AIA anuncia os 10 melhores projetos sustentáveis de 2018

O Instituto Americano de Arquitetos (AIA) e o Comitê de Meio Ambiente (COTE) anunciaram os vencedores do Top 10 do Prêmio COTE, a mais alta honraria dos edifícios que exemplificam ótimo projeto e o desempenho sustentável. O prêmio, agora em seu 22º ano, celebra os 10 projetos que atendem aos rigorosos padrões da COTE aos 10 critérios em várias áreas do projeto, incluindo valor econômico, social e ecológico. Os vencedores serão homenageados em junho na conferência AIA em Nova York.

Leia sobre os vencedores de 2018 a seguir.

Biblioteca do Distrito de Albion; Toronto, Ontario, Canadá | Perkins+Will

© Doublespace Photography

Uma das bibliotecas mais movimentadas de Toronto, a Biblioteca do Distrito de Albion atende a uma ampla gama de serviços a um grupo demográfico diversificado, incluindo muitos imigrantes recém-chegados. Uma extensa consulta à comunidade moldou o projeto em aspectos fundamentais, incluindo a decisão de não renovar e expandir o prédio existente da biblioteca, o que exigiria um fechamento de quase dois anos. Em vez disso, nossa equipe propôs a construção de uma nova biblioteca no local de estacionamento adjacente, permitindo que a biblioteca existente permanecesse aberta durante a construção. A importância da biblioteca como centro comunitário inspirou o conceito arquitetônico central de um jardim fechado.

AIA anuncia os  10 melhores projetos sustentáveis de 2018 - Mais Imagens+ 37

Edifício de Biossistemas construtivos e tecnologia da Georgia; Atlanta, Georgia | Lake|Flato em colaboração com Cooper Carry

Courtesy of Chris Cooper

O LEED Platinum Engineered Biosystems Building (EBB) é um novo e inovador modelo para instalações de pesquisa. O EBB desafia os silos do tradicional laboratório de projeto, criando um sistema de bairros de laboratórios abertos que promovem o engajamento. Afastando-se da tradicional estrutura de laboratório, o “laboratório transversal” implementa um espaço de laboratório contínuo que percorre o centro do edifício com escritórios e salas de reuniões nas extremidades. luz do dia, vistas externas, um sistema de coleta de água e outros elementos biofílicos usados durante todo o programa incentivam a interação. Tecnologia e projeto inteligente trabalham juntos para criar um espaço aberto multiuso com altos níveis de desempenho ecológico.

AIA anuncia os  10 melhores projetos sustentáveis de 2018 - Mais Imagens+ 37

Mundo Verde no Cook Campus; Washington | Studio Twenty Seven Architecture

© Anice Hoachlander, Hoachlander Davis Photography

Mundo Verde é uma escola pública bilíngue focada na sustentabilidade e, como tal, o seu campus é uma estrutura viva para o currículo. Através de unidades temáticas do mundo real, intituladas de expedições, os alunos exploram questões complexas de sustentabilidade. As eficiências de material, sistema e recursos são medidas e monitoradas; a água da chuva é capturada e reaproveitada; plantios indígenas apoiam insetos e pássaros migratórios; e nutrição e bem-estar são realizados através de uma iniciativa de educação alimentar do jardim ao prato. A escola oferece educação de alta qualidade aos estudantes PK3 - 5ª série, com famílias de todos os bairros do Distrito da Columbia, incluindo alguns dos bairros mais carentes. O projeto Mundo Verde revitalizou o terreno da escola urbana abandonada como uma demonstração de práticas verdes, sustentáveis, operações e educação.

AIA anuncia os  10 melhores projetos sustentáveis de 2018 - Mais Imagens+ 37

Nancy and Stephen Grand Family House; San Francisco | Leddy Maytum Stacy Architects

© Bruce Damonte

Fundada em 1981, a Family House é uma organização sem fins lucrativos que oferece alojamento temporário gratuito a famílias de crianças gravemente doentes que recebem tratamento na Universidade da Califórnia, no Hospital Infantil Benioff de São Francisco. Os objetivos da nova Family House em Mission Bay eram proporcionar um ambiente confortável, saudável e de apoio para 80 famílias em um ambiente residencial não institucional. As estratégias sustentáveis concentraram-se na combinação de espaços de vida saudáveis e restauradores para as famílias com recursos e eficiência energética essenciais para as operações em andamento da organização sem fins lucrativos. O projeto resultante recebeu certificação Platinum sob o programa LEED para residências.

AIA anuncia os  10 melhores projetos sustentáveis de 2018 - Mais Imagens+ 37

Novo Tribunal dos Estados Unidos - Los Angeles; Los Angeles | Skidmore, Owings & Merrill LLP

© Bruce Damonte

O novo Tribunal dos Estados Unidos, no centro de Los Angeles, é um edifício de 10 pavimentos e aproximadamente 58.808 metros quadrados que contém 24 salas de audiências e 32 câmaras judiciais. Ele abriga o Tribunal Distrital dos EUA do Distrito Central da Califórnia, acomoda o Serviço de Marechais dos EUA e fornece espaço preparativo à julgamento para o Ministério Público dos EUA e Defensoria Pública Federal. A sustentabilidade foi um fator determinante no projeto do tribunal desde o início. Alcançou a certificação LEED Platinum, atende ao objetivo de energia da GSA para 2020 e incorpora recursos de projetos sustentáveis, incluindo uma matriz fotovoltaica na cobertura e fachada plissada que reduz radiação anual do edifício e as cargas centrais da planta.

