O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. UNESCO sugere demolição do complexo Aquarela que ameaça patrimônio de Cartagena

UNESCO sugere demolição do complexo Aquarela que ameaça patrimônio de Cartagena

UNESCO sugere demolição do complexo Aquarela que ameaça patrimônio de Cartagena
UNESCO sugere demolição do complexo Aquarela que ameaça patrimônio de Cartagena, Centro histórico de Cartagena. Imagem © Laslovarga, sob licença CC BY-SA 4.0
Centro histórico de Cartagena. Imagem © Laslovarga, sob licença CC BY-SA 4.0

Após um grande período de expectativa, finalmente foram recebidos os resultados do relatório realizado pelo Conselho Internacional de Sítios e Monumentos (ICOMOS) para a UNESCO, após visita técnica a La Heroica.  O Conselho inspecionou os sítios tombados de Cartagena (Colômbia) e o desenvolvimento do complexo habitacional Aquarela, empreendimento que ameaça a permanência da cidade na lista de patrimônio histórico e cultural da Humanidade da UNESCO.

A inspeção foi realizada em um trabalho conjunto entre o Ministério de Cultura, o Ministério de Relações Exteriores, a Prefeitura de Cartagena e o especialista Luis María Calvo, conselheiro do ICOMOS, onde se apresentaram diferentes planos e projetos em favor da salvaguarda do patrimônio e outras ações. Esta visita tinha o objetivo primordial foi fornecer uma opinião técnica e formular recomendações ao país para melhorar o estado de conservação do Porto, de Fortalezas e do Conjunto Monumental de Cartagena, e não emitir nenhum juízo de valor durante a visita.

Vista do Casteloo San Felipe. Imagem © Reg Natarajan,  sob licença CC BY 2.0
Vista do Casteloo San Felipe. Imagem © Reg Natarajan, sob licença CC BY 2.0

O relatório de 61 páginas analisa o possível dano que a construção do polêmico projeto habitacional Aquarela - uma torre de 30 pavimentos nos arredores do Castelo de San Felipe - causaria ao Patrimônio Mundial de Cartagena, segundo informou a rede Caracol Radio.

Como principal recomendação para o Ministério e a Prefeitura, o relatório sugere a suspensão definitiva do projeto como primeira medida, que também contemplava a construção de cinco torres residenciais de interesse social, e a demolição dos mais de 20 pavimentos da primeira torre que já estão construídos. O relatório informa:

A missão recomenda fazer uso de todos os instrumentos legais para deter indefinidamente a construção do projeto e demolir o que já foi construído, levando em conta a ameaça que este representa para a conservação dos atributos que sustentam o Valor Universal excepcional de Cartagena como patrimônio mundial.

Centro histórico de Cartagena. Imagem © Reg Natarajan,  sob licença CC BY 2.0
Centro histórico de Cartagena. Imagem © Reg Natarajan, sob licença CC BY 2.0

O relatório também informa que o país deverá apresentar até dezembro deste ano um resumo e análise das ações realizadas seguindo as recomendações.

Também se assinala a necessidade urgente de elaborar responsavelmente um plano especial de manejo e proteção para o centro histórico e os monumentos de Cartagena, apesar da visita ter garantido "estarem tranquilos frente às ações que foram desenvolvidas por parte da administração."

Em pronunciamento, a prefeita de Cartagena, Yolanda Wong, anunciou que enviará uma comissão de patrimônio a Paris para tentar encontrar uma saída definitiva para este caso que ameaça a permanência da cidade na lista da UNESCO.

Via Caracol Radio, Prefeitura do Distrito de Cartagena, MinCultura.

Vista do Casteloo San Felipe. Imagem © Reg Natarajan,  sob licença CC BY 2.0
Vista do Casteloo San Felipe. Imagem © Reg Natarajan, sob licença CC BY 2.0

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Yamid Rivera
Autor
Cita: Rivera, Yamid. "UNESCO sugere demolição do complexo Aquarela que ameaça patrimônio de Cartagena" [UNESCO hace un llamado para demoler proyecto Aquarela en Colombia] 05 Jul 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/897451/unesco-sugere-demolicao-do-complexo-aquarela-que-ameaca-patrimonio-de-cartagena> ISSN 0719-8906