Arquitetura e utopia: videoclipes que buscam referência nas cidades utópicas do Superstudio e Archigram

Arquitetura e utopia: videoclipes que buscam referência nas cidades utópicas do Superstudio e Archigram - Mais Imagens+ 9

Em arquitetura, a critica sempre vem acompanhada de um conceito utópico. As utopias não são modelos alternativos e também não servem para resolver os problemas existentes, mas para torná-los ainda mais evidentes. Poderíamos dizer que o conceito principal de uma utopia é a esperança. A utopia é o embrião de cada projeto, cada pequeno espaço onde a vida humana acontece. O que é mais revolucionário em uma utopia é a sua capacidade de desenvolver uma reflexão crítica sobre o mundo em que vivemos, devolvendo a sua dignidade através de uma análise racional.

Arquitetos como os do Superstudio e do Archigram foram pioneiros no desenvolvimento de visões utópicas sobre à arquitetura. Estes movimentos críticos chegaram a seu auge durante os anos 1960, justo quando o mundo presenciava uma enorme crise econômica sem precedentes. Estes são momentos cruciais para as utopias, porque justamente em momentos de maior desespero é que a esperança mais se fortalece; Ambos estúdios de arquitetura, se assim podemos chama-los, contribuíram decisivamente para o desenvolvimento do pensamento crítico sobre a arquitetura, desmantelando a visão canônica da profissão, assim como o consumismo irrelevante, propondo novas visões para o futuro de nossas cidades, ideias que ainda permanecem atuais quando paramos para idealizar uma sociedade livre.

Fizemos uma compilação de 10 videoclipes que fazem referência às diferentes utopias que floresceram durante os 60 e que ao contrário de desaparecer, continuam a inspirar as novas gerações. 

1. Fire - Justice

Compondo seu terceiro álbum intitulado "Woman", o vídeo foi dirigido por Pascal Teixeira e produzido pela Iconoclast. Podemos ver uma estrutura quadriculada branca muito semelhante ao "monumento contínuo" do Superstudio. A partir do minuto 2:32 temos Susan Sarandon dançando em um pátio que remete ao Pavilhão de Barcelona projetado por Mies Van Der Rohe em 1970.

2. Arrullo de Estrellas - Zoé

A banda mexicana lançou em 2014 este vídeo do álbum 'Prográmaton', dirigido pelo vocalista León Larregui, que também foi responsável pelo design gráfico em colaboração com o diretor Phil Vinall. Este clipe fala sobre a esperança através de uma história que transcende o tempo, como uma utopia.

3. Bad Romance - Lady Gaga

Lady Gaga é muito mais que uma simples cantora e compositora, é uma artista que procura sempre estar muito próxima das artes plásticas. O clip de "Bad Romance" lançado em 2009 e dirigido por Francis Lawrence não é uma exceção. Desde o primeiro minuto nos encontramos imersos um um espaço praticamente idêntico aqueles que figuravam nos projetos do Superstudio.

4. Veridis Quo - Daft Punk

Publicado e dirigido pela dupla francesa em 2006, este vídeo assim como muitos outros, parece ter sido dirigido e editado pelo próprio Natalini (Superstudio) para ilustrar um dos seus "Twelve Cautionary Tales for Christmas".

5. The Weekend - I feel It Coming ft. Daft Punk

Dirigido por Warren Fu e produzido por Raffi Adlan em 2017, "I feel it coming" é uma mistura de paisagem lunar ao fundo com uma série de rochas em primeiro plano além de um pôr do sol inspirados nos filmes de Stanley Kubrick; tudo isso parece uma descrição de um projeto do Superstudio.

6. Derezzed - Daft Punk

... se o projeto não é nada mais que outro objeto de consumo, então devemos rejeita-lo; se a arquitetura apenas reproduz os antigos modelos burgueses de propriedade e sociedade, então devemos rejeitar a arquitetura; se o urbanismo não faz nada além de reproduzir as desiguales sociais que já conhecemos, então devemos rejeitar o urbanismo e também as nossas cidades ... até o dia em que nossa profissão esteja definitivamente compromissada para responder às verdadeiras necessidades do homem. Até lá; o projeto deve deixar de existir, e nós viveremos sem arquitetura ...

SUPERSTUDIO, The Continuous Monument: An Architectural Model for Total Urbanization, 1969

7. House Call - Boston Bun

É vídeo foi dirigido por Boston Bun e lançado em 2012. "Boston Bun"faz parte do álbum ED066 e revela diferentes imagens da cidade sobrepostas como se fosse uma colagem inspirada nas cidades utópicas do Archigram.

8. Jamie XX- Gosh

Dirigido por Romain Gavras e produzido por Roman Pichon Herrera na Iconoclast, "Gosh" foi lançado em 2016 e representa uma crítica a uma sociedade padronizada e militarizada que se materializa através das utopias do movimento moderno.

9. Ariana Grande - No Tears Left to Cry

Lançado em 2018, 'No Tears Left to Cry' é um vídeo dirigido por Dave Meyers e produzido por Nathan Scherrer, o qual retrata uma cidade utópica que transcende as leis gravitacionais para criar planos sem gravidade. Aqui as idéias do "Monumento Contínuo" são retomadas mostrando uma cidade infinita e em transformação.

10. Hans Zimmer - Time

Sem dúvida, este é um clipe que já se tornou um clássico. Muito se deve à incorporação de fragmentos do filme 'The Origin', lançado em 2010 nos Estados Unidos e dirigido por Christopher Nolan.

10. Hans Zimmer - Time

Dirigido por Christopher Nolan es sin duda este es un video que se ha vuelto un clásico debido al manejo espacial que expone con fragmentos de la película 'El Origen' filmada en el año 2010 en Estados Unidos.

Sobre este autor
Cita: Arellano, Mónica. "Arquitetura e utopia: videoclipes que buscam referência nas cidades utópicas do Superstudio e Archigram" [Arquitectura y utopía: videos musicales que hacen referencia a las críticas de Superstudio y Archigram] 03 Mai 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/893375/arquitetura-e-utopia-videoclipes-que-buscam-referencia-nas-cidades-utopicas-do-superstudio-e-archigram> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.