Mecanoo revela imagens (e uma maquete de LEGO) da proposta de habitação social em concurso para Taiwan

Mecanoo divulgou imagens de sua proposta de moradia social para a cidade de Kaohsiung, em Taiwan. O esquema de 234 unidades incorpora a filosofia de Mecanoo em relação à habitação social, “definida pela flexibilidade, o equilíbrio certo de espaços privados e comunais, misturando tipos de habitação, conexão com o entorno e identidade”. Composta por dois edifícios ligados por uma cobertura verde, o esquema é projetado para uma variedade de usuários, incluindo estudantes, famílias jovens, idosos ou pessoas com necessidades especiais.

Mecanoo revela imagens (e uma maquete de LEGO) da proposta de habitação social em concurso para Taiwan - Mais Imagens+ 8

Conceito de projeto. Cortesia de Mecanoo

O projeto busca ser um precursor de um desenvolvimento urbano mais amplo de edifícios de uso misto ao longo de um novo corredor verde. Os dois edifícios, com formas definidas pelo terreno triangular que ocupam, apresentam unidades comerciais no piso térreo para melhorar a vida nas ruas e os espaços públicos.

O edifício leste contém a maioria dos apartamentos do empreendimento, enquanto o edifício oeste dispõe de um programa de uso misto, incluindo academia, cozinha de uso comum, sala de leitura e creche para idosos, bem como apartamentos. Enquanto isso, um “Sky Park”, espalhado por vários andares e conectado por terraços verdes, procura atuar como um centro social para reunir moradores e a comunidade local.

Conceito de projeto. Cortesia de Mecanoo
Conceito de projeto. Cortesia de Mecanoo

A fachada é moldada através de uma grade de elementos verticais e janelas, resultando em vários ritmos, enquanto a profundidade entre a estrutura e as paredes externas proporciona sombra e resfriamento aos espaços interiores durante os meses de verão. Azulejos cerâmicos verdes e brancas preenchem a superfície de estuque, criando uma composição lúdica ao longo da fachada para separar o projeto do seu entorno.

Enquanto os azulejos coloridos são uma característica típica da arquitetura taiwanesa, sua aplicação representa um afastamento da maioria dos blocos habitacionais em Taiwan, criando um contraste entre estrutura e paredes, no lugar do uso de telhas para cobrir as paredes completamente.

Maquete de LEGO. Cortesia de Mecanoo
Maquete de LEGO. Cortesia de Mecanoo

Tendo sido escolhida em 2016 através de um concurso de projeto, prevê-se que a construção esteja concluída em 2020.

Notícia via: Mecanoo

  • Arquitetos

  • Localização

    No. 22, Ankang Road, Lingya District, Kaohsiung City, Taiwan (ROC) 802, Taiwan
  • Arquiteto Responsável

    Mecanoo
  • Arquitetos Locais

    Chao Architects
  • Engenharia Estrutural

    Supertek
  • Cliente

    Urban Development Bureau, Kaohsiung City Government, Taiwan
  • Prêmio

    1º lugar no concurso
  • Área

    28600.0 m2
  • Ano do projeto

    2020
  • Fotografias

    Courtesy of Mecanoo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:No. 22, Ankang Road, Lingya District, Kaohsiung City, Taiwan (RC) 802, Taiwan

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: Walsh, Niall. "Mecanoo revela imagens (e uma maquete de LEGO) da proposta de habitação social em concurso para Taiwan" [Mecanoo Reveals Images (And a LEGO Model) of Competition-Winning Social Housing Proposal in Taiwan] 05 Mai 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/893823/mecanoo-revela-imagens-e-uma-maquete-de-lego-da-proposta-de-habitacao-social-em-concurso-para-taiwan> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.