Conheça a proposta vencedora no Concurso Nacional de Ideias Parque do Cocó, de Base Urbana e COTA760

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto a seguir foi o vencedor do Concurso Nacional de Ideias para o Parque do Cocó em Fortaleza, no Ceará. São 1080 hectares de área de conservação ambiental atravessando a cidade e 50 hectares de área de projeto, é o quarto maior parque urbano do Brasil e, diante desta condição ele guarda a responsabilidade de promover a preservação e regeneração de importante floresta de mangue, além de poder servir à população como infraestrutura urbana para ações socioculturais, econômicas e ambientais. O projeto para o parque propõe soluções gerais que possibilitam pensar as 17 áreas de intervenção propostas pelo concurso em consonância com o restante da área de conservação e sua relação com a cidade que a rodeia. Trata-se de criar uma simbiose entre o uso do parque e a preservação ambiental.

Para isso, o projeto aqui apresentado atua simultaneamente em três ações de análise e estratégia de desenho. A primeira identifica, na escala urbana, as problemáticas e virtudes da costura entre o parque e a cidade, reconhecendo suas fronteiras, demarcando suas áreas de fragilidade e ruptura. Em seguida, na escala ecológica, mapeamos fraquezas e os potenciais dos processos ambientais, apontando a degradação e a resiliência dos ecossistemas envolvidos, considerando sua relação com a água, com a fauna e com a flora. A partir deste reconhecimento elaborou-se, na escala do construído, um conjunto de programas de uso e de desenvolvimento econômico que permitem, ao parque, tornar-se uma fonte de geração de riqueza e renda capazes de financiar sua própria preservação.

Reconhecendo o rio Cocó como elemento principal dessa paisagem e responsável pela sua existência, tomamos os regimes da água como guias condutores do projeto em suas mais variadas escalas. A água é o principal elemento paisagístico, participa da mobilidade, dos esportes, da pesquisa e do lazer. Pensando nela, desenhamos sistemas de drenagem e de tratamento de esgoto para reestabelecer as funções da natureza dentro da cidade, visando diminuir os impactos da urbanização.

Conheça a proposta vencedora no Concurso Nacional de Ideias Parque do Cocó, de Base Urbana e COTA760 - Imagem 2 de 19
Solução de sistema de tratamento de esgoto compacto e descentralizado através de lagoas e jardins incorporados no paisagismo do parque. Image Cortesia de Base Urbana + COTA760
Conheça a proposta vencedora no Concurso Nacional de Ideias Parque do Cocó, de Base Urbana e COTA760 - Imagem 3 de 19
Soluções de sistema de drenagem com infraestrutura verde para as ruas do entorno do parque.. Image Cortesia de Base Urbana + COTA760
Conheça a proposta vencedora no Concurso Nacional de Ideias Parque do Cocó, de Base Urbana e COTA760 - Imagem 4 de 19
Caminhos em deck elevados do solo na orla da lagoa no Núcleo Esportivo. Image Cortesia de Base Urbana + COTA760

O desenho urbano define uma zona de integração entre o parque e a cidade que trata o conjunto de quadras lindeiras como uma nova frente da cidade, inserindo o parque na vida urbana de modo a orientar o traçado e as atividades da cidade em direção a ele, assim como já acontece na orla nas áreas próximas ao mar. Esta "zona de amortecimento" contará com um redesenho de ruas e calçadas que receberão ciclovias, arborização e um sistema de drenagem verde capaz de mitigar os efeitos da poluição difusa da cidade sobre o Rio Cocó. O calçadão perimetral do parque também ganhará um novo desenho para tornar-se contínuo e agregar usos cotidianos integrados ao mesmo tempo em que trabalha de maneira mais clara os limites entre a área urbana e as áreas de preservação.

Conheça a proposta vencedora no Concurso Nacional de Ideias Parque do Cocó, de Base Urbana e COTA760 - Imagem 5 de 19
Proposta de integração territorial entre as diferentes áreas do parque entre si e com a cidade. Image Cortesia de Base Urbana + COTA760
Conheça a proposta vencedora no Concurso Nacional de Ideias Parque do Cocó, de Base Urbana e COTA760 - Imagem 6 de 19
Proposta de desenho tipo para o calçadão perimetral do parque que cria uma nova interface entre ele e a cidade.. Image Cortesia de Base Urbana + COTA760

A área de parque foi dividida em 4 núcleos temáticos, contínuos entre si, com soluções que atendam a suas especificidades ecológicas, urbanísticas e programáticas. Essa estratégia facilita a apropriação pela população de uma área tão extensa como o Parque do Cocó, que muitas vezes passa desapercebido na cidade. Os Núcleos Esportivo, da Memória, o Laboratório da Natureza e o Núcleo Beira-mar, foram pensados para valorizar o potencial específico de cada área e seu entorno, criando um endereço próprio para cada região. O projeto cria um sistema de comunicação visual simples e marcante a ser distribuído ao longo do parque e da zona de integração urbana permitindo ao cidadão perceber e aprender sobre o parque e as dinâmicas ecológicas ligadas à ele.

