AFL Architects projeta ampliação do Estádio Olímpico Atatürk em Istambul para a UEFA Euro 2024

Tendo em vista a candidatura da Turquia para sediar a Eurocopa de 2014, a AFL Architects em parceria com a Federação Turca de Futebol (TFF) apresentou seu projeto para o novo Estádio Ataturk, aquele que deverá ser a nova casa da seleção de futebol do país. O estádio contará com as mais novas tecnologias, apresentando ainda uma relação bastante próxima entre os torcedores e o terreno de jogo além de uma acústica favorável a atmosfera "calorosa" deste povo apaixonado por futebol.

Este não é um projeto de um novo, mas uma extensa reforma do estádio Olímpico existente, uma ideia importantíssima para a defesa da candidatura da Turquia para o torneio da UEFA de 2024. Trabalhando em colaboração com a TFF, a AFL primeiramente examinou a estrutura de sete estádios existentes desenvolvendo estudos detalhados para três deles.

AFL Architects projeta ampliação do Estádio Olímpico Atatürk em Istambul para a UEFA Euro 2024 - Mais Imagens

Cortesia de AFL Architects

A proposta do novo projeto de reforma do estádio Olímpico está baseada na implantação e integração de novas tecnologias. A estrutura existente receberá uma nova envoltória em GRC (Glass Reinforced Concrete) branco, com sistemas de geração de energia eólica integrados. Esta nova camada tecnológica também irá incorporar uma tela de projeção de vídeo ao redor do estádio tanto no interior quanto no exterior a qual será capaz de projetar imagens de até 20 metros de altura. Esta grande tela de projeção 360 graus será um novo atrativo para praça externa, podendo exibir tudo aquilo que acontece dentro do estádio para um público ainda maior.

Cortesia de AFL Architects

Esta parceria com a TFF trouxe muito entusiasmo para toda a nossa equipe. Temos uma experiência significativa em projetos de estádios e masterplans desenvolvidos para a UEFA, para a FIFA e para Comitês Olímpicos. Estar envolvido em um projeto de estádio desta categoria muito antes da realização do evento é uma oportunidade fantástica para desenvolver um projeto ainda melhor.
-John Roberts, Diretor de arquitetura esportiva da AFL Architects

Para que o estádio continue em operação durante as obras, entre 2018 e 2024, o projeto será executado em duas fases. Na primeira fase, será construído um novo anel inferior completo que conterá todas as instalações necessárias para os jogadores e corpo técnico das equipes. A construção operará sem obstruir as vistas a partir dos níveis superiores, permitindo que os jogos sejam realizados normalmente durante a construção.

Cortesia de AFL Architects

Durante a segunda etapa da obra os níveis superiores serão completamente reconstruídos para abrigar um público de até 92.000 espectadores. Esta nova estrutura incluirá 200 novos camarotes, cada um com capacidade para 10 pessoas, além de um centro de eventos para 14.000 pessoas. Além disso, o estádio contará com um restaurante com vista panorâmica para o campo, permitindo que os visitantes assistam aos jogos com maior conforto. A proximidade da arquibancada com o campo permitirá ainda que os torcedores se sentem logo atrás da área técnica das equipes, desfrutando ainda mais de todo espetáculo do jogo.

Via: AFL Architects

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "AFL Architects projeta ampliação do Estádio Olímpico Atatürk em Istambul para a UEFA Euro 2024" [AFL Architects Reveal Images of Turkey's Soccer Stadium for UEFA Euro 2024 Bid] 05 Mai 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/893759/afl-architects-projeta-ampliacao-do-estadio-olimpico-ataturk-em-istambul-para-a-uefa-euro-2024> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.