Experimentar o espaço com a luz: Flores & Prats na Bienal de Arquitetura de Veneza 2018

'Luz Liquida' é o nome da proposta apresentada por Flores & Prats para a Exposição Internacional da Bienal de Arquitetura de Veneza de 2018. Reconstruindo em meio ao Arsenale di Venezia um fragmento em escala 1:1 da abóbada da Sala Beckett, originalmente construída na cidade de Barcelona, Eva Prats e Ricardo Flores buscam proporcionar aos visitantes a experiência física de um espaço distante, que descansa agora sob o céu de Veneza.

Experimentar o espaço com a luz: Flores & Prats na Bienal de Arquitetura de Veneza 2018 - Mais Imagens+ 9

Cenografia. Imagem © Adrià Goula

Descrição da equipe. Esta cooperativa de trabalhadores, construída em Barcelona em 1924, esteve abandonada por mais de 30 anos durante os quais, a chuva, o vento e as pombas entravam livremente destruindo gradualmente o edifício. quando começamos a trabalhar no projeto de reforma, observamos que havia também uma pequena abertura na cobertura por onde a luz del sol penetrava, como um raio de luz bem no meio daquele cenário decadente. Percebemos naquele momento, que aquilo não era uma ameaça de destruição, mas um sinal otimista para o futuro.

© Adrià Goula
© Adrià Goula

Reformando esta antiga cooperativa de trabalhadores o edifício foi convertido na "Sala Beckett", o novo Teatro e Centro de Dramaturgia de Barcelona, um espaço dedicado a promoção do novo teatro catalão. Desde aquele momento, o raio de sol permanece iluminando o interior da Sala Beckett, transformando a atmosfera do  espaço durante o ano todo.

© Adrià Goula
© Adrià Goula

Nossa proposta, segundo o tema da exposição Freespace, é trazer este raio de luz natural para dentro do espaço expositivo em Veneza. Construimos um pequeno fragmento da Sala Beckett dentro do Arsenale na escala 1:1, um espaço para ser habitado, o qual oferece a experiência espacial de um lugar muito distante. Este fragmento é uma réplica da abóbada da Sala Beckett em Barcelona, ​​mas a luz que penetra este espaço é outra, é a luz do céu de Veneza.

Planta / Elevação
Axonométrica

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Franco, José Tomás. "Experimentar o espaço com a luz: Flores & Prats na Bienal de Arquitetura de Veneza 2018" [Experimentar el espacio con otra luz: Flores & Prats en la Muestra Internacional de la Bienal de Venecia 2018] 06 Jun 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/895629/experimentar-o-espaco-com-a-luz-flores-and-prats-na-bienal-de-arquitetura-de-veneza-2018> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.