Becoming: Pavilhão da Espanha na Bienal de Veneza 2018

Becoming, pavilhão da Espanha na Bienal de Veneza 2018 procura responder ao tema geral do evento por meio das propostas e pesquisas que estão sendo desenvolvidas nos diferentes entornos de aprendizagem dentro do país, enfatizando especialmente o novo perfil multidisciplinar do arquiteto/a.

A exposição, organizada pela arquitetura Atxu Amann, ocupou a maior parte do orçamento ao restaurar o edifício em que está situada, "tatuando" suas paredes interiores para carregá-las de 143 propostas que se unificam através de 52 conceitos relevantes para nossa disciplina na atualidade.

Becoming: Pavilhão da Espanha na Bienal de Veneza 2018 - Mais Imagens+ 12

Cortesia de La Biennale di Venezia. Imagem © Italo Rondinella

Descrição enviada pela equipe. Após ganhar o Leão de Ouro na Bienal de Veneza 2016, com a proposta Unfinished dos arquitetos Carlos Quintáns e Iñaqui Carnicero - que mostrou a arquitetura reinventada após a crise da construção -, o Pavilhão Espanhol aborda agora o futuro da arquitetura do ponto de vista dos pesquisadores.

© Ana Matos

Becoming remete a um vetor de futuro, com uma origem comum de formação na Escola, que se estende a outros espaços e tempos de aprendizagem em diálogo com outras disciplinas. 

© Laurian Ghinitoiu

Partindo de uma série de 52 adjetivos que qualificam a arquitetura, originados de uma convocatória aberta, becoming acomoda propostas heterogêneas e reflexões sobre arquitetura, reivindicando ambientes de aprendizagem como espaços de crítica e criação arquitetônica.

afetiva, afirmativa, atmosférica, reforçada, biodigital, colaborativa, cosmopolítica, cotidiana, crítica, cuidadora, disruptiva, emergente, em_rede, montada, estratégica, experimental, extraterrestre, feminista, generativa, híbrida, humana, incerta, inclusiva, independente, informacional, lúdica, mágica, múltipla, narrativa, outra, participativa, perfectível, performativa, periférica, política, pós-produtiva, programada, prototipada, reativa, reutilizada, amostrada, sexy, sincronizada, social, sustentável, tecno-artesanal, temporária, termodinâmica, topológica, transdisciplinar, transformável, transfronteiriça, transmaterial, inacabada, virtual

Planta Conceptos. Image Cortesía de Paty Nuñez Agency

Entre a eclética seleção do pavilhão podem ser vistas propostas que revisam criticamente o passado, outras que redefinem espaços cotidianos do presente, também aquelas que imaginam um futuro fundamentado na sustentabilidade, bem-estar e justiça social, assim como formulas que misturam o mundo real e o virtual. É a primeira vez que o Pavilhão mostra, por exemplo, teses de doutorado sobre arquitetura. 

© Laurian Ghinitoiu

Em becoming, a informação é material e gráfica, no piso 52 adjetivos organizam espacialmente os trabalhos tatuados nas paredes do pavilhão recuperado e agora vazio, desenhado por Vaquero Palacios em 1952. Dentro dessa reforma foi realizada também uma convocatória para transformar o espaço exterior perimetral do Pavilhão. A intervenção ganhadora tem como objetivo permanecer no pavilhão uma vez que a Bienal termine. 

Cortesía de Paty Nuñez Agency

Nos 1072 m2 de papel de parede que envolvem o pavilhão, o gráfico - como método de pesquisa - constitui uma linguagem social que permite estabelecer conversas nas quais confronta o intocável, revistando-o e colocando-o em crise entrando em diálogo com outras disciplinas que, como agentes ativos, participam de uma construção coletiva do mundo. 

© Ana Matos

Curadora: Atxu Amann Alcocer
Comissários/as Adjuntos/as: María Mallo, Gonzalo Pardo, Andrés Cánovas, Nicolás Maruri
Comitê de Especialistas: Alberto Alarcón, Eva Álvarez, Irma Arribas, Uriel Fogué, Manuel Gausa, Andrés Jaque, María Langarita, José Morales, Enrique Nieto, Guadalupe Piñera, Almudena Ribot, Juana Sánchez

Cortesía de ocamicatudanca arq.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: AD Editorial Team. "Becoming: Pavilhão da Espanha na Bienal de Veneza 2018" [Becoming: Pabellón de España en la Bienal de Venecia 2018] 29 Mai 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/895262/becoming-pavilhao-da-espanha-na-bienal-de-veneza-2018> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.