Pelli Clarke Pelli detalha proposta vencedora para o Museu de História Natural de Chengdu

Pelli Clarke Pelli Architects venceu um concurso internacional para o Museu de História Natural de Chengdu na China, vencendo a concorrência de empresas como Zaha Hadid Architects e FUKSAS. Com uma forma inspirada pelo impacto geológico da mudança de placas tectônicas e refletindo piscinas inspiradas em antigos sistemas de irrigação, o esquema faz uma forte referência à paisagem natural circundante, enquanto características dominantes como um átrio central alto formam uma conexão visual com o ambiente construído. Abaixo, os arquitetos oferecem sua própria descrição do esquema vencedor.

Pelli Clarke Pelli detalha proposta vencedora para o Museu de História Natural de Chengdu - Mais Imagens+ 3

Cortesia de Steelblue

Descrição enviada pela equipe de projeto. A renomada firma de arquitetura Pelli Clarke Pelli Architects, em colaboração com a China Southwest Architectural Design e Research Institute Corp. (CSWADI), venceu uma competição internacional de design para o Museu de História Natural de Chengdu em Chengdu, China. Outros concorrentes no concurso incluíram a Zaha Hadid Architects, a Sutherland Hussey Harris, a Nihon Sekkei, a Valode & Pistre e a FUKSAS.

Cortesia de Steelblue

O terreno localiza-se na parte oriental da cidade histórica e culturalmente rica de Chengdu, na China. O museu de 62.700 metros quadrados incluirá exposições inovadoras e espaços educativos, exposições permanentes, temporárias e interativas, uma loja de presentes, um café, cinemas e espaços ao ar livre. O edifício será um marco cultural importante para a cidade de Chengdu, que está em meio a um boom econômico como um novo centro de alta tecnologia e empreendedorismo.

Cortesia de Pelli Clarke Pelli Architects
Cortesia de Steelblue

A proposta vencedora de Pelli Clarke Pelli Architects foi inspirada nas formas geológicas naturais encontradas na Bacia de Sichuan. Com o passar do tempo, a atividade vulcânica e o deslocamento dos movimentos das placas tectônicas criaram forças horizontais e verticais, causando a elevação do platô. Essas forças criaram formas exclusivas do ambiente natural de Chengdu. O antigo sistema de irrigação de água Shu é a inspiração para o espaço ao ar livre como piscinas refletivas e afluentes que emolduram o museu.

Cortesia de Steelblue

O átrio central é um espaço alto e generoso, cheio de luz natural. Ele conecta visualmente a cidade, a rua e a entrada principal da paisagem do museu e o sistema de irrigação adjacente. O átrio será o coração vibrante do edifício, atravessado por pontes e conectando-se a exposições e espaços de utilidade pública.

Cortesia de ICON

Um membro do Painel de Especialistas do Júri comentou: “A maior característica deste projeto é que ele conseguiu manter uma impressão visual vertical do edifício enquanto a experiência em escala humana dele é de forma horizontal. O esquema integra bem a arquitetura, a paisagem e o meio ambiente. ”

Cortesia de Steelblue

"A Pelli Clarke Pelli Architects tem a honra de ter vencido esta competição internacional", disse o Diretor Sênior de Design Fred Clarke, FAIA, RIBA, JIA. A diretora associada Kristin Hawkins, da AIA, acrescentou: "Esperamos uma forte parceria com nosso cliente e a CSWADI para criar um edifício que incorpore a singularidade da cidade de Chengdu e a missão dessa importante instituição cultural dentro da comunidade".

O Museu de História Natural de Chengdu está programado para conclusão em 2021.

Notícia via Pelli Clarke Pelli Architects.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Pelli Clarke Pelli detalha proposta vencedora para o Museu de História Natural de Chengdu" [Pelli Clarke Pelli Details Competition-Winning Proposal for the Chengdu Natural History Museum ] 13 Jun 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/896362/pelli-clarke-pelli-detalha-proposta-vencedora-para-o-museu-de-historia-natural-de-chengdu> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.