O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Artigos
  3. Capela do Monte de Álvaro Siza, pelas lentes de João Morgado

Capela do Monte de Álvaro Siza, pelas lentes de João Morgado

Capela do Monte de Álvaro Siza, pelas lentes de João Morgado
Capela do Monte de Álvaro Siza, pelas lentes de João Morgado, © João Morgado
© João Morgado

O fotógrafo de arquitetura português João Morgado compartilhou conosco uma série de imagens do mais recente projeto de Álvaro Siza, a Capela do Monte, localizada em Barão de São João, na região do Algarve. Parte do projeto Monte da Charneca Center, a capela fora encomendada à Siza em 2016 por um casal suíço-americano que reside no local.

Inaugurada em março deste ano, a estrutura de 10,34 x 6,34 metros e coloração arenosa está implantada no ponto mais alto de uma colina e pode ser acessada apenas à pé. Sua geometria monolítica sugere, de fora, a serenidade do espaço interno, de revestimentos brancos e mobiliário de madeira desenhado por Siza e produzido pela equipe de carpinteiros da Serafim Pereira Simões Sucessores, do Porto.

© João Morgado
© João Morgado

Localizada numa espécie de clareira de chão batido, com densa vegetação ao fundo, a capela se ergue como um bloco sólido cuja volumetria só não é mais simples devido a um pátio ligeiramente elevado que se conecta ao corpo do edifício e dá acesso ao espaço interno.

© João Morgado
© João Morgado

Monte da Charneca Center compreende ainda sete residências em estilo tradicional da região, restauradas ao longo dos últimos 30 anos. Até 2021, novas estrutura residenciais e instalações para ajudar a recuperar a atividade agrícola da região serão construídas. 

© João Morgado
© João Morgado
© João Morgado
© João Morgado

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Capela do Monte de Álvaro Siza, pelas lentes de João Morgado" 04 Jul 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/897514/capela-do-monte-de-alvaro-siza-pelas-lentes-de-joao-morgado> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.