Gustavo Utrabo, do Aleph Zero, é um dos finalistas para o Wheelwright Prize 2018 de Harvard

Harvard University Graduate School of Design (Harvard GSD) anunciou os quatro finalistas para o Prêmio Wheelwright de 2018, uma bolsa de pesquisa de US $ 100.000 disponível para arquitetos no início da carreira em todo o mundo.

Selecionados de mais de 125 submissões de quase 40 países em todo o mundo, os quatro finalistas são da Bélgica, México, Brasil e Estados Unidos. O júri deste ano inclui o vencedor do prêmio Wheelwright 2014, Jose Ahedo, Edward Eigen, Frida Escobedo, K. Michael Hays, Mark Lee, Mohsen Mostafavi, e Michelle Wilkinson. Um escolhido será nomeado em abril.

Leia mais sobre os quatro finalistas, abaixo:

Aude-Line Duliere: “Crafted Images: Material Flows, Techniques, and Reuses in Set Construction Design”

Duliere possui um mestrado em Arquitetura da Harvard GSD e estudou em Bruxelas no Institut Superieur d’Architecture La Cambre and at Sint-Lucas (KU Leuven). Tem trabalhado como assistente de designer de arquiteto e produção de filmes desde 2003. Os seus interesses acadêmicos se baseiam na dupla natureza de sua experiência e exploram a relação entre arquitetura e cinema. Ela co-autor de Once Upon a Time ... Monsterpieces dos anos 2000! (ORO Editions), apresentado na Architectural Association e no Storefront for Art and Architecture. Atualmente, ela ensina desenho de perspectiva e arquitetônico na Ecole Nationale Supérieure des Arts Visuels de La Cambre em Bruxelas e liderou estúdios como professor visitante no KADK em Copenhague e no programa AA Summer. Atuou como criadora de design para o Prêmio Rottri europeu de arquitetura e para trabalhos de estudantes na CASS Architecture, KU Leuven e AA em Londres. É uma arquiteta registrada, membro do British Film Design Guild, e um membro do conselho do espaço com base em Bruxelas 'La Loge' dedicado à arte, arquitetura e teoria contemporânea. Trabalhou em David Chipperfield Architects entre 2010 e 2015 e no Rotor em Bruxelas, que se concentra nos fluxos de materiais na indústria da construção e facilita a reutilização de materiais de construção em projetos de grande porte através de projetos de "desconstrução" e design.

José Esparza Chong Cuy: “Pedagogy of the Self-Governed: Autogobierno and Other Forms of Alternative Learning”

Esparza Chong Cuy é curador associado de Pamela Alper no Museu de Arte Contemporânea de Chicago, onde atualmente está organizando uma grande retrospectiva sobre Lina Bo Bardi em colaboração com o Museu de Arte de São Paulo e o Museu Jumex na Cidade do México. Anteriormente, foi Conselheiro Associado no Museu Jumex, onde, entre outros projetos, organizou exposições com o artista Pedro Reyes e o arquiteto Andrés Jaque. Em 2013, foi co-curador da Trienal da arquitetura de Lisboa, intitulada Close, Closer. Entre 2007 e 2012, morou em Nova Iorque e ocupou cargos na Storefront para Arte e Arquitetura e pela revista Domus. Em 2010, foi pesquisador do Novo Museu de Arte Contemporânea Esparza Chong Cuy detém um M.S. em Prática Crítica, Curatorial e Conceitual em Arquitetura da Escola de Graduação em Arquitetura, Planejamento e Preservação da Universidade de Columbia.

Gustavo Utrabo: “From Extraction to Growth: A Concreteless Project”

Nascido em Curitiba, no Brasil, Utrabo obteve um diploma em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná em Curitiba em 2010. Em 2014, também completou um curso de especialização em História e Literatura Nacional da UTFPR. Em 2012, Gustavo co-fundou o Aleph Zero junto com o arquiteto Pedro Duschenes. O escritório, atualmente com sede em São Paulo, atua em diversos campos, como pesquisa, arquitetura cultural, residencial e comercial, iniciativas urbanas e planos diretores. Cada projeto é abordado como uma nova oportunidade para explorar a ambiguidade dos limites para a criação das atmosferas afetadas. O deslocamento, a porosidade, a repetição, a impossibilidade, a natureza e a artificialidade são alguns dos conceitos recorrentes utilizados para entender o problema em questão em um processo colaborativo envolvendo arquitetos, pesquisadores, artistas e consultores técnicos. Recentemente, o escritório foi nomeado para o Prêmio Américas da Mies Crown Hall para Arquitetura Emergente e para a Lista Internacional 2018 do Prêmio Internacional da RIBA. Em 2018, o projeto Moradas Infantis recebeu o prêmio Building of the Year, do ArchDaily; O projeto será exibido no Pavilhão Nacional do Brasil na Bienal de Veneza 2018. Utrabo também é professor assistente de arquitetura na Escola da Cidade em São Paulo - Brasil.

Catty Dan Zhang: “60 mph: Architectural Mediums and Speed Tectonics”

Catty Dan Zhang é atualmente professora adjunta de arquitetura da UNC Charlotte, onde ensina em estúdios e cursos que impulsionam o pensamento intelectual ao mesmo tempo em que introduzem ferramentas abrangentes e tecnologias novas. O seu trabalho abrange edifícios, instalações, artefatos, projeções e robótica, e sua pesquisa envolve cinemática em design com mídia digital em evolução, visão mecatrônica, processos de fabricação e ambientes responsivos, impulsionados pelos interesses da percepção centrada no homem e da dinâmica atmosférica. Zhang colabora com Axi: Ome - um projeto interdisciplinar de arquitetura e pesquisa baseada em St. Louis e Jecheon. Como chefe de design, liderou uma ampla gama de projetos especulativos e comissionados internacionalmente. Zhang foi anteriormente professora de arquitetura na Universidade de Washington, em St. Louis. Ela possui um diploma de Bacharelado em Arquitetura da Universidade de Tsinghua e um Mestrado em Arquitetura com Honras da Universidade de Washington em St. Louis, onde recebeu o Prêmio de Melhor Grau de Projeto para seu projeto Elegy. Completou recentemente o mestrado em Estudos de Design (MDes) da Harvard GSD, onde recebeu o Segundo Prêmio Anual de Pesquisa e Desenvolvimento do Projeto MES Final para sua tese FANS: Construído Invisíveis e foi o vencedor do Prêmio Daniel L. Schodek em 2017 para Tecnologia e Sustentabilidade.

Descrições dos finalistas via Wheelwright.org.

Sobre este autor
Cita: Shen, Yiling. "Gustavo Utrabo, do Aleph Zero, é um dos finalistas para o Wheelwright Prize 2018 de Harvard" 20 Mar 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/890962/gustavo-utrabo-do-aleph-zero-e-um-dos-finalistas-para-o-wheelwright-prize-2018-de-harvard> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.