Instalação de Gjøde & Partnere Arkitekter transforma praia australiana em uma ilha deserta

Em The Desert Island, Cottesloe Beach, Austrália, uma parede de espelhos de 72 metros divide uma parte da areia, criando uma enseada própria. A parede está voltada para o Oceano Índico e o reflexo curvado da areia, que se funde com as águas azuis e o horizonte, cria uma ilusão de espaço fechado; uma ilha deserta flutuando em um mar sem fim.

Concebida pelo estúdio de arquitetura dinamarquês Gjøde & Partnere Arkitekter, a instalação ganhou vida na Austrália durante a exposição anual Sculpture By The Seano mês passado. É a maior exposição de escultura pública gratuita do mundo, e qualquer um pode enviar suas ideias. Enquanto os banhistas se deparavam com esse panorama da praia sobre a areia, eles dançavam, tiravam fotos e assistiam ao pôr do sol a partir dos reflexos oscilantes da ilha mítica.

Instalação de Gjøde & Partnere Arkitekter transforma praia australiana em uma ilha deserta - Mais Imagens+ 10

© David Dare Parker
© Clyde Yee
© Richard Watson

É uma instalação sublime, onde isolamento e união se espelham. Johan Gjøde, diretor criativo e fundador da Gjøde & Partnere Arkitekter descreve a instalação como um enquadramento da paisagem e uma estrutura para interação social:

O movimento e a interação das pessoas em The Desert Island é parte da experiência do trabalho. Crianças brincando na praia, casais andando na areia, amigos relaxando juntos - todas as formas e cores tornam-se parte da instalação. De frente para o oeste, a instalação também captura e enfatiza o pôr do sol espetacular pelo qual a região é conhecida, adicionando assim uma nova dimensão espacial para este evento cênico.

Usando uma simples geometria e reflexão como efeito visual, o escritório criou um espaço convidativo para as pessoas interagirem entre si e com o cenário. Não só a parede curva cria a ilusão de uma ilha isolada e desencadeia a imaginação, mas as pessoas que entram também experimentam a beleza simples da paisagem em constante mutação. Elas se tornam parte da reflexão do ambiente cênico e da própria instalação.

© Richard Watson
© Gjøde & Partnere Arkitekter

E no pôr do sol, parece que dezenas de esplêndidos sóis se põem atrás da ilha de areia.

© Gjøde & Partnere Arkitekter
© Gjøde & Partnere Arkitekter
© Gjøde & Partnere Arkitekter
© Gjøde & Partnere Arkitekter

A parede curva que distingue este espaço é um semicírculo de 63,4 metros de largura e cobre uma área de 880 m². Embora funcione de maneira mítica, sua construção é mais simples e prática. Ela foi criado por espelhos de vidro colados em placas de madeira de tamanho padrão apoiados por molduras triangulares. As armações de madeira são, então, anexadas a uma chapa de aço, que é coberta por meio metro de areia. O peso desta areia sobre as chapas de aço é o que fixa toda a instalação no solo para que a parede semicircular possa suportar a enorme pressão do vento da costa.

Esta instalação é a maior já feita pelo estúdio Gjøde & Partnere Arkitekter. Outro projeto proeminente da empresa é a A Ponte Infinita, exibido pela primeira vez na Sculpture by the Sea em 2015, em Aarhus, na Dinamarca, e mais tarde reconstruído como uma instalação permanente no mesmo local.

O vídeo abaixo mostra imagens desta instalação, bem como outras estruturas impressionantes e provocantes que compõem o Sculpture by the Sea 2018.

Instalação de Gjøde & Partnere Arkitekter transforma praia australiana em uma ilha deserta - Mais Imagens+ 10

Sobre este autor
Cita: Badalge, Keshia. "Instalação de Gjøde & Partnere Arkitekter transforma praia australiana em uma ilha deserta" [On Cottesloe Beach, Gjøde & Partnere Arkitekter Create a Floating Desert Island for Sculpture By The Sea] 11 Abr 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/892184/instalacao-de-gjode-and-partnere-arkitekter-transforma-praia-australiana-em-uma-ilha-deserta> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.