O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Becoming: Pavilhão da Espanha na Bienal de Veneza 2018

Becoming: Pavilhão da Espanha na Bienal de Veneza 2018

Becoming: Pavilhão da Espanha na Bienal de Veneza 2018
Becoming: Pavilhão da Espanha na Bienal de Veneza 2018, Cortesia de La Biennale di Venezia. Imagem © Italo Rondinella
Cortesia de La Biennale di Venezia. Imagem © Italo Rondinella

Becoming, pavilhão da Espanha na Bienal de Veneza 2018 procura responder ao tema geral do evento por meio das propostas e pesquisas que estão sendo desenvolvidas nos diferentes entornos de aprendizagem dentro do país, enfatizando especialmente o novo perfil multidisciplinar do arquiteto/a.

A exposição, organizada pela arquitetura Atxu Amann, ocupou a maior parte do orçamento ao restaurar o edifício em que está situada, "tatuando" suas paredes interiores para carregá-las de 143 propostas que se unificam através de 52 conceitos relevantes para nossa disciplina na atualidade. 

© Ana Matos © Ana Matos © Ana Matos © Gonzalo Pardo + 17

Cortesia de La Biennale di Venezia. Imagem © Italo Rondinella
Cortesia de La Biennale di Venezia. Imagem © Italo Rondinella

Descrição enviada pela equipe. Após ganhar o Leão de Ouro na Bienal de Veneza 2016, com a proposta Unfinished dos arquitetos Carlos Quintáns e Iñaqui Carnicero - que mostrou a arquitetura reinventada após a crise da construção -, o Pavilhão Espanhol aborda agora o futuro da arquitetura do ponto de vista dos pesquisadores.

© Ana Matos
© Ana Matos

Becoming remete a um vetor de futuro, com uma origem comum de formação na Escola, que se estende a outros espaços e tempos de aprendizagem em diálogo com outras disciplinas. 

© Laurian Ghinitoiu
© Laurian Ghinitoiu

Partindo de uma série de 52 adjetivos que qualificam a arquitetura, originados de uma convocatória aberta, becoming acomoda propostas heterogêneas e reflexões sobre arquitetura, reivindicando ambientes de aprendizagem como espaços de crítica e criação arquitetônica.

afetiva, afirmativa, atmosférica, reforçada, biodigital, colaborativa, cosmopolítica, cotidiana, crítica, cuidadora, disruptiva, emergente, em_rede, montada, estratégica, experimental, extraterrestre, feminista, generativa, híbrida, humana, incerta, inclusiva, independente, informacional, lúdica, mágica, múltipla, narrativa, outra, participativa, perfectível, performativa, periférica, política, pós-produtiva, programada, prototipada, reativa, reutilizada, amostrada, sexy, sincronizada, social, sustentável, tecno-artesanal, temporária, termodinâmica, topológica, transdisciplinar, transformável, transfronteiriça, transmaterial, inacabada, virtual

Planta Conceptos. Image Cortesía de Paty Nuñez Agency
Planta Conceptos. Image Cortesía de Paty Nuñez Agency

Entre a eclética seleção do pavilhão podem ser vistas propostas que revisam criticamente o passado, outras que redefinem espaços cotidianos do presente, também aquelas que imaginam um futuro fundamentado na sustentabilidade, bem-estar e justiça social, assim como formulas que misturam o mundo real e o virtual. É a primeira vez que o Pavilhão mostra, por exemplo, teses de doutorado sobre arquitetura. 

© Laurian Ghinitoiu
© Laurian Ghinitoiu

Em becoming, a informação é material e gráfica, no piso 52 adjetivos organizam espacialmente os trabalhos tatuados nas paredes do pavilhão recuperado e agora vazio, desenhado por Vaquero Palacios em 1952. Dentro dessa reforma foi realizada também uma convocatória para transformar o espaço exterior perimetral do Pavilhão. A intervenção ganhadora tem como objetivo permanecer no pavilhão uma vez que a Bienal termine. 

Cortesía de Paty Nuñez Agency
Cortesía de Paty Nuñez Agency

Nos 1072 m2 de papel de parede que envolvem o pavilhão, o gráfico - como método de pesquisa - constitui uma linguagem social que permite estabelecer conversas nas quais confronta o intocável, revistando-o e colocando-o em crise entrando em diálogo com outras disciplinas que, como agentes ativos, participam de uma construção coletiva do mundo. 

© Ana Matos
© Ana Matos

Curadora: Atxu Amann Alcocer
Comissários/as Adjuntos/as: María Mallo, Gonzalo Pardo, Andrés Cánovas, Nicolás Maruri
Comitê de Especialistas: Alberto Alarcón, Eva Álvarez, Irma Arribas, Uriel Fogué, Manuel Gausa, Andrés Jaque, María Langarita, José Morales, Enrique Nieto, Guadalupe Piñera, Almudena Ribot, Juana Sánchez

Cortesía de ocamicatudanca arq.
Cortesía de ocamicatudanca arq.

Ver a galeria completa

Sobre este autor
AD Editorial Team
Autor
Cita: AD Editorial Team. "Becoming: Pavilhão da Espanha na Bienal de Veneza 2018" [Becoming: Pabellón de España en la Bienal de Venecia 2018] 29 Mai 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/895262/becoming-pavilhao-da-espanha-na-bienal-de-veneza-2018> ISSN 0719-8906