Carla Juaçaba fala sobre sua capela para o Pavilhão do Vaticano na Bienal de Veneza 2018

Carla Juaçaba foi uma das dez arquitetas selecionadas pelo Vaticano em sua primeira participação na Bienal de Arquitetura de Veneza. Juntando-se a nomes como Norman Foster, Eduardo Souto de Moura e Smiljan Radic, a arquiteta brasileira contribuiu com uma capela que apresenta "a síntese dos elementos da igreja católica", articulando a cruz e o banco para criar um espaço de contemplação em uma clareira na ilha veneziana de San Giorgio Maggiore.

Segundo a arquiteta, o projeto busca uma integração harmônica entre as águas e as árvores, com a vegetação local definindo o espaço da capela. O espaço entre as copas das árvores – a visão do céu – faz as vezes de cobertura da capela.

Como parte de nossa cobertura da 16ª Exposição Internacional de Arquitetura, conversamos com Carla Juaçaba sobre as ideias que guiaram a concepção de sua capela, o processo de projeto, a construção e os desafios envolvidos nessa empreitada. Assista à entrevista no vídeo acima.

Primeira participação do Vaticano na Bienal de Veneza: Pavilhão da Santa Sé

A 16ª edição da Bienal de Arquitetura de Veneza traz pela primeira vez a participação do Vaticano. Com seu pavilhão da Santa Sé, a cidade-estado convidou arquitetas e arquitetos a projetarem capelas que, após a Bienal, serão relocadas em diferentes partes do mundo.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Carla Juaçaba fala sobre sua capela para o Pavilhão do Vaticano na Bienal de Veneza 2018" 05 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/895598/carla-juacaba-fala-sobre-sua-capela-para-o-pavilhao-do-vaticano-na-bienal-de-veneza-2018> ISSN 0719-8906

Mais entrevistas em nossoCanal de YouTube

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.