Carlo Ratti e Sidewalk Labs propõem calçamento de rua modular e reconfigurável

O escritório Carlo Ratti Associati, em colaboração com o Sidewalk Labs da Alphabet, divulgou uma proposta de sistema de pavimentação modular chamado “Dynamic Street.” Buscando tornar as ruas “reconfiguráveis, mais seguras e mais acessíveis aos pedestres, ciclistas e futuros veículos autônomos”, o projeto estará em exibição no espaço de experimentações da Sidewalk Lab em Toroto nos próximos meses.

Através de uma série de placas de pavimentação modulares hexagonais, o projeto explora os padrões que podem ser criados através da reconfiguração desses módulos, “permitindo que a rua crie uma faixa extra durante a hora do rush, ou transforme-se em uma praça para pedestres à noite."

Carlo Ratti e Sidewalk Labs propõem calçamento de rua modular e reconfigurável - Mais Imagens+ 8

© David Pike
Courtesy of Carlo Ratti Associati

O protótipo conta com luzes embutidas em todos os 232 módulos capazes de comunicar cruzamentos, zonas de desembarque e outros usos. Também existe potencial para cada módulo receber um elemento plug and play, como postes de luz, balizas ou até tabelas de basquete. O protótipo em exposição oferece aos visitantes a oportunidade de controlar um reconfigurador digital, demonstrando a flexibilidade do projeto para criar cenários urbanos.

© David Pike
Courtesy of Carlo Ratti Associati

Dynamic Street cria um espaço para a experimentação urbana: com este projeto, pretendemos criar uma paisagem urbana que responda às necessidades em constante mudança dos cidadãos. Estamos entusiasmados em trabalhar com a Sidewalk Labs na medida em que exploramos uma nova integração entre a rua como espaço físico e as tecnologias digitais.
-Carlo Ratti, fundador da Carlo Ratti Associati

© David Pike
© David Pike

Para o desenvolvimento do projeto, Carlo Ratti Associati trabalhou em colaboração com a Sidewalk Labs e a Pac Team.

Courtesy of Carlo Ratti Associati

Projeto: Sidewalk Labs com CRA-Carlo Ratti Associati
Fotos: David Pike
Construção: Pac Team

Via: Carlo Ratti Associati

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Carlo Ratti e Sidewalk Labs propõem calçamento de rua modular e reconfigurável" [Carlo Ratti's Prototype for Sidewalk Labs Shows How the Design of Streets Could Change in Real Time] 22 Jul 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/898551/carlo-ratti-e-sidewalk-labs-propoem-calcamento-de-rua-modular-e-reconfiguravel> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.