gmp vence concurso para complexo de ciências em Suzhou, China

Até 2020, um campus de inovação com escritórios e laboratórios para jovens empresas no campo da alta tecnologia será desenvolvido em Suzhou, a metrópole do leste da China. 330.000 metros quadrados de área bruta distribuem-se em cinco conjuntos de edifícios de tamanhos diferentes, dispostos de forma deslocada em torno de uma paisagem de parque e lago. Na primavera de 2018, o projeto dos arquitetos paisagistas Architects von Gerkan, Marg and Partners (gmp) e WES landscape architects ganhou o primeiro prêmio no concurso para o projeto.

gmp vence concurso para complexo de ciências em Suzhou, China - Mais Imagens+ 10

Cortesia de gmp Atchain

Com uma extensa paisagem lacustre, pequenas ilhas, pontes e prédios espalhados pela paisagem, o projeto do gmp e WES foi inspirado na tipologia dos parques paisagísticos chineses. Suzhou é famosa por seus jardins clássicos, que estão incluídos na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO como obras-primas do projeto de jardins. A configuração dos edifícios gerará várias vistas entre o centro verde e os edifícios; os jardins à beira do parque paisagístico criam uma transição do desenvolvimento para a paisagem aberta. Entre os prédios, os jardins e a paisagem do parque aberto, haverá inúmeras praças menores e maiores em uma sequência fluida que convidam funcionários e visitantes a fazer uma pausa.

Cortesia de gmp Atchain
Implantação

Os volumes do edifício angular contrastam com as formas orgânicas do parque paisagístico. Escritórios e laboratórios estão alojados em três conjuntos de edifícios; Cada grupo consiste em dois grandes edifícios que estão ligados através de um embasamento e três edifícios autônomos. A sala de exposições é de especial importância no campus. É o endereço principal e representa o complexo para o exterior. Como um edifício localizado centralmente, ele pode ser usado pelas empresas no local como uma área de recepção e para reuniões e fornece áreas flexíveis divisíveis para apresentações temporárias de produtos e exposições. Diretamente ao lado da sala de exposições fica o centro de conferências com as “instalações especializadas” adjacentes. Embora os andares superiores acomodem salas de reunião e auditórios, a estrutura da base serve como um local de comunicação, projetado para uma troca de conhecimento entre empresas.

Cortesia de gmp Atchain

Todas as fachadas apresentam uma estrutura vertical de venezianas, que tem o efeito de criar um conjunto uniforme dos diferentes volumes. As vistas mudam de acordo com a localização do espectador; ao passar pelos prédios, a fachada parece mudar de fechada para aberta. Os perfis verticais da fachada estão dispostos de tal forma que protegem o interior do sol da manhã e do entardecer. Elementos de janela de abertura em intervalos regulares garantem que a ventilação natural esteja disponível para os escritórios e laboratórios. A fim de ressaltar a importância da sala de exposições para o campus, seu desenho de fachada difere do dos outros edifícios. Grandes aberturas são cortadas no cubo, no qual uma estrutura vertical é inserida como referência aos edifícios vizinhos.

Corte - Escritório e laboratório

Concurso 2018—1º prêmio
Projeto: Meinhard von Gerkan and Nikolaus Goetze with Marc Ziemons
Líder de Projeto: Heiko Thiess
Gerência de Projeto: Pan Mei
Equipe de Projeto: Peter Brändle, Nicole Flores, Li Yadong, Urs Wedekind, Wu Xia, Zeng Weihao
Prática de parceria na China Architectural Design & Instituto de Pesquisa da Universidade de Tongji, Xangai
Projeto de paisagismo: WES GmbH LandschaftsArchitektur, Hamburg
Cliente: Suzhou Yangcheng R+D Industrial Co. Ltd.
GFA 330.000 m²

Notícia via: gmp Architekten.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: AD Editorial Team. "gmp vence concurso para complexo de ciências em Suzhou, China" [gmp Wins Competition for Science Complex in Suzhou, China] 06 Mai 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/893828/gmp-vence-concurso-para-complexo-de-ciencias-em-suzhou-china> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.