Conheça a proposta vencedora no Concurso Nacional de Ideias Parque do Cocó, de Base Urbana e COTA760 - Imagem 7 de 19
Diagrama de programas propostos para os 4 núcleos do parque. Image Cortesia de Base Urbana + COTA760
Conheça a proposta vencedora no Concurso Nacional de Ideias Parque do Cocó, de Base Urbana e COTA760 - Imagem 8 de 19
Projeto de comunicação visual proposto para a identificação dos núcleos do parque. Image Cortesia de Base Urbana + COTA760

O projeto paisagístico do parque teve como premissa o mínimo impacto sobre a área de conservação e o entendimento dos ciclos naturais da fauna e da flora, buscando localizar as principais atividades junto às bordas e minimizar a impermeabilização do solo ao máximo em direção ao rio. O desenho das áreas de intervenção priorizou caminhos capazes de conectar as 17 áreas do parque entre si e com a cidade, cruzando áreas de estar, jardins e espaços multiuso estrategicamente posicionados, respeitando e incorporando as pré-existências. Quando há necessidade, propomos a utilização de pisos permeáveis, mas também buscamos criar passagens em deck e pisos elevados que não interferem nos fluxos naturais das águas. Ao mesmo tempo, esse sistema permite a construção de piers com espaços de estar e de embarque, aproximando as pessoas do Rio e tornando-o navegável entre todas as áreas do parque.

Conheça a proposta vencedora no Concurso Nacional de Ideias Parque do Cocó, de Base Urbana e COTA760 - Imagem 9 de 19
Implantação do Núcleo Esportivo. Image Cortesia de Base Urbana + COTA760
Conheça a proposta vencedora no Concurso Nacional de Ideias Parque do Cocó, de Base Urbana e COTA760 - Imagem 10 de 19
Soluções de caminhos internos propostos para o parque. Image Cortesia de Base Urbana + COTA760

Dentro do paisagismo do parque também foram incorporadas hortas urbanas; jardins de chuva e áreas de reflorestamento, criando uma paisagem multifuncional onde os processos fazem parte do ambiente percebido. O estudo da vegetação nativa definiu um conjunto de espécies voltadas para a recuperação do manguezal, das dunas e da mata e ao mesmo tempo proporcionou a seleção de um conjunto arbóreo capaz de espraiar pelas áreas de lazer, de cultivo e do entorno urbano uma vegetação típica da paisagem do nordeste brasileiro..

A proposta de sustentabilidade ambiental e econômica está expressa também na arquitetura do parque. Ao elegermos materiais locais e uma arquitetura que se organiza como uma família de pavilhões desenhada para aproveitar o clima quente, os ventos e ao mesmo tempo proteger o usuário de intempéries, caracteriza-se uma linguagem arquitetônica. Pensada também a partir de modos locais de construção, associamos madeira e tijolo cerâmico às técnicas inteligentes de captação de água e energia solar em edifícios modulares e flexíveis que abrigam diversas funções de apoio ao parque. No mesmo sentido, propomos um conjunto de 4 mirantes de madeira, localizados em cada um dos núcleos do parque, de modo a transforma-lo em um grande monumento à preservação ambiental, permitindo a quem sobe perceber a vastidão desse ecossistema e identificar sua inserção dentro de um contexto maior.

Conheça a proposta vencedora no Concurso Nacional de Ideias Parque do Cocó, de Base Urbana e COTA760 - Imagem 17 de 19
Vista do monumento mirante na área 4, Parque Adahil Barreto.. Image Cortesia de Base Urbana + COTA760
  • Arquitetos

    Base Urbana, COTA760
  • Localização

    State's Coco Park - Avenida Padre Antônio Tomás, s/n - Cocó, Fortaleza - CE, 60060-170, Brasil
  • Equipe Base Urbana

    Marina Grinover, Catherine Otondo, LuisaFecchio, Rafael Andrade, Maria Gabriela R. Nacimento, Eduardo Radomysler
  • Equipe COTA760

    Luis Guilherme Alves Rossi, Nicolas Le Roux, Paula Cerqueira Lemos
  • Consultoria

    Eugênio F. Queiroga (Paisagismo), Tomaz G. Kipnis (Engenharia Ambiental), Armando S. dos Reis Neto (Ciência Ambiental)
  • Ilustração

    BhaktaKrpa
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias

    Courtesy of Base Urbana + COTA760

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:State's Coco Park - Avenida Padre Antônio Tomás, s/n - Cocó, Fortaleza - CE, 60060-170, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: Eduardo Souza. "Conheça a proposta vencedora no Concurso Nacional de Ideias Parque do Cocó, de Base Urbana e COTA760" 20 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/893004/conheca-a-proposta-vencedora-no-concurso-nacional-de-ideias-parque-do-coco-de-base-urbana-e-cota760> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.