UNESCO sugere demolição do complexo Aquarela que ameaça patrimônio de Cartagena

Após um grande período de expectativa, finalmente foram recebidos os resultados do relatório realizado pelo Conselho Internacional de Sítios e Monumentos (ICOMOS) para a UNESCO, após visita técnica a La Heroica. O Conselho inspecionou os sítios tombados de Cartagena (Colômbia) e o desenvolvimento do complexo habitacional Aquarela, empreendimento que ameaça a permanência da cidade na lista de patrimônio histórico e cultural da Humanidade da UNESCO.

A inspeção foi realizada em um trabalho conjunto entre o Ministério de Cultura, o Ministério de Relações Exteriores, a Prefeitura de Cartagena e o especialista Luis María Calvo, conselheiro do ICOMOS, onde se apresentaram diferentes planos e projetos em favor da salvaguarda do patrimônio e outras ações. Esta visita tinha o objetivo primordial foi fornecer uma opinião técnica e formular recomendações ao país para melhorar o estado de conservação do Porto, de Fortalezas e do Conjunto Monumental de Cartagena, e não emitir nenhum juízo de valor durante a visita.

Vista do Casteloo San Felipe. Imagem © Reg Natarajan, sob licença CC BY 2.0

O relatório de 61 páginas analisa o possível dano que a construção do polêmico projeto habitacional Aquarela - uma torre de 30 pavimentos nos arredores do Castelo de San Felipe - causaria ao Patrimônio Mundial de Cartagena, segundo informou a rede Caracol Radio.

Como principal recomendação para o Ministério e a Prefeitura, o relatório sugere a suspensão definitiva do projeto como primeira medida, que também contemplava a construção de cinco torres residenciais de interesse social, e a demolição dos mais de 20 pavimentos da primeira torre que já estão construídos. O relatório informa:

A missão recomenda fazer uso de todos os instrumentos legais para deter indefinidamente a construção do projeto e demolir o que já foi construído, levando em conta a ameaça que este representa para a conservação dos atributos que sustentam o Valor Universal excepcional de Cartagena como patrimônio mundial.

Centro histórico de Cartagena. Imagem © Reg Natarajan, sob licença CC BY 2.0

O relatório também informa que o país deverá apresentar até dezembro deste ano um resumo e análise das ações realizadas seguindo as recomendações.

Também se assinala a necessidade urgente de elaborar responsavelmente um plano especial de manejo e proteção para o centro histórico e os monumentos de Cartagena, apesar da visita ter garantido "estarem tranquilos frente às ações que foram desenvolvidas por parte da administração."

Em pronunciamento, a prefeita de Cartagena, Yolanda Wong, anunciou que enviará uma comissão de patrimônio a Paris para tentar encontrar uma saída definitiva para este caso que ameaça a permanência da cidade na lista da UNESCO.

Via Caracol Radio, Prefeitura do Distrito de Cartagena, MinCultura.

Vista do Casteloo San Felipe. Imagem © Reg Natarajan, sob licença CC BY 2.0

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Yamid Rivera. "UNESCO sugere demolição do complexo Aquarela que ameaça patrimônio de Cartagena" [UNESCO hace un llamado para demoler proyecto Aquarela en Colombia] 05 Jul 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/897451/unesco-sugere-demolicao-do-complexo-aquarela-que-ameaca-patrimonio-de-cartagena> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.