova Inglaterra, milhares de casas back-to-back foram construídas no Reino Unido durante a revolução industrial para abrigar grandes populações de operários fabris. Três das quatro paredes da casa são compartilhadas com casas vizinhas bem compactadas, de modo que apenas a frente da casa tem janelas e portas.

10. Bay-and-Gable

© Creative Commons user SimonP licensed under CC BY-SA 3.0

Os lotes estreitos em Toronto deram lugar ao estilo bay-and-gable no final do século XIX, quando as casas de dois andares ornamentadas de tijolo vermelho começaram a surgir por toda a cidade. O estilo era facilmente reproduzível e a estética vitoriana popular.

11. Casa Rancho (Ranch House)

Image via Wikimedia (public domain)

Geralmente construídos para abrigar a crescente classe média americana em meados do século 20, essas casas de um andar ainda são onipresentes nos subúrbios americanos.

12. Chalé (Chalet)

© Creative Commons user Cristo Vlahos licensed under CC BY-SA 3.0

Com beirais largos, esta casa de madeira de dois andares originou-se na Suíça para abrigar agricultores que viviam nos Alpes. A palavra "chalé" tem significados variados em todo o mundo hoje, mas o estilo original suíço tem sido consistentemente adaptado para casas de montanha em todo o mundo, muitos dos quais ainda são referidos como chalés.

13. Bangalô (Bungalow)

© Creative Commons user Thshriver licensed under CC BY-SA 3.0

Enquanto a palavra “bangalô” tem definições diferentes em todo o mundo, na maioria dos países, denota uma casa baixa com um pequeno alpendre. Bangalôs de tijolos são extremamente comuns em Chicago, onde quase um terço do estoque habitacional da cidade emprega o estilo. O California Bungalow, que inclui um primeiro andar e um pequeno loft no segundo andar, teve sua origem em Bengala, na Índia, antes de ganhar popularidade em Los Angeles; crescendo ainda mais na Austrália durante grande parte do século XX, onde muitas casas suburbanas usam adaptações regionais do estilo.

14. Casa de Colmo (Thatched Cottage)

© Creative Commons user Lindy Buckley licensed under CC BY 2.0

Qualquer estrutura com um telhado feito de vegetação é considerada "colmado", assim variações deste tipo de construção podem ser encontradas em países tão díspares quanto o Japão e a Inglaterra.

15. Hanok

© Creative Commons user Sakaori licensed under CC BY-SA 3.0

Hanok é uma casa tradicional coreana. O estilo varia de acordo com a região e a classe social, o que significa que até cabanas pequenas e palácios grandes podem ser considerados hanoks, desde que tenham amplos pisos de madeira e um sistema de aquecimento no chão.

16. Iglu

© Creative Commons user Ansgar Walk licensed under CC BY-SA 2.5

Construído por populações Inuit na Groenlândia e no Canadá, os iglus feitos de blocos de gelo seguem métodos precisos de construção para garantir a integridade estrutural. Iglus podem ser construídos em vários tamanhos, alguns com muitas salas e que podem abrigar até 20 pessoas.

17. Habitações de favela

© Solène Veysseyre

Nas favelas brasileiras, as casas construídas com materiais leves e de baixo custo não seguem um código ou estilo específico; em vez disso, muitas das pequenas casas crescem de maneira ad-hoc à medida que as novas gerações entram na família. Leia mais sobre a arquitetura da favela aqui.

18. Izba

© Creative Commons user Alex Zelenko licensed under CC BY-SA 4.0

A izba, uma casa rural russa tradicional, era geralmente construída com madeira esculpida em uma estrutura semelhante a uma cabana de madeira. Enquanto elementos da izba ainda são comuns em casas rurais russas, apenas os exemplos mais antigos são chamados de izbas.

19. Casas Sears

Image via the Libray of Congress Carol M Highsmith Archive (public domain)

70.000 casas americanas construídas entre 1908 e 1940 foram encomendadas através dos catálogos da Sears. Todos os materiais necessários para construir uma casa eram entregues ao proprietário, que então contratava um empreiteiro ou montava as partes com seus vizinhos. Os clientes podiam personalizar sua casa com elementos diferentes do catálogo, mas a maioria das casas da Sears foi projetada em estilos revivalistas. Leia mais sobre habitação de catálogo aqui.

20. Mews

Image via Wikimedia (public domain)

Esta coleção de residências, que apresenta casas de dois andares que se abrem para um pequeno beco ou rua de pedestres, é tradicionalmente encontrada na Grã-Bretanha, onde os exemplos datam do século XIV. Normalmente, o piso térreo abriga uma casa de carruagens, enquanto os andares superiores abrigam os alojamentos. Em mews contemporâneos, a maioria dos pisos térreos também foram convertidos em espaços habitacionais. Exemplos de mews também podem ser encontrados fora da Grã-Bretanha, mas o termo é menos comum em outros países.

21. Apartamentos Palito (Toothpick Apartments)

© Creative Commons user Shek Mok YU licensed under CC BY-SA 3.0

Normalmente encontrados em Hong Kong, estes prédios de apartamentos geralmente abrigam apenas um apartamento por andar. Por sua vez, os edifícios são muito finos, como o nome sugere.

22. Palafitas

© Creative Commons user AngMoKio licensed under CC BY-SA 3.0

Casas de palafitas são estruturas elevadas em uma plataforma elevada sobre um corpo de água. As estruturas ainda são comuns nas regiões da América Central e Oceania, especialmente no nordeste da Nicarágua e Papua Nova Guiné, assim como na Amazônia.

23. Habitação Radburn 

© Creative Commons user AmosWolfe licensed under CC BY-SA 4.0

Este estilo único de habitação originou-se em Radburn, New Jersey e apresenta casas de costas para a rua e cujas frentes se enfrentam em torno de um pátio comum. O estilo tem sido usado para abrigos públicos no Reino Unido e nos subúrbios da Austrália e do Canadá.

24. Quatro mais um (Four Plus One)

© Flickr user Peyton Chung licensed under CC BY 2.0

Encontrado em Chicago, o Four Plus One é um bloco habitacional modernista nomeado para seus quatro andares de apartamentos que ficam no primeiro andar com um lobby ou estacionamento.

25. Casa Chattel

© Flickr user rufusowliebat licensed under CC BY 2.0

Uma casa Chattel é uma casa móvel de madeira. Em Barbados, onde o termo se originou, os proprietários de imóveis geralmente não possuíam a terra em que a casa ficava, de modo que a natureza portátil de suas casas era útil em épocas de disputas entre locatários; o proprietário poderia simplesmente mudar sua casa para um terreno diferente.

Sobre este autor
Cita: Comberg, Ella. "25 Exemplos de habitações vernaculares ao redor do mundo" [25 Examples of Vernacular Housing From Around the World ] 31 Jul 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/899263/25-exemplos-de-habitacoes-vernaculares-ao-redor-do-mundo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.