Como calcular a transmitância térmica (valor U) na envoltória de um edifício?

Como calcular a transmitância térmica (valor U) na envoltória de um edifício? - Imagem 2 de 4
Cortesía de ArchDaily

Ao projetar a fachada de nossos projetos, devemos prestar atenção especial a cada um dos elementos que a compõem, uma vez que cada uma dessas camadas possui qualidades específicas que serão decisivas no comportamento térmico do edifício como um todo. Como determinar esse comportamento?

Se dividirmos 1 m² de nossa envoltória pela diferença de temperatura entre suas faces, obteremos um valor que corresponde à transmitância térmica, também chamado de Valor U. Esse valor permite conhecer o nível de isolamento térmico em relação à porcentagem de energia que atravessa a envoltória; se o número resultante for baixo, teremos uma superfície bem isolada. Ao contrário, um número alto nos alertará sobre uma superfície termicamente deficiente.

Expresso em W/m²·K, o valor U depende da resistência térmica de cada um dos elementos que compõem a superfície (percentual em que um elemento construtivo se opõe à passagem de calor), e isso, em particular, obedece à espessura de cada camada e sua condutividade térmica (capacidade que cada material possui de conduzir o calor). A seguir, vamos rever as fórmulas necessárias para calcular a transmitância térmica de nossas envoltórias.

Envoltória Térmica

A envoltória térmica é definida como a "pele" do edifício, o que permite resguardar o conforto térmico e acústico de seus interiores. Este é constituído pelos seus fechamentos opacos (paredes, pisos, tetos), seus elementos operáveis (portas e janelas) e suas pontes térmicas, que são todos aqueles pontos que permitem que o calor passe mais facilmente (pontos com variações geométricas ou mudanças de materiais).

Como calcular a transmitância térmica (valor U) na envoltória de um edifício? - Imagem 4 de 4
Cortesía de ArchDaily

No caso de envelopes que não são completamente homogêneos em toda a sua extensão, por exemplo em estruturas metálicas ou de madeira, é possível realizar cálculos diferenciados para suas diferentes áreas e assim obter uma maior precisão nos resultados. O total, então, é calculado com base nas porcentagens aproximadas de cada uma delas, que podem ser encontradas na norma local correspondente à implantação do projeto.

Cálculo da Transmitância Térmica

A fórmula geral para calcular o Valor U é:

U = 1/Rt

Onde:

  • U = Transmitância Térmica (W/m²·K)*
  • Rt = Resistência Térmica Total do elemento composto por camadas (m²·K/W), que se obtém segundo:

Rt = Rsi + R1 + R2 + R3 + ... + Rn + Rse

Onde:

  • Rsi = Resistência Térmica Superficial Interior (segundo norma por zona climática)
  • Rse = Resistência Térmica Superficial Exterior (segundo norma por zona climática)
  • R1, R2, R3, Rn = Resistência Térmica de cada camada, que se obtém segundo:

R = e / λ

Onde:

Podemos notar então que a Transmissão Térmica é inversamente proporcional à Resistência Térmica: quanto maior a resistência dos materiais que compõem uma envoltória, menor a quantidade de calor que se perde através dela.

U = 1/R

R = 1/U

Como calcular a transmitância térmica (valor U) na envoltória de um edifício? - Imagem 3 de 4
Cortesía de ArchDaily

Zonas Climáticas

Ao obter nosso valor U, devemos compará-lo com o valor da máxima transmitância térmica (ou limite) especificado para a zona climática em que nosso projeto está localizado, no inverno e no verão. Este número foi determinado por normativas locais oficiais, que você deve rever cuidadosamente para garantir o funcionamento adequado de sua obra.

* W = Potência (Watts) - K = Diferença de temperaturas (Kelvin)

Sobre este autor
Cita: Franco, José Tomás. "Como calcular a transmitância térmica (valor U) na envoltória de um edifício?" [¿Cómo calcular la transmitancia térmica (Valor U) en la envolvente material de un edificio?] 30 Jul 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/899167/como-calcular-a-transmitancia-termica-valor-u-na-envoltoria-de-um-edificio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.