Cloud Pergola: Pavilhão da Croácia na Bienal de Veneza 2018

© Luke Hayes

Como parte de nossa cobertura da Bienal de Arquitetura de Veneza 2018, apresentamos o Pavilhão da Croácia. Abaixo, a equipe curatorial descreve a exposição.

Como parte da 16ª Exposição Internacional de Arquitetura La Biennale di Venezia, o Ministério da Cultura da República da Croácia introduziu uma das maiores estruturas impressas em 3D do mundo. Cloud Pergola é uma instalação que atravessa os limites da arquitetura, arte, engenharia de precisão, design computacional e fabricação digital.

Cloud Pergola: Pavilhão da Croácia na Bienal de Veneza 2018 - Mais Imagens+ 8

© Luke Hayes

Como parte do projeto Cloud Pergola, a arquiteta croata Alisa Andrasek concebeu o projeto, que traz para uma convergência dinâmica forças naturais e estruturas artificiais. Inspirado pela complexidade e beleza das formações de nuvens, Andrasek registrou em alta definição um momento do movimento de um tecido. A estrutura foi criada usando simulação computacional, big data e impressão 3D digital da Ai Build.

© Luke Hayes

Ai Build, uma empresa com sede em Londres especializada em robótica e inteligência artificial, foi acionada para dar vida à intrincada estrutura. Graças ao avançado software e hardware de impressão 3D da Ai Build, a estrutura foi impressa por robôs em Londres e enviada a Veneza para montagem. O pavilhão tem 3,3 m de altura e ocupa uma área de 57,6 m, o que faz desta uma das maiores estruturas do mundo impressa em 3D inteiramente por robôs.

© Luke Hayes

Alisa Andrasek, designer, inovadora, fundadora da Biothing e professora de Design Innovation Technology (RMIT University), disse: “Cloud Pergola está saindo de uma profunda linhagem de minha pesquisa em arquitetura de alta resolução, estruturas ricas em informação, projetadas com algoritmos e inteligência artificial e construídas por robôs. Ressonando a complexidade das formações de nuvens e eventos climáticos, essa nuvem matematizada reinventa a pérgola, que por si só é um filtro arquitetônico e que aqui se torna uma espécie de micro-clima sintético. O movimento através deste tecido arquitetônico n-dimensional gera uma série de padrões dinâmicos de interferência, desvios e rupturas na visibilidade. A tempestade vetorial é capturada através de suas fibras estruturais, puxando o visitante como uma força de gravidade invisível, através de uma experiência inspiradora.”

© Luke Hayes

Daghan Cam, co-fundador e CEO da Ai Build, disse: “Este projeto é um vislumbre de como a arquitetura está evoluindo com os avanços da tecnologia. Tradicionalmente, os arquitetos costumavam projetar com as restrições dos métodos de fabricação e da mão-de-obra. Agora, estamos oferecendo aos designers a possibilidade de produzir quase tudo com robôs. Este novo paradigma em fabricação está abrindo a possibilidade de produzir projetos muito complexos, orientados por dados, desempenho e estética inovadora. Cloud Pergola é o exemplo perfeito de uma estrutura resistente e leve, com qualidades estéticas jamais vistas."

© Luke Hayes

Cloud Pergola estará em exibição no Pavilhão da Croácia, com curadoria de Bruno Juricic, como parte da 16ª Exposição Internacional de Arquitetura, de 26 de maio a 25 de novembro de 2018.

© Luke Hayes

Curador: Bruno Juricic
Arquiteta: Alisa Andrasek
Design digital: Madalin Gheorge
Consultoria estrutural: Arup
Fabricação digital: Ai Build

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Overstreet, Kaley. "Cloud Pergola: Pavilhão da Croácia na Bienal de Veneza 2018" [Cloud Pergola: The Croatian Pavilion at the 2018 Venice Biennale] 09 Jun 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/895880/cloud-pergola-pavilhao-da-croacia-na-bienal-de-veneza-2018> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.