Christian de Portzamparc recebe o Praemium Imperiale de 2018

House of Dior, Seoul. Image © Nicolás Borel

O arquiteto francês Christian de Portzamparc foi nomeado o laureado de 2018 do Prêmio Praemium Imperiale de Arquitetura. O prêmio, concedido pela Japan Art Association (JAA), reconheceu Portzamparc por seu “estilo arquitetônico imaginativo ... conhecido por suas características distintivas, como projetos arrojados, uma abordagem artística e a criatividade que vem de seu trabalho como pintor de aquarelas."

Christian de Portzamparc ganhou destaque no início dos anos 1990, após a conclusão da Cite de la Musique em Paris. O complexo musical de escala urbana marcou uma mudança significativa na arquitetura pública francesa para a época, passando pela construção tradicional da Beaux-Arts e inaugurando uma nova era na arquitetura francesa. De Portzamparc foi agraciado com o Prêmio Pritzker de Arquitetura em 1994, descrito pelo júri como “… um compositor talentoso usando espaço, estrutura, textura, forma, luz e cor, tudo moldado por sua visão pessoal. Esta arquitetura reinventada, não importa quão idiossincrática ou original ... ”

Christian de Portzamparc recebe o Praemium Imperiale de 2018 - Mais Imagens+ 3

Outras obras notáveis incluem a Philharmonie Luxembourg, a Credit Lyonnais Tower, em Lille, a Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, e a House of Dior, em Seul.

Este é o trigésimo ano do Prémio Internacional de Artes Praemium Imperiale, reconhecendo “contribuições destacadas para o desenvolvimento, promoção e progresso das artes” nos campos da arquitetura, pintura, escultura, música e teatro / cinema. Os vencedores anteriores na categoria de arquitetura incluem Rafael Moneo, James Stirling, Tadao Ando, Alvaro Siza, Richard Rogers, Zaha Hadid, Peter Zumthor, David Chipperfield, Steven Holl, Dominique Perrault e Jacques Herzog and Pierre de Meuron.

Os outros laureados de 2018 são:

  • Pintura: Pierre Alechinsky

  • Escultura: Fujiko Nakaya

  • Música: Riccardo Muti

  • Teatro/Filme: Catherine Deneuve

A cerimônia de premiação de 2018 será realizada no dia 23 de outubro em Tóquio, onde os laureados receberão uma medalha de ouro de design exclusivo, uma carta de depoimento e um prêmio de 15 milhões de ienes (aproximadamente U$ 135.000).

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Allen, Katherine. "Christian de Portzamparc recebe o Praemium Imperiale de 2018" [Christian de Portzamparc Selected as 2018 Praemium Imperiale Laureate] 13 Jul 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/898230/christian-de-portzamparc-recebe-o-praemium-imperiale-de-2018> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.