"Roads to Rome": todos os caminhos levam mesmo a Roma

O conhecido ditado "todos os caminhos levam a Roma" parece ser verídico, ao menos, é o que aponta a equipe do Moovel Lab de Stuttgart, que se dedica a pesquisas de mobilidade urbana. Intitulado Roads to Rome, o projeto mapeou rotas terrestres de todo o continente europeu que convergem para a cidade eterna.

A partir de uma malha de 26.503.452 km² que cobre toda a Europa, os pesquisadores definiram 486.713 pontos de partida que foram sobrepostos ao mapa de ruas do continente. Em seguida, um algoritmo desenvolvido para o projeto calculou a rota mais curta entre cada um dos pontos e a capital italiana. 

A cartografia resultante revela um traçado de rotas que, de fato, leva a Roma. As linhas mais grossas representam as vias mais usadas e são os caminhos onde convergem as rotas menores.

via Roads to Rome

Em seus dias de glória, o império Romano foi responsável por criar uma extensa rede de vias através de todo o continente europeu, da Grã-Bretanha à Turquia, interconectando suas 113 províncias por meio de 373 vias que somavam mais de 80 mil quilômetros de extensão. Atualmente, algumas das principais rodovias da Europa existem sobre antigas vias romanas.

Acesse o mapa interativo aqui.

Referência: Nexo e Roads to Rome.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. ""Roads to Rome": todos os caminhos levam mesmo a Roma" 03 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/891678/roads-to-rome-todos-os-caminhos-levam-mesmo-a-roma> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.