Fachada do novo Sesc Avenida Paulista recebe vídeo mapping do VJ Spetto

Estabelecido na mais icônica das avenidas paulistanas, após oito anos em obras, finalmente a nova unidade do Sesc Avenida Paulista abriu suas portas no último domingo, 29 de Abril. Com uma programação pautada pelo tripé “Arte, Corpo e Tecnologia”, a instituição que prevê um público de aproximadamente 18 mil pessoas por semana, já observou parcialmente a expectativa concretizando-se.

Junto ao movimento da Paulista Aberta, a unidade recebeu shows e um grande público que percorreu seus 17 pavimentos. A nova unidade do Sesc Paulista contou com projeto desenvolvido pelo escritório paulistano Königsberger Vannucchi, que reformou integralmente o edifício de escritórios para receber o novo programa.

Com notória peculiaridade à aplicação da tecnologia na unidade, as obras não se restringiram apenas à área interna do edifício, mas também à externa, buscando relacionamento entre os pedestres que passavam pela avenida e o edifício, como uma extensão da própria avenida. Quem passou pela Paulista entre as 19 e 22 horas avistou uma reluzente e interativa projeção mapeada. O Vídeo Mapping é de autoria de VJ Spetto e United VJs – grupo internacional de VJs baseado em São Paulo e Lisboa e que conta com integrantes de diversos países.

© Evelson de Freitas

Não é a primeira vez que o eixo que vêm se consolidando como corredor cultural recebe instalações Vídeo Mapping na fachada de edifícios. Icônicos edifícios modernos como o Centro Cultural FIESP, MASP e Edifício Anchieta já receberam obras interativas por suas fachadas numa aproximação entre arte digital, arquitetura e expectador.

O Museu de Arte de São Paulo, por exemplo, recebeu a obra Planeta Humano, em decorrência do lançamento da série de mesmo nome pelo Discovery Channel em 2011, que contou com projeto desenvolvido especialmente pelo escritório Bijari, onde o museu se transformou “em uma caixa de surpresas, onde os espectadores viam surgir os ambientes com características particulares: oceanos, montanhas, florestas, savanas, rios, Ártico, desertos e cidades, respectivamente” [1]. Já o Centro Cultural FIESP recebeu projeções em diversos momentos, entre elas, destaca-se a Mostra Arquinterface desenvolvida pelo Estúdio Guto Requena, atuando como uma galeria a céu aberto. À época, em 2015, a curadora Giselle Beiguelman, declarou “Não é mais só um celular ou um computador que pode servir de interface para um artista, um prédio inteiro também pode. As tecnologias em rede abrem várias possibilidades, capazes de ultrapassar até os limites físicos da arquitetura e reinventar as cidades” [2].

Agora é a vez do Sesc Avenida Paulista! Com direção do VJ Spetto, trilha e produção VJ Zaz e artwork sob o comando do United VJs. A On Projeções é a responsável pelo equipamento que garante o Video Mapping. Vale ressaltar que além da importância da arte digital pública, a carreira do VJ também leva destaque. Spetto é criador da plataforma VJ University; responsável pela chagada de vídeo mappings no país; premiado na Alemanha e na Áustria com o filme Hysteria; autor de obras que já conquistaram alguns dos edifícios dos diferentes continentes, como a estação de trens Nyugati em Budapest, projeto arquitetônico de Gustave Eiffel em 2011, prédio da CIA em Washington em 2013 e antigo prédio do Mappin em São Paulo, em 2014.

© Evelson de Freitas

Se estiver pela Avenida Paulista nos próximos dias, não deixe de conhecer a obra interativa na fachada do novo Sesc.

© Evelson de Freitas

Notas
[1] (BIJARI, 2011)
[2] (BEIGUELMAN, 2015)

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Matheus Pereira. "Fachada do novo Sesc Avenida Paulista recebe vídeo mapping do VJ Spetto" 04 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/893821/fachada-do-novo-sesc-avenida-paulista-recebe-video-mapping-do-vj-spetto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.