Jaime Lerner é eleito o segundo urbanista mais influente de todos os tempos

Jaime Lerner, arquiteto e urbanista conhecido sobretudo por suas obras em Curitiba, foi eleito pela revista norte-americana de planejamento urbano Planetizen o segundo urbanista mais influente de todos os tempos, atrás apenas de Jane Jacobs. A lista completa conta com 100 nomes e abrange um amplo espectro cronológico, de 498 a.C. à atualidade.

A lista inclui 17 mulheres, o que, segundo os organizadores, mostra um grande avanço em relação à lista de 2009, que continha apenas 9 presenças femininas. "Esperamos que esta lista torne óbvio que urbanistas estão se tornando mais conscientes das contribuições essenciais das mulheres e negros ao longo da história e do presente, mas ainda temos um longo caminho a percorrer para alcançar a igualdade entre todas as pessoas no ambiente construído e natural", afirma a Planetizen.

A escolha dos 100 nomes resulta de um processo em duas etapas organizado pela revista. Na primeira fase, os leitores indicaram nomes dos profissionais; na segunda, votaram de acordo com sua opinião sobre a influência que tais urbanistas exerceram nas cidades. 

Conheça os dez primeiros colocados, a seguir:

1. Jane Jacobs
2. Jaime Lerner
3. Frederick Law Olmsted
4. Jan Gehl
5. Andrés Duany
6. Lewis Mumford
7. Robert J. Gibbs
8. Frank Lloyd Wright
9. Le Corbusier
10. Charles Marohn

Acesse a lista completa dos 100 urbanistas mais influentes do mundo, aqui.

Referência: Planetizen e Gazeta do Povo.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Jaime Lerner é eleito o segundo urbanista mais influente de todos os tempos" 06 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/892015/jaime-lerner-e-eleito-o-segundo-urbanista-mais-influente-de-todos-os-tempos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.