Conheça Elvira de Almeida: arquiteta de espaços lúdicos

Mastros-Tótens. Imagem: © ALMEIDA, Elvira de . Arte Lúdica.

Dando sequência ao conjunto de publicações que pretendem ampliar o acesso à produção acadêmica das universidades do país, apresentamos hoje o trabalho de mestrado de Ana Luzia Ribeiro Mello dentro do Instituto de Artes da UNESP - Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho, intitulado “O brinquedo do parque: um conceito lúdico como arte do reaproveitamento” e orientado pela Prof. Dra. Clice de T. Sanjar Mazzilli. O trabalho destaca a figura da arquiteta e designer Elvira de Almeida e sua trajetória com a elaboração e execução de esculturas-brinquedo.

Imagem: © ALMEIDA, Elvira de . Arte Lúdica.

Essa produção contribuiu desde 1977, momento em que a escultora inicia este recorte em seu trabalho, para a discussão acerca da criação de espaços lúdicos na cidade, da criança como principal usuária desse tipo de equipamento e, sobretudo, do brinquedo como dispositivo de intermediação da vida urbana pública com essa dimensão mais lúdica e estimulante proposta a partir do desenvolvimento de uma linguagem. 

Formada em 1978 pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) e tendo sido professora e doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, Elvira de Almeida teve, em sua atuação, especial interesse em intervir em praças, parques e clubes, projetando brinquedos que criassem “espaços lúdicos”, isto é, ambientes onde a se manifesta a expressão da criança, que ali passa a experimentar a vida em grupo. Isso significa que tais espaços lúdicos são, essencialmente, espaços coletivos, de comunicação, aprendizado, liberdade e fantasia comum.

"Da Torre do Rei à Torre da Rainha" - Projeto. Imagem: © ALMEIDA, Elvira de . Arte Lúdica.

Em sua pesquisa, Ana Luzia Ribeiro Mello se debruça sobre aspectos da investigação proposta por Elvira de Almeida a partir da perspectiva do reaproveitamento de materiais como fator relevante na interligação entre o espaço lúdico, o brinquedo e a criança como usuária. Para isso, a pesquisadora cria um recorte e estuda os brinquedos existentes em áreas urbanas, e, mais do que isso, se concentra no estudo de caso de dois projetos da artista, a Serpente e a Casa do Tarzan, localizados no Parque do Ipiranguinha em Santo André. Além disso, é bastante interessante o caminho de pesquisa, uma vez que se baseia nos próprios escritos da artista, em sua atuação acadêmica e prática. Alguns trechos em destaque no trabalho são esclarecedores de um sentido político que havia na postura adotada pela escultora ao lidar com o recorte de espaços públicos na cidade:

Brinquedo - cenário Osasco. Imagem: © ALMEIDA, Elvira de . Arte Lúdica.

“ Induzir a criança a pensar e sentir com os olhos, a mão o corpo todo, dando vida a um cenário lúdico feito de carrosséis, totens, árvores pássaros...O espaço lúdico deve tornar a criança ativa através da brincadeira livre, sensorial e criativa, deve também criar situações - estimulo à expressão lúdica, como possível alternativa ao comportamento consumista e passivo da criança urbana” (ALMEIDA,1985)

Essa postura também se vinculava muito à busca de uma retomada de identidade e vitalidade nos espaços urbanos existentes e à intenção de estabelecer um processo criativo que envolvesse a comunidade e as crianças em todas as etapas, da concepção à materialização, destes objetos, feitos de forma muito simples com recursos mínimos de um canteiro de obras.

Acesse na íntegra a pesquisa de Ana Luzia Ribeiro Mello, através do link abaixo.

O brinquedo do parque: um conceito lúdico como arte do reaproveitamento

A pesquisa aborda como reflexão; os aspectos lúdicos do brinquedo do parques, tendo a criança, exepcionalmente, como ponto referencial, e incorpora a importância do reaproveitamento de materiais nesta interligação. Aponto como referência, a artista e designer Elvira de Almeida, (um ícone em termos de espírito lúdico e imaginário poético), trazendo fotos e textos explicativos de suas esculturas-brinquedos.

Além disso, é possível consultar um artigo da própria Elvira de Almeida falando sobre sua produção. Este apresenta diversos croquis originais e fotos de como se dava o processo de criação e produção de seus objetos. Veja abaixo.

A Criança e a Invenção de seu Espaço | Almeida | Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP

A Criança e a Invenção de seu Espaço

Referências Bibliográficas:
MELLO, Ana Luzia Ribeiro. O brinquedo do parque: um conceito lúdico como arte do reaproveitamento. 2008. 120 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2008. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/86933>.
ALMEIDA, Elvira de . Arte Lúdica. São Paulo: EDUSP/ FAPESP,1997. A criança e a invenção de seu espaço: A expressão lúdica como elo entre designer e o usuário , São Paulo: Dep. Projeto FAUUSP (dissertação de mestrado) – 1985 . orientadora : Lucrécia D’Alessio Ferrara.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Julia Daudén. "Conheça Elvira de Almeida: arquiteta de espaços lúdicos" 04 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/891709/o-brinquedo-do-parque-um-conceito-ludico-como-arte-do-reaproveitamento-e-o-trabalho-de-elvira-de-almeida> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.