O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Pontes
  4. Dinamarca
  5. Gjøde & Povlsgaard Arkitekter
  6. 2015
  7. A Ponte Infinita / Gjøde & Povlsgaard Arkitekter

A Ponte Infinita / Gjøde & Povlsgaard Arkitekter

  • 11:00 - 20 Julho, 2015
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
A Ponte Infinita / Gjøde & Povlsgaard Arkitekter
A Ponte Infinita / Gjøde & Povlsgaard Arkitekter, © Aarhus I Billeder
© Aarhus I Billeder

© Peter Hastrup Jensen © Danish TM © Aarhus I Billeder © Gjøde & Povlsgaard Arkitekter + 14

Descrição enviada pela equipe de projeto. A 'Ponte Infinita' é uma escultura feita pelo escritório de arquitetura danês Gjøde & Povlsgaard Arkitekter, construída e exibida na abertura da bienal internacional "Sculpture by the Sea 2015" que se dá na pitoresca paisagem da costa, em torno da cidade de Aarhus.

© Danish TM
© Danish TM

Criamos uma escultura que se relaciona com o ato de experimentar o entorno e se conscientizar da conexão entre a cidade e a magnífica paisagem da baía. Caminhando sobre a ponte é possível perceber a mudança da paisagem quanto composição panorâmica infinita e ao mesmo tempo entrar em um espaço de interação social com outras pessoas que estão fazendo o mesmo caminho", comentou Johan Gjode, sócio e co-fundador do Gjode & Povlsgaard Arkitekter.

© Gjøde & Povlsgaard Arkitekter
© Gjøde & Povlsgaard Arkitekter

A ponte possui um diâmetro de 60 metros e está posicionada metade na praia e metade no mar. É composta por 60 elementos de madeira idênticos colocados sobre pilares de aço a cerca de 2 metros do fundo do mar. A superfície da ponte se eleva entre um e dois metros sobre a água, dependendo da maré. A curvatura da ponte segue os contornos da paisagem, já que, ela se encontra na desembocadura de um pequeno rio. 

© Aarhus I Billeder
© Aarhus I Billeder

Além de enfatizar o panorama costeiro, a ponte estabelece uma conexão entre o presente e a história do lugar, reconectando a praia à um mirante esquecido em meio ao mar.

© danskebilleder.dk
© danskebilleder.dk

"A ponte encontra o antigo cais situado no lugar onde as pessoas podiam chegar com seus barcos à vapor. O Pavilhão histórico Varna, situado na ladeira sobre a praia, era um destino popular na paisagem cenográfica com seu terraço, restaurante e salão de baile. Na borda do bosque e em frente ao mar, o pavilhão deveria ser vivenciado desde o cais que já não existe. A ponte infinita restabelece esta conexão histórica e oferece uma nova perspectiva sobre a relação entre a cidade e a paisagem que a rodeia", disse Niels Povlsgaard, sócio e co-fundador do Gjode & Povlsgaard Arkitekter.

© Aarhus I Billeder
© Aarhus I Billeder

A verdadeira obra de arte

Por ser um escritório jovem, Gjøde & Povlsgaard Arkitekter busca enfatizar a diferença através dos seus projetos. 

A filosofia da nossa prática arquitetônica é iniciar projetos por nossa conta. Em vez de esperar que o projeto apareça, inventamos o projeto e nos colocamos em contato com as pessoas que tomam decisões. Neste contexto, "Sculpture by the Sea" foi uma oportunidade única para trabalhar dentro da área de proteção costeira da Dinamarca e instalar uma ponte em uma área que de outro modo seria inacessível". disse Johan Gjode.

© Peter Hastrup Jensen
© Peter Hastrup Jensen

Ao comentar sobre a linha divisória entre a arte e a arquitetura, Gjode & Povlsgaard têm muito claro seu papel. Eles possuem uma enorme experiência no desenho de espaços expositivos, trabalhando em projetos que exploram o potencial espacial do lugar. 

Modelo
Modelo

"Temos trabalhado bastante no âmbito da arte e da arquitetura. Na maioria das vezes trata-se de dar um passo atrás e permitir que a arte fale por si só. Nestas situações, há que criar um entorno no qual as pessoas possam conhecer e contemplar as obras de arte individuais sob uma nova luz. Com o projeto da 'ponte infinita', tratamos de criar um entorno em que seja possível experimentar a paisagem que rodeia a cidade. Na realidade, a natureza, o horizonte da cidade, o porto e a relação com a água, são, de fato, a verdadeira obra de arte", disse Johan Gjode.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Gjøde & Povlsgaard Arkitekter
Escritório
Cita: "A Ponte Infinita / Gjøde & Povlsgaard Arkitekter" [The Infinite Bridge / Gjøde & Povlsgaard Arkitekter] 20 Jul 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770391/a-ponte-infinita-gjode-and-povlsgaard-arkitekter> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.