DSGN divulga o vencedor do concurso Innovation Hub 2018 em Bali, na Indonésia

DSGN (Design Student Global Network) revelou os vencedores do Concurso Innovation Hub, seu primeiro concurso internacional de projeto e parte de sua participação no Fuorisalone Milan Design Week (Semana do Salão de Design em Milão) em abril. A proposta vencedora - um Centro de Inovação para uma comunidade rural em Bali, na Indonésia - será construída através de uma série de oficinas internacionais de projeto a partir de 2019. O centro será usado pela Fundação local Five Pillar para sediar aulas com foco no desenvolvimento da comunidade e empreendedorismo social na região.

HUBBALI, projeto vencedor de Hanna Haczek & Ewelina Andrecka (Polônia), foi selecionado pela comunidade da Fundação Five Pillar e pela DSGN pelo foco no projeto participativo e desenvolvimento social. Baseado em um módulo construtivo em madeira de 6x6 metros, o HUBBALI ocupa uma área de 18x18 metros e é ladeado por varandas de entrada para reuniões e relaxamento. O projeto será desenvolvido com a Fundação Five Pillar e a comunidade local Pejarakan em Bali durante a construção.

HUBBALI, projeto vencedor de Hanna Haczek & Ewelina Andrecka, da Polônia. Cortesia de DSGN

"Bali tem um clima tropical, experimentando altas temperaturas e fortes chuvas, por isso fornecemos um ambiente acolhedor e protegido destes elementos. A excepcional cobertura que se espalha pelo interior multifuncional é inspirada na arquitetura tradicional balinesa", explicou Haczek e Andrecka sobre o conceito da proposta vencedora. "Embora possa parecer maciça, a geometria do telhado é projetada de tal forma a expressar o equilíbrio perfeito com o ambiente natural. Ela é dividida em três seções por paredes móveis - quadros preenchidos por bambu, um material sustentável - que são organizadas pela preferência do usuário. No núcleo desta há uma instalação que resfria o interior através da utilização d'água da chuva armazenada e fluxo de ar natural, economizando energia. Tal jogo espacial faz com que a instalação seja sempre capaz de adaptar-se às necessidades específicas. O Hub é um produto estrutural, destinado a ser personalizado pela comunidade local. Uma estrutura simples, rápida, feita de elementos modular que se mostra eficiente e ergonômica", acrescentaram os autores.

Os finalistas da competição foram:

Ponto Central / Annalena Henssen (Alemanha)

Finalista: Central Point / Annalena Henssen (Alemanha). Cortesia de DSGN

Estágio Intermediário / Liang Shui (Estados Unidos)

Finalista: The Stage In-Between / Liang Shui (EUA). Cortesia de DSGN

Joglo Hub / Eun Woo Jung & Mickaël Minghetti (Coréia do Sul e França / Suíça)

Finalista: Joglo Hub / Eun Woo Jung & Mickaël Minghetti (Coréia do Sul e França / Suíça). Cortesia de DSGN

Circulo da Vida / Olja Stefanovska & Melda Yolaçan (República da Macedónia)

Finalista: Circle of Life / Olja Stefanovska & Melda Yolaçan (Macedônia). Cortesia de DSGN

Os membros da equipe da DSGN Jack Lehane, Alastair Brook, Seán Conlan-Smith e Jason Ladrigan explicam a nova iniciativa global: "A DSGN fez uma parceria com uma organização de desenvolvimento comunitário balinesa, a Five Pillar Foundation, que trabalha para desenvolver o turismo comunitário, promovendo a empresa local e fornecendo oficinas educativas para os moradores balineses. Impulsionar a economia local por meio do turismo sustentável oferece oportunidades em áreas rurais que passam despercebidas - restaurando o crescimento unificado em toda a ilha, fortalecendo a indústria entre a cidade de Denpasar e as comunidades rurais. A empresa favorece a economia local - com um comércio turístico mais equilibrado, há redução do hiato econômico e uma densidade populacional mais equilibrada. O ressurgimento da inovação local e o crescimento da economia rural começarão a equilibrar comércio, população e economia."

HUBBALI, projeto vencedor de Hanna Haczek & Ewelina Andrecka, da Polônia. Cortesia de DSGN

"O futuro desenvolvimento de Bali virá através da reconexão com a cultura local e meio ambiente", acrescenta I Putu Wiraguna (Wira), co-fundador da Five Pillar Foundation. "Este projeto será como um espaço comum (“Banjar” em balinês) ou espaço de trabalho coletivo onde iremos reaprender e retomar nossa cultura. Este tipo de projeto pode ajudar a salvar o planeta - se pudermos educar a comunidade local e os jovens em muitas áreas rurais em Bali, podemos dar-lhes oportunidades. Podemos ensiná-los habilidades, melhorar sua capacidade e capacitá-los a crescer em uma sociedade sustentável que entenda a importância de seus recursos.”

A DSGN expôs na Fuorisalone Milan Design Week 2018 em abril deste ano, como parte da exposição "Metamorphosis", juntamente com a organização MEDS (Encontro de Estudantes de Design). Desde então, a DSGN tem feito sua lista regional para o Desafio Cities For Our Future Challenge 2018, em parceria com a UNESCO, por sua iniciativa.

DSGN exhibition in Fuorisalone Milan Design Week. Cortesia de DSGN

Em breve, a DSGN lançará seu segundo concurso, que se concentrará nos próximos passos desse esquema de desenvolvimento. Esta também será aberto a estudantes e graduados interdisciplinares.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Valencia, Nicolás. "DSGN divulga o vencedor do concurso Innovation Hub 2018 em Bali, na Indonésia" [DSGN Unveils the 2018 Winner of the Innovation Hub Competition in Bali, Indonesia] 16 Jul 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Pereira, Matheus) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/898264/dsgn-divulga-o-vencedor-do-concurso-innovation-hub-2018-em-bali-na-indonesia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.