Arquitetura Paulistana - Módulo 10

CURSO LIVRE ARQUITETURA PAULISTANA – MÓDULO 10

“Uma das coisas que me impressionou demais durante minha estadia em Luanda foi o resplendor marcado na atmosfera... se você estivesse no interior de qualquer prédio, olhar para uma janela era insuportável por causa do brilho. As paredes escuras que emolduravam a luz brilhante de fora faziam você se sentir muito desconfortável. A tendência era olhar para longe da janela. Outra coisa que me impressionou foi a importância da brisa... a importância da brisa ao levar para longe o ar quente que se acumulava em volta do prédio. E eu pensava se não seria bom que alguém pudesse expressar... encontrar uma expressão arquitetônica para os problemas do brilho sem adicionar artifícios a uma janela... mas, preferivelmente, desenvolver uma arquitetura aconchegante... que de alguma forma contasse a história dos problemas da luminosidade.” Louis Kahn: Forma e Design

Esse depoimento de Louis Kahn, de 1961, mostra a importância da vivência do local para poder desenvolver um determinado projeto. No caso, o projeto pensado pelo norte-americano era o Consulado dos EUA em Luanda. O desenho do edifício, embora não construído, foi pautado na experiência de Kahn dentro dos espaços que visitou na capital de Angola.

O “Arquitetura Paulistana” é um curso livre organizado pelo Estúdio Artigas com apoio da Escola da Cidade. O curso promove visitas a obras de arquitetura contemporânea na cidade de São Paulo, sempre com a presença da(o) arquiteta(o) ou do escritório que desenvolveu o projeto.

O curso se estende ao longo do semestre, com visitas quinzenais, sempre aos sábados de manhã.

Como bem diz o nome, o curso é livre, aberto a todos os interessados, já que a proposta é mostrar arquitetura para todos, arquitetos e não arquitetos.

Histórico
Já foram 56 obras visitadas em São Paulo com a participação de mais de 90 profissionais, incluindo um evento público em comemoração as 50 obras visitadas – Especial 50: Conversa Aberta.
Algumas obras visitadas: Pinacoteca (Paulo Mendes da Rocha e Eduardo Colonelli), O2 Filmes (Cristina Xavier), Museu do Futebol (Mauro Munhoz), Praça das Artes (Brasil Arquitetura), Residência no Butantã (Eduardo de Almeida), Casa Helio Olga (Marcos Acayaba e Helio Olga), Sala São Paulo (Nelson Dupré), Reurbanização do Sapé (Base Urbana), entre outros.

Na internet
Transmissões ao vivo das visitas na página do Facebook do Arquitetura Paulistana que são disponibilizadas no canal do curso o Youtube.
Todo conteúdo é compartilhado pelo Archdaily Brasil, parceiro de comunicação.

Arquitetura Paulistana - Módulo 10
Apresentação pública: 07/04 no Estúdio Artigas.
Visitas: de 21 de abril a 30 de julho - total de 6 aulas

Obras
A escolha das obras tem como ponto de partida a sua relação com a cidade, as diferentes escalas de construção e os diversos usos dos edifícios. O curso considera a diferença de características entre as obras o ponto fundamental para uma interpretação mais livre e abrangente da arquitetura e do urbanismo.
O deslocamento até a obra fica a cargo do aluno e pode-se se dizer que ele já faz parte da visita, já que é possível estabelecer a relação do edifício com a cidade.

Obras Módulo 10

Ginásio do Colégio São Luiz - URDI Arquitetos
Passarela do Aeroporto de Congonhas - Estúdio Artigas e H2C Arquitetura
Produtora Paranoid - Sub Estúdio
Restaurante Pitico - Marina Portolano + Julia Masagão, Joana Barossi, Marcelo Dionísio e Anna Ferrari
Sesc 24 de Maio - MMBB e Paulo Mendes da Rocha
Casa Bola - Eduardo Longo

Custo do curso
- Público externo: R$ 370,00
- Alunos, ex-alunos e professores da Escola da Cidade: R$ 300,00
OBS. As aulas poderão sofrer alterações conforme o desenrolar do curso.

Marco Artigas
Marco Artigas é formado pela Escola da Cidade (2006) e pós-graduado pela Universitat Politècnica de Catalunya (Barcelona-2009). Trabalhou no escritório Piratininga Arquitetos Associados (2010-14) com projetos em colaboração com o arquiteto Paulo Mendes da Rocha, no escritório Josep Ferrando Architecture (Barcelona-2007-09) e participou de pesquisa no Centro de Tecnologia da Rede Sarah (Salvador/BA-2006), com o arquiteto João Filgueiras Lima (Lelé). Foi Professor Assistente da disciplina de Projeto na Escola da Cidade (2011-12). Organizou o centenário do seu avô, Vilanova Artigas (2015). Atualmente ministra o curso livre Arquitetura Paulistana, é vice-presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-SP) e trabalha no seu próprio escritório, Estúdio Artigas, desenvolvendo projetos de arquitetura e urbanismo.
Inscrição
Data: 19/03 à 19/04.
A inscrição é feita na Escola da Cidade pelo telefone (11) 32588108 ou pelo email: cezarbrigatti@escoladacidade.edu.br
Para mais informações, curta a página do curso no facebook: www.facebook.com/arquiteturapaulistana ou nos acompanhe no instagram: @arquiteturapaulistana

  • Título

    Arquitetura Paulistana - Módulo 10
  • Tipo

    Evento
  • Organizadores

  • De

    21 de Abril de 2018 02:38 PM
  • Até

    30 de Junho de 2018 02:38 PM
  • Onde

    São Paulo
  • Endereço

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Arquitetura Paulistana - Módulo 10" 28 Mar 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/891526/arquitetura-paulistana-modulo-10> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.