Capela do Monte de Álvaro Siza, pelas lentes de João Morgado

O fotógrafo de arquitetura português João Morgado compartilhou conosco uma série de imagens do mais recente projeto de Álvaro Siza, a Capela do Monte, localizada em Barão de São João, na região do Algarve. Parte do projeto Monte da Charneca Center, a capela fora encomendada à Siza em 2016 por um casal suíço-americano que reside no local.

Inaugurada em março deste ano, a estrutura de 10,34 x 6,34 metros e coloração arenosa está implantada no ponto mais alto de uma colina e pode ser acessada apenas à pé. Sua geometria monolítica sugere, de fora, a serenidade do espaço interno, de revestimentos brancos e mobiliário de madeira desenhado por Siza e produzido pela equipe de carpinteiros da Serafim Pereira Simões Sucessores, do Porto.

© João Morgado

Localizada numa espécie de clareira de chão batido, com densa vegetação ao fundo, a capela se ergue como um bloco sólido cuja volumetria só não é mais simples devido a um pátio ligeiramente elevado que se conecta ao corpo do edifício e dá acesso ao espaço interno.

© João Morgado

Monte da Charneca Center compreende ainda sete residências em estilo tradicional da região, restauradas ao longo dos últimos 30 anos. Até 2021, novas estrutura residenciais e instalações para ajudar a recuperar a atividade agrícola da região serão construídas. 

© João Morgado
© João Morgado

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Capela do Monte de Álvaro Siza, pelas lentes de João Morgado" 04 Jul 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/897514/capela-do-monte-de-alvaro-siza-pelas-lentes-de-joao-morgado> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.