Uma cidade de 100 milhões de habitantes é possível? Como lidaremos com o futuro?

Em 2010 a humanidade atingiu uma importante marca: mais da metade da população mundial passou a viver nas cidades. Este é um processo que tende a se intensificar, juntamente com o aumento do consumo, a redução dos recursos, o aumento da poluição, congestionamentos, escassez de água e falta de planejamento. Estaria a urbanização fora de controle?

Com base em uma pesquisa publicada de Daniel Hoornweg e Kevin Pope, o jornal britânico The Guardian reflete sobre um cenário extremo em que os países são incapazes de controlar as taxas de natalidade e a urbanização avança incessantemente. Nos próximos 35 anos, mais de 100 cidades terão população superior a 5,5 milhões de habitantes cada.

Segundo Hoornweg e Pope, se a população e a taxa de imigração interna da Nigéria continuarem crescendo no ritmo atual, em 2100 Lagos será uma metrópole de população entre 85 e 100 milhões de habitantes. Situação semelhante acontecerá com a população de cidades como Bangalore (Índia), Kinshasa (República Democrática do Congo) e Kigali (Ruanda), que crescerão a taxas próximas de 600% até 2100. 

Tendo em vista esse cenário distópico, se fazem necessários esforços globais para assegurar que as grandes metrópoles do futuro sejam algo que aspiremos enquanto sociedade. 

Leia o artigo completo aqui.

Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Uma cidade de 100 milhões de habitantes é possível? Como lidaremos com o futuro?" [Una ciudad de 100 millones de habitantes es posible. ¿Cómo nos hacemos cargo del futuro?] 04 Abr 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/891764/uma-cidade-de-100-milhoes-de-habitantes-e-possivel-como-lidaremos-com-o-futuro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.