AIA anuncia os  10 melhores projetos sustentáveis de 2018 - Mais Imagens+ 37

Galeria Renwick do Museu Americano de Arte Smithsonian; Washington | DLR Group

© Kevin Reeves; Courtesy of DLR Group|Westlake Reed Leskosky

A Galeria Renwick do Museu Americano de Arte Smithsonian foi o primeiro museu de arte propositalmente construído no país, construído em 1859 para o projeto do arquiteto James Renwick Jr. e renovado pela última vez entre 1967 e 1972.  A renovação do século XXI substituiu e melhorou a principal infraestrutura do edifício, aprimorou os recursos históricos e melhorou a flexibilidade para exposições. O projeto incluiu a restauração de duas coberturas abobadadas ocultas por muito tempo; recriação da configuração original das janelas do século XIX; substituição de todos os sistemas construtivos; e melhorias para acessibilidade. O projeto alcançou uma redução de 50% no uso anual de energia, recebendo mais de 500.000 visitantes e 180 milhões de impressões de mídias sociais nos primeiros seis meses.

AIA anuncia os  10 melhores projetos sustentáveis de 2018 - Mais Imagens+ 37

Instituto de Arte de São Francisco - Fort Mason Center Pier 2; San Francisco | Leddy Maytum Stacy Architects

© Bruce Damonte

Localizado na orla da Baía de São Francisco, um histórico armazém do Exército dos EUA em Fort Mason foi transformado em um novo campus para o San Francisco Art Institute (SFAI), criando um novo e dinâmico centro de educação artística e engajamento público. Esta reutilização adaptativa histórica preserva a integridade industrial da estrutura, apoia os objetivos pedagógicos da escola e integra sistemas construtivos sustentáveis avançados. O projeto integra estúdios estudantis, galerias expositivas públicas, espaços de ensino flexíveis, um teatro e espaço de oficina, apoiando o compromisso da SFAI em posicionar os artistas no centro da vida pública.

AIA anuncia os  10 melhores projetos sustentáveis de 2018 - Mais Imagens+ 37

Sawmill; Tehachapi, California | Olson Kundig

© Kevin Scott/Olson Kundig

Situado no severo Deserto de Mojave, na Califórnia, o Sawmill oferece um novo modelo para a casa unifamiliar sustentável. O briefing do cliente solicitava um lar auto-suficiente que maximizasse a conexão entre arquitetura e natureza, e entre os membros da família. A casa de blocos de concreto, aço e vidro de 480 m² foi projetada para enfrentar o clima severo das Montanhas Tehachapi propensos a incêndios. Demonstrando que o projeto também pode ser de alto desempenho, a Sawmill  é uma casa nativa que opera completamente fora da grade.

AIA anuncia os  10 melhores projetos sustentáveis de 2018 - Mais Imagens+ 37

Academia Sonoma Janet Durgin Guild & Commons; Santa Rosa, Califórnia | WRNS Studio

Courtesy of WRNS Studio

Incorporada com salas de aula makers/digitais, jardins produtivos, escritórios e um refeitório/cozinha completo, os princípios norteadores da comunidade e exploração da Academia Sonoma inspiraram os dois amplos andares do Guild & Commons, que se estendem até as vistas e se integram. Telas deslizantes, persianas automatizadas, e projeções transmitem como o prédio responde ao clima. Bloco de baixa emissão de carbono, revestimentos cerâmicos, vigas aparentes, revestimentos externos e interiores, emparelha-se com lâmpadas e móveis fabricados na região para celebrar a comunidade. O telhado vivo atrai polinizadores, casas fotovoltaicas e se conecta a plantadores em camadas que filtram águas cinzas e águas pluviais para reuso.

AIA anuncia os  10 melhores projetos sustentáveis de 2018 - Mais Imagens+ 37

Um projeto também foi designado como um beneficiado do Top 10 Plus por seus dados excepcionais de desempenho pós-ocupação. O destinatário deste ano é:

Casa de cervejas Ortlieb; Filadélfia| KieranTimberlake

© Michael Moran/OTTO

Uma empresa em crescimento e a crescente necessidade de construir um espaço de reuniões, o escritório de arquitetura Kieran Timberlake, da Filadélfia, transformou uma antiga fábrica de cervejas em um novo estúdio e laboratório de fabricação, modelismo e espaços de fuga. A empresa aproveitou a forma de ventilação natural do edifício de meados do século para criar um retrofit com uso eficiente de energia que usa estratégias passivas como luz do dia, massa térmica e janelas operáveis para reduzir a dependência do prédio em sistemas mecânicos em 70%. Ao renovar a estrutura existente, a empresa ampliou o ciclo de vida do prédio e preservou o caráter histórico de um bairro em constante mudança.

AIA anuncia os  10 melhores projetos sustentáveis de 2018 - Mais Imagens+ 37

Notícia via: AIA.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Overstreet, Kaley. "AIA anuncia os 10 melhores projetos sustentáveis de 2018" [AIA Announces Top 10 Sustainable Designs of 2018] 08 Mai 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Pereira, Matheus) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/894003/aia-anuncia-os-10-melhores-projetos-sustentaveis-de-2018> